SóProvas


ID
763744
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Em relação ao lote econômico, suas fórmulas e resultados, julgue os itens subseqüentes.

Em relação ao consumo, não há restrição quanto a sua variabilidade, uma vez que a fórmula do lote econômico é dinâmica em relação a essa variável. Logo, não existe o pressuposto de estabilidade do consumo dentro do período calculado.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    O cálculo do LEC pressupõe estabilidade! para itens de demanda não estáveis não é recomendado o uso dessa técnica.
  • RESTRIÇÕES AO LOTE ECONÔMICO:


    Variações do Preço de Material - Em economias inflacionarias, calcular e adquirir a quantidade ideal ou econômica de compra, com base nos preços atuais para suprir o dia de amanhã, implicaria, de certa forma, refazer os cálculos tantas vezes quantas fossem as alterações de preços sofridas pelo material ao longo do período, o que não se verifica , com constância, nos países de economia relativamente estável, onde o preço permanece estacionário por períodos mais longos;

  • Natureza de Consumo - A aplicação do lote econômico de compra, pressupõe, em regra, um tipo, de demanda regular e constante, com distribuição uniforme. Como isto nem sempre ocorre com relação a boa parte dos itens, é possível que não consigamos resultados satisfatórios ou esperados com os materiais cujo consumo seja de ordem aleatória e descontinua. 

  • GABARITO: ERRADO

    Impressionante como a CESPE fica martelando o mesmo assunto na mesma prova. Acho uma pena, pois prejudica o candidato que não viu justamente aquele ponto. :(

    Comprar hoje para suprir amanhã só funciona se entre o preço de hoje for o mesmo preço de amanhã. E ponto final.
  • Lote Econômico de Compra (sem falhas)

    Em um dos modelos mais simples, teremos a partir de duas premissas:
    1. O consumo mensal é determinístico e com uma taxa constante; e     
    2. A reposição é instantânea quando os estoques chegam ao nível zero. Marco Aurélio P. Dias, pag. 96.
    1. Assim como ocorre com os preços, a fórmula baseia-se numa condição de que o consumo é constante e não varia no período calculado, normal­mente para um ano. Essa condição dificilmente encontramos na prática; precisamos, portanto, remediar este problema, dimensionando correta­ mente o estoque mínimo ou de segurança. Administração de Materiais - Uma Abordagem Logística - Marco Aurélio P. Dias pg. 104.

  • As premissas que envolvem o LEC são:

    Ø    Demanda relativamente constante e conhecida.

    Ø    Prática de compras de materiais em lote (e não de modo contínuo).

    Ø    Conhecimento profundo dos custos envolvidos.

    Basicamente, o lote econômico de compra busca determinar qual seria o “lote” ideal para equilibrar os custos de armazenagem dos materiais com o custos de pedido. Dessa forma, os custos totais seriam minimizados.

  • "Como em economias inflacionárias, existem variações de preços bastante periódicas; isso significa recalcular todos os lotes, para todos os itens, sempre que houver variação de preço, porque a fórmula se baseia na estabilidade do preço, ou seja, preço fixo."

    Fonte: Administração de materiais: um abordagem logísitca. Marco Aurélio P. Dias. pág. 104

  • O cálculo do LEC pressupõe estabilidade em relação à quantidade demandada.
  • ERRADO

    CESPE/ANCINE/2006 - Em economias inflacionárias, existem variações de preços bastante periódicas; isso significa recalcular todos os lotes, para todos os itens, sempre que houver uma variação de preço, porque a fórmula do lote econômico baseia-se na estabilidade de preço. CERTO