SóProvas


ID
764014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Foi criada no Congresso, com a assinatura recorde de 385 deputados e 72 senadores, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista para investigar o grupo contraventor do bicheiro Carlinhos Cachoeira, bem como a ligação desse grupo com políticos e com a empreiteira Delta, apontada pela Polícia Federal como suporte financeiro do esquema.
O Globo, 20/4/2012, capa (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, assim como os diversos aspectos por ele focalizados, julgue os itens que se seguem.

Enquanto transcorria a CPI citada no texto, o Senado Federal cassou o mandato de um dos seus mais conhecidos membros, Demóstenes Torres.

Alternativas
Comentários
  • PUBLICIDADE

    Gabarito certo!  

    A título de curiosidade

    Wilder Pedro de Morais, de Goiás, é o primeiro suplente do senador cassado Demóstenes Torres. Empresário, é dono da construtora Orca, e declarou à Justiça Eleitoral bens no valor total de R$ 14.419.491,02, sendo R$ 2,2 milhões em espécie.

    Wilder de Morais foi marido de Andressa Mendonça, com quem teve dois filhos. Ela é a atual mulher de Carlinhos Cachoeira, preso pela Polícia Federal na operação Monte Carlo e cuja ligação com Demóstenes motivou a cassação do mandato do senador. 

  • SOBRE CPI DO CACHOEIRA.
    Em fevereiro de 2012, a operação Monte Carlo, da Polícia Federal, revelou as íntimas relações do bicheiro Carlos Cachoeira com influentes políticos do Centro-Oeste, tanto da oposição como da base aliada. O senador goiano Demóstenes Torres (ex-DEM), figura de proa da oposição, foi o primeiro atingido. Uma série de gravações apontou que um dos mais combativos políticos do Congresso usava sua influência e credibilidade para defender os negócios de Cachoeira em troca de ricos presentes. Os grampos da PF também complicaram parlamentares de pelo menos seis siglas (PT, PSDB, PP, PTB, PPS e PCdoB), dois governadores (o petista Agnelo Queiroz, do Distrito Federal, e o tucano Marconi Perillo, de Goiás) e a Delta, de Fernando Cavendish, empreiteira com maior número de obras no PAC. As revelações levaram à abertura de diversos inquéritos no STF, STJ e na Justiça Federal de Goiás e à criação de uma CPI no Congresso, presidida por Vital do Rêgo (PMDB-PB) e relatada por Odair Cunha (PT-MG).
    FONTE REVISTA VEJA

  • o Senado Federal cassou o mandato de um dos seus mais conhecidos membros, Demóstenes Torres.

    A título demonstrativo, fiquei surpreso com a referida assertiva, sendo que, questões como essas era/são intocáveis pela(s) banca(s) organizador(as), porque demonstra uma realidade não galgada para um futuro servidor público.

    De fato, assertiva diferente.


    :)
  • O senador Demóstenes Torres foi cassado, por quebra de decoro parlamentar e ficará inelegível até 2027. Entre as diversas ligações com políticos de Goiás, Carlinhos Cachoeira era favorecido pelo senador, que foi acusado de usar seu mandato para ajudar o contraventor em diversas situações, como em um processo judicial e em um projeto de legalização de jogos de azar em tramitação no Congresso. Além disso, foram flagrados cerca de 300 telefonemas entre Cachoeira e Demóstenes. Este se tornou o segundo senador cassado na história do Brasil. 
    A resposta está correta.