-
Ítem CORRETO
Lote economico é o estabelicimento de valor de uma compra de mercadorias, que seja mais vantajoso para a empresa compradora, levando em consideração: o volume, prazo, custo, despesa de transporte, despesas de armazenagem, despesa de manutenção de estoque, etc; em outras palavras, ocorre quando o custo de pedir se iguala ao custo de armazenar.
O lote economico é o pedido mínimo que voce pode fazer de uma determinada matéria prima.
-
CERTO !
LEC = LOTE ECONÔMICO DE COMPRAS
VISA À REDUÇÃO DE GASTOS DESNECESSÁRIOS
EXISTE 3 TIPOS DE VARIAVÉIS NO LEC :
1ª CONSUMO ( C)
2ª CUSTO DE PEDI (B)
3ª CUSTO DE ARMAZENAGEM( I )
QUANDO O CUSTO DE PEDIR É BAIXO , O DE ARMANEZAR É ALTO
QUANDO O CUSO DE PEDIR É ALTO ,O DE ARMAZENAR É BAIXO
QUANDO OS 2 SE EQUIVALEM , ENCONTRA-SE O LEC .
-
Ao se considerar, no custo de capital, a valorização do estoque, ocorrerão algumas situações em que o custo será nulo ou negativo.
Não entendi porque essa parte não tá certa
Como assim custo de estoque nulo?? Isso não existe. Sempre vai ter um custo no estoque (luz,água,funcionários)
se alguém poder me ajudar a entender e me avisar no perfil sobre o comentário na questão.
obrigado
-
Claro, assim digamos que vc compre 12.000 dvds com conteúdos variados por preço baixíssimos, então depois de um tempo o mercado deles sobe e o seu estoque de fábrica valoriza mais, então o custo que vc comprou e armazenou será pago pela subida do preço dos dvds, havendo tipo um custo passado até o presente nulo ou negativo para armazenar os produtos.
-
Concordo com o Diogo do Ybiti!
Mesmo que tenhamos um estoque nulo, ainda sim nós teremos o Custo de Armazenagem, pois existem os Custos Independentes!
Custo Independente: Trata-se de um valor fixo, que independe da quantidade de itens de material presentes no estoque.
Absurdo essa questão ser considerada correta pela banca! Absurdo!
-
Interessante essa questao...
O custo de armazenagem é igual ao custo do pedido, gerando asssim proporcionalidade na economia. É certo que o estoque sempre tera gastos, ainda que ele esteja vazio ou com pouco ou muitos itens, sempre tera gastos, porem isso é levando em consideraçao somente o estoque em seu estado normal, ou seja, sem ele ter sido valorizado. Porem a questao pede para levarmos em consideraçao a valorizaçao do estoque em seu custo de capital($$$), ou seja, ja que o estoque valorizou, podemos ter 2 opçoes logicas: 1)ou o estoque valorizou muito e gerou um custo negativo(um gasto negativo= nao gastar nada) ou 2)o estoque valorizou na medida certa para que supra os gastos que eu tive com o estoque(custo nulo= nao gastei e nem recebi).
Para ilustrar darei um exemplo:
Imagine que você abra um mercado e compre muito tomate, gerando controles e cuidados com a estocagem deles. Tempos depois o quilo do tomate aumenta 200% e voce lucrara bastante ao vender muitos tomates ao ponto de o lucro preencher totalmente os gastos com a estocagem(isso te dara um custo negativo com os tomates).Por outro lado, ao vender no mes que vem por esse mesmo valor, metade das vendas cairam e o lucro que voce teve serviu apenas para pagar certim o gasto do estoque(gerando um custo nulo= voce nao gastou nem sobrou dinheiro).
Bons Estudos !
-
GABARITO: CERTO
LEC2 = 2.D.P/C
Sendo que:
LEC = Lote Econômico de Compra
D = demanda no período (em unidades)
P = custo unitário do pedido
C = custo unitário de armazenagem
Vamos supor que você achou um precinho camarada em uma liquidação, e comprou 500.000 unidades de... plutônio! Porque plutônio é muito legal, brilha no escuro, além de ser vendido em qualquer esquina.
Agora, diga pra mim: onde você vai guardar 500.000 unidades de plutônio? Não tem espaço né? Tá pensando em alugar um galpão novinho para armazenar todo este plutônio, e quem sabe, poder chupar uma barrinha incandescente de vez em quando né?
Pois bem, há uma relação entre o custo de pedir e o custo de armazenar. Se eu comprar muitas unidades de determinado item, o custo unitário de armazenagem, por incrível que pareça, irá subir.
Diz-se então que, quando preço de pedir e preço de armazenar forem equivalentes, chegaremos no valor do Lote Econômico de Compras (isso é teórico, se tiver os valores das variáveis, calcule com a fórmula). Basicamente, quer dizer que quando esta relação atingir o máximo valor possível, estaremos diante de uma barganha.
E melhor ainda, digamos que o preço do material decole logo depois de você comprar o lote. Com essa valorização do material, você ganhou dinheiro sem se mexer, fazendo com que seu custo de aquisição fosse reduzido, já que totalmente absorvido pela valorização.
Daí vem a proposição do enunciado: Ao se considerar, no custo de capital, a valorização do estoque, ocorrerão algumas situações em que o custo será nulo ou negativo.
-
Cespe transcreveu o que está no livro de Marco Aurélio P. Dias, página 103, Administração de Materiais - Uma Abordagem Logística - Ed. Atlas, 2010
Avaliações da fórmula do lote econômico:
2. A quantidade determinada pelo lote é aquela em que o custo de armazenagem é igual ao custo de pedido. Se considerarmos, no custo de capital, a valorização do estoque, ocorrerão algumas situações em que o custo será nulo ou negativo.
-
2. A quantidade determinada pelo lote é aquela em que o custo de arma
zenagem é igual ao custo de pedido. Se considerarmos, no custo de ca
pital, a valorização do estoque, ocorrerão algumas situações em que o
custo será nulo ou negativo. A interpretação disso é que se deve estocar
ao máximo, ou seja, o lote econômico nessa situação não nos indica uma solução quantitativa, mostrando claramente que a quantidade a comprar, ou a quantidade a estocar, é uma decisão de caráter da política da
empresa e que deve envolver outros fatores conjunturais. Administração de Materiais - Uma Abordagem Logística - Marco Aurélio P. Dias pg. 103.
Pelo visto, é obrigatório termos este livro. 4 questões retiradas de praticamente uma única página...
-
Questão correta, ótima explicação a do Guilherme Mariano!
-
"Como em economias inflacionárias, existem variações de preços bastante periódicas; isso significa recalcular todos os lotes, para todos os itens, sempre que houver variação de preço, porque a fórmula se baseia na estabilidade do preço, ou seja, preço fixo."
Fonte: Administração de materiais: um abordagem logísitca. Marco Aurélio P. Dias. pág. 104
---
LEC- CUSTO DE ARMAZENAGEM É IGUAL AO CUSTO DE MANUTENÇÃO OU PEDIDO
CORRETA
-
A quantidade determinada pelo lote econômico é aquela em que o custo de armazenagem é igual ao custo do pedido => dá para verificar ao traçar o gráfico de Cpedido e Cestoque. Onde se cruzam é o lote econômico, ou seja, quando os valores de ambos são iguais.
Ao se considerar, no custo de capital, a valorização do estoque, ocorrerão algumas situações em que o custo será nulo ou negativo => O cálculo do custo de estocagem considera o custo de capital (valorização ou não do bem (estoque no caso)). Logo, na fórmula: Ce = t x Cun. EstqMéd., se a tx for de desvalorização (negativa), o custo pode se tornar negativo ou nulo se esta for "0".
Toda questão de estoque deve ter em mente:
*O gráfico Cp x Ce = Ctotal
Fórmulas:
Cp = Cun. x D/Q (qtde de pedidos)
Ce = t x Cun. x EstqMéd.
LEC = raíz[(2 x Cp x D) / Ce]
Tipos de revisão:
*Periódica
*Contínua
Tempo de ressuprimento
Ponto de pedido
etc...
-
Esse examinador foi longe, contudo tem toda razão.
-
Custo zero e negativo na prática é contraditório, rsrs
-
Sob a luz da resposta de outros colegas e pesquisas conclui:
1) custo será nulo:
Quando produtos estocados foram valorizados no mercado, após a compra, suprindo todo custo de estoque (capital investido, armazenagem, depreciação...)
2) custo será negativo:
Quando produtos estocados foram supervalorizados no mercado, após a compra, suprindo todo custo de estoque (capital investido, armazenagem, depreciação, seguro...) presente e estoque futuros.