SóProvas


ID
763924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

As modalidades de comunicação denominadas ofício, aviso e memorando assemelham-se quanto à forma, visto que todas devem ser formatadas conforme o padrão ofício; quanto à finalidade, o memorando distingue-se do ofício e do aviso por destinar-se à comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito certo

     O memorando
    é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
  • Minha contribuição...
    Documento Emissor Destinatário Fecho OFÍCIO Órgão Público Órgãos Públicos ou Particulares Atenciosamente/ Respeitosamente AVISO Ministro Ministro Atenciosamente EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Ministro Presidente da República Respeitosamente MENSAGEM Chefe de Poder Chefe de Poder Atenciosamente MEMORANDO Unidade Administrativa Unidade Administrativa do mesmo órgão Atenciosamente/ Respeitosamente
  • Essa tabelinha é o ouro!
  • É ISSO AÍ! ADOREI A TABELA.
  • Nossa é a cara da riqueza! AMEI...

  • Quero agradecer aos nobres colaboradores pelos belíssimos comentários acerda da tabela da nossa colega Paula Mendes. VOCÊS contribuíram muito, tá?! Obrigado! Tirando uma figura de pensamento que eu gosto muito de usar, quero complementar o comentário da nossa colega.
     Atenciosamente é usado para igual ou inferior hierarquicamente.
     Respeitosamente para superior hierárquico. 

  • Como assim, André??? 

    O memorando não é para autoridades superiores e cabe "respeitosamente"...

    Será que estou enganado??
  • Para autoridades superiores, inclusive o Presidente daRepública, escreve-se:

      Respeitosamente - porque é superior hierárquico, a quem estou tratando..

    Para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior- porque não necessita de tanta "formalidade", é alguém com mesmo nível ou inferior, escreve-se: Atenciosamente.



  • O enunciado informa que "as modalidades de comunicação denominadas ofício, aviso e memorando assemelham-se quanto à forma, visto que todas devem ser formatadas conforme o padrão ofício; quanto à finalidade, o memorando distingue-se do ofício e do aviso por destinar-se à comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão."

    Segundo o Manual de Redação Oficial, "há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício." Sobre o memorando, "é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna."


    A resposta é correta. 

  • CERTO

    Ofício: orgão para órgão/ particular - padrão ofício;
    Aviso: ministro para ministro - padrão ofício;
    Exposição de motivos: ministro para presidente da república ou vice - padrão ofício;
    Mensagem: entre chefes de poder;
    Memorando: unidades administrativas do mesmo órgão - padrão ofício.

  • QUESTÃO DESATUALIZADA!!!!

    O padrão ofício 

    Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício. A distinção básica anterior entre os três era: 

    a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia;

    b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e

    c) memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão. 

    Atenção: Nesta nova edição ficou abolida aquela distinção e passou-se a utilizar o termo ofício nas três hipóteses.  

    FONTE: MANUAL DE REDAÇÃO OFICIAL 3º EDIÇÃO - 2018