SóProvas


ID
764116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de planejamento estratégico que resulta na definição da missão e da visão de uma organização é complexo e dinâmico e, por isso, deve ser submetido a análises continuamente, a fim de se acompanhar a evolução das inúmeras variáveis que o balizam.

Alternativas
Comentários
  • Planejar é decidir antecipadamente o que fazer,  de que maneira 
    fazer, quando fazer e quem deve fazer, para o alcance de uma situação 
    desejada; 
     
    Planejamento é um processo que apresenta os caminhos a seguir, de modo 
    mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e 
    recursos; 
     
    O planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite 
    estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando um maior grau 
    de interação com o ambiente. Trata-se de um processo contínuo durante o 
    qual são definidos e revisados a missão da organização, a visão de futuro, os 
    objetivos e os projetos de intervenção que visam a mudança desejada; 
     
    O planejamento estratégico permite que todos os esforços realizados pela 
    organização, em qualquer área, tenham unidade e sejam coerentes com o 
    objetivo único de obter um desempenho superior.
  • Gabarito certo

    planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre 
    os  objetivos  e  recursos  da empresa e as  mudanças  e oportunidades  de 
    mercado”.  O  objetivo do planejamento estratégico  é  orientar  e  reorientar  os 
    negócios  e produtos  da  empresa  de  modo  que  gere  lucros  e  crescimento 
    satisfatórios.
  • por favor, me ajudem... como algo complexo é ao mesmo tempo dinâmico?
  •  MICHEL SOARES ,
     O planejamento estratégico por ser o mais amplo, diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada.envolve cinco atividades:
    • Definição da missão corporativa.
    • Análise da situação.
    • Formulação de objetivos.
    • Formulação de estratégias.
    • Implementação, Feedback e controle.

    Podemos afirmar que o mesmo é complexo pelo exposto.

    O mesmo é dinâmico pois é corrigido e reimplementado constantemente.veja: 
    É necessário observar também que a estratégia precisa ser constantemente reavaliada e reformulada, pois o processo todo – formulação e implementação – não é construído apenas apoiado em questões concretas, mas é produto de mecanismos altamente complexos.  Isso sem falar nas mudanças bruscas nos contextos dentro e fora da organização,  imprevisíveis, muitas vezes.
    Dessa forma, o maior desafio da gestão estratégica está relacionado à sua efetividade prática no alcance dos objetivos organizacionais, isto é, na sua capacidade de movimentar a organização e alinhá-la no sentido da prescrição proposta pelo plano estratégico, com a adaptabilidade que esse processo exige. Como toda função de gestão, isso pressupõe uma dinâmica permanente de planejamento, execução, monitoramento, avaliação, ajustes e reajustes.

    Fonte: 
    http://gestaoestrategica.trt10.jus.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=62&Itemid=76
  • Robson,

    Mto obrigado pela sua resposta, foi realmente esclarecedora.... consigo agora visualizar bem os termos "dinamico" e "complexo" dentro do planejamento estratégico. Mais uma vez, mto obrigado.

    Abs.
  • Errei a questão pois pensei que a missão, por ser a razão pela qual a organização existe, não pudesse ser mudada ao longo do tempo, ou seja, de acordo com a evolução das variáveis, como diz no enunciado da assertiva.
    Alguém pode me esclarecer?

  • O processo de planejamento estratégico que resulta na definição da missão e da visão de uma organização é complexo e dinâmico e, por isso, deve ser submetido a análises continuamente, a fim de se acompanhar a evolução das inúmeras variáveis que o balizam

    O ambiente é mutável. Está em constante mudança, onde a empresa tem que se adaptar as inúmeras variáveis que ocorrem durante o planejamento estratégico e que este é de longo prazo no mínimo de 5 anos.

    Ex: Poderia ocorrer a Reengenharia.
  • A missão e a visão não são definidas antes do planejamento estratégico??? (missão: razão de existência da empresa, é atemporal, pode mudar, é adaptáveld e acordo com as necessidades, não possui prazo de vencimento. Visão: sonho, nível máximo que a empresa pretende chegar, uma vez alcançada, arruma outra.)
    Então a questão não estaria incorreta qdo diz que o planejamento estratégico resulta NA definição da missão e da visão de uma organização??!!!

    Se alguém puder me ajudar, deixe um recado no meu mural, por favor!

  • Comentando o que a companheira Lorrayne Carvalho escreveu aqui acima, até porque eu também fiquei com a mesma “pulga atrás da orelha”, cito a página 52 do livro Administração Geral para Concursos, do Rodrigo Rennó (Elsevier, 2013):
     
    “O planejamento estratégico tem como principais fases: a definição do negócio, missão, visão e valores da organização, o diagnóstico estratégico (composto da análise interna e externa da organização), a formulação da estratégia, a implantação dela e o controle de todo o processo.
     
    Ou seja, a organização deve primeiro analisar quais são as suas razões de existir, seus valores e como ela quer impactar a sociedade (missão, visão, negócio). Após isso, a organização deve decidir aonde quer chegar, ou seja, qual é o “destino” desejado (visão) e qual é a situação atual (diagnóstico estratégico).”
     
    Assim, não acho que a questão esteja incorreta ao afirmar que a definição da missão e da visão são resultados do processo de planejamento, já que, como destacado, a definição da missão e da visão estão compreendidas numa das fases do planejamento estratégico.
     
    Espero ter contribuído, galera.
    Bons estudos e sucesso!
    Vamos com força!