SóProvas


ID
764122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O modelo de departamentalização matricial é definido de acordo com critérios geográficos, estabelecidos em uma matriz que coordena as ações de suas filiais.

Alternativas
Comentários
  • Departamentalização Matricial ou Organização Matricial, é um tipo híbrido de Departamentalização, no qual equipes compostas por pessoas de diversas especialidades, são reunidas com o objetivo de realizar tarefas com características temporárias. Ela evoluiu a partir da Departamentalização Funcional tradicional, aliada a dinamicidade das estruturas de projeto ou produto. Esse tipo de arranjo da organização, permite que se adote como ferramenta auxiliar de cálculos e computação elementos da Matemáticaconhecidos como "Teoria das Matrizes"
  • O erro da questão está em ; ""é definido de acordo com critérios geográficos"".

    Pois conforme foi mencionado acima o modelo é definido através dos elementos matemáticos.
  • Estrutura Matricial
    Essa estrutura não leva em consideração o principio clássico de unidade estabelecido por Fayol, em seu livro de 1916, neste há acúmulos de diversos tipos de departamentalização sobre a mesma pessoa. Tem responsabilidade compartilhada, exige nível de confiança mútua e dinamismo. A grande desvantagem é que há dificuldades para definir claramente as atribuições e autoridade de cada elemento da estrutura. Nessa estrutura é necessário grande nível de preparação para ser implantada. Chama-se Matricial porque são utilizadas ao mesmo tempo duas ou mais formas de estrutura sobre os elementos de uma empresa.
    O processo de divisão da estrutura organizacional em departamentos, recebe o nome de departamentalização, e surge como parte integral do processo de delegação do poder e sua respectiva autoridade.
    Este organismo dinâmico permite o reaproveitamento das equipes de trabalho, pois os projetos acontecem em grande quantidade e os profissionais seguem de um para o outro, desempenhando diferentes papeis em cada um deles, de acordo com sua especialização e as habilidades necessárias a cada empreendimento. A grande vantagem que existe nesta abordagem, é que são otimizados recursos e especialistas, pois finalizada a fase de projeto –-- enquanto o produto final segue para a produção –-- estes profissionais retornam aos seus respectivos órgãos funcionais, ou são remanejados para novos projetos.
    Alguns Gestores ou profissionais analistas de OSM chamam a estrutura matricial como estrutura moderna. É uma tendência que várias empresas na atualidade estão em busca no que refere a fazer uma estrutura com poucos recursos e terem melhores resultados. Ela nasceu no final dos anos 70 em empresas de engenharia.
    Foi a partir daí que nasceu conceituou duplamente as estruturas nos focos, lideranças distintas sobre os projetos em si e lideranças separadas sobre as especialidades ou disciplinas. Por isso, hoje é usada bastante nas empresas gestões múltiplas na estrutura matricial e também em outras estruturas flexíveis. Portanto no novo desenho organizacional moderno será de liderança múltipla e de cargos compartilhados.
  • A departamentalização matricial é uma estrutura mista (funcional e divisional). A organização mantém a estrutura funcional para as funções internas e agrega a estrutura divisional aos produtos ou serviços a serem realizados.
    Nada tem a ver com critérios geogáficos. O tipo de departamentalização que adota esse critério é justamente a departamentalização por localização geográfica.
    Portanto, questão errada.
  • A lógica deste modelo é o que se chama de autoridade dual, ou seja, o funcionário responde a dois chefes ao mesmo tempo.

    Atenção! Não há unidade de comando na estrutura matricial!
  • A questão tenta confundir apresentando o conceito de departamentalização divisional como se fosse a departamentalização matricial.

    Segundo Chiavenato, em seu livro "Administração Geral e Pública", 3ª ediçao, na página 364:
    "A abordagem divisional ocorre quando os departamentos são agrupados juntos em divisões com base nos resultados organizacionais. Cada divisão é autônoma e autossuficiente para produzir um determinado produto ou serviço. A abordagem divisional pode ter variações, a saber: estrutura baseada em produtos/serviços, localização geográfica, clientela ou processos."
  • Estrutura matricial:
    A estrutura matricial é caracterizada pela coexistência de dois ou mais tipos de departamentalização. A departamentalização é a especialização horizontal decorrente da divisão do trabalho. Normalmente, na estrutura matricial, temos a convivência da departamentalização funcional com a departamentalização por projetos ou por produtos.

    Departamentalização Geográfica
    O surgimento de organizações cada vez maiores, com atuações em diversos pontos do globo, resultou na departamentalização por área geográfica, cujo agrupamento é feito conforme localização geográfica ou territorial. A ênfase é na cobertura geográfica e a orientação para o mercado.
    Requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa.
  • Vou dar um exemplo da Departamentalização por Produto: Existe uma departamentalização por produto na montadora Volkswagen, onde alguns veículos são produzidos no pólo industrial de São Bernardo-SP, outro, para caminhões, em Rezende-RJ, outro em São José dos Pinhais-PR, e ainda outro no México, bem como alguns modelos de veículos fabricados na Alemanha. A FIAT tem o seu maior pólo industrial na cidade de Betim-MG para quase toda a linha de veículos de sua gama de produtos, mas na cidade de Sete Lagoas-MG ela tem a produção das suas Vans (Ducato). 



    Departamentalização Geográfica: Pode ocorrer, por exemplo, quando se precise instalar uma fábrica para atender um determinada parte do planeta. A Moto Honda S/A tem seu pólo industrial na Zona Franca de Manaus-AM (P.I.M.) para atender todo o mercado da América Latina. Ela reúne a produção de diversos modelos de motocicletas para atender esse mercado, podendo até exportar para outros lugares caso entenda momentaneamente necessário.
  • departamentalização Matricial não se confunde com departamentalização Geográfica;

  • tudo errado. Matricial é tipo de estrutura organizacional e não de departamentalização. A resposta correta seria departamentalização geográfica/ por localidade

  • errado-

    • departamentalização matricial.
    • Por último e não menos importante, tem-se a departamentalização por projetos, que consiste na atribuição das atividades frente aos projetos existentes nas organizações, como cada projeto é de grande conhecimento de seu gestor, esta prática permite um melhor cumprimento das metas e prazos, uma vez que a adaptação dos gestores aos seus projetos é maior em relação ao todo. Como pontos negativos têm-se o emprego errado de recursos, ou apenas ociosos, e a tomada de decisão partindo apenas um ponto de vista (gestores individuais).

  • GABARITO: ERRADO

     

    A questão se referiu ao Conceito de DEPARTAMENTALIZAÇÃO GEOGRÁFICA, e não matricial.

     

    Veja: 

     

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

     

    Este tipo de departamentalização faz uma abordagem divisional, que envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com a localização geográfica onde o trabalho será desempenhado, ou uma área de mercado a ser servida pela organização.

    Este tipo de departamentalização é indicado para organizações de larga escala, que geralmente é utilizada por organizações que cobrem grandes áreas geográficas e cujos mercados são extensos, como por exemplo, as empresas transnacionais que emprega este tipo de estrutura para as suas operações fora do país onde estão sediadas.

    Esta estrutura é mais indicada nas áreas de produção e vendas e as demais áreas da organização tornam-se secundárias, a área financeira é pouco utilizada porque nem sempre é permitida a descentralização.

     

    Já a MATRICIAL, é uma estrutura mista com a finalidade de obter o máximo de rendimento da organização. A organização mantém a estrutura funcional para as funções internas e agrega a estrutura divisional aos produtos ou serviços a serem realizados.

    A estrutura matricial é a estrutura organizacional utilizada por organizações que trabalham orientadas a projetos, onde um projeto agrega vários elementos funcionais. O trabalho por projeto, que leva a uma organização matricial num determinado período de tempo, é muito frequente em empresas de engenharia e de publicidade, por exemplo.

     

    http://sisdinf.blogspot.com.br/2010/05/estrutura-matricial.html

    http://www.coladaweb.com/administracao/departamentalizacao

     

    Percebam que ela queria se referir ao conceito de matricial, e acabou passando o conceito de DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA, por esse motivo, está ERRADA.  

     

     

     

  • SE NÃO TIVER UMA DIVISÃO POR ESPECIALIZAÇÃO ENVOLVENDO A ESTRUTURA, ENTÃO NÃO SERÁ MATRICIAL.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • MATRICIAL: sempre será uma combinação da departamentalização funcional + com uma de outro tipo.

     

     autoridade dual, ou seja, o funcionário responde a dois chefes ao mesmo tempo; não há unidade de comando

     

    apresenta maior grau de integração entre os especialistas de áreas distintas.

     

    apresenta como vantagem a cooperação interdisciplinar entre departamentos.

     

    estrutura organizacional híbrida, mista:  Junção de duas departamentalizações.

     

    finalidade de obter o máximo de rendimento da organização

     

    Essa outra pode ser por projetos, por produtos, serviços, clientes ou localização geográfica. Na realidade, nesse tipo de divisão, a empresa mantém a estrutura funcional para atividades internas e adota a departamentalização divisional para os projetos ou produtos/serviços ofertados. É muito comum ver esse tipo de estrutura em consultorias, agências de publicidade e empresas similares.

     

                                          Projetos que estão sendo desenvolvidos + Especialização em determinada àrea

                                                                                    PROJETO + FUNCIONAL

                                                                                          DIRETORIA

                                                              .......................................................................................

                                                              |                                    |                                            |

                                                   PROJETOS                    MARKETING                      ENGENHARIA

                                                             |                                     |                                             |

                                                      OBRA 1          PESSOAL DE MARKETING           ENGENHEIROS 

                                                      OBRA 2          PESSOAL DE MARKETING            ENGENHEIROS

                                                      OBRA 3          PESSOAL DE MARKETING            ENGENHEIROS

     

    Em Breve: Resumos: https://www.facebook.com/Aprendendo-Direito-108313743161447/

     

  • A departamentalização matricial é a combinação de duas formas de estruturas formando uma espécie de grade. Trata-se de uma estrutura mista, híbrida, que combina a departamentalização funcional com a de produtos ou de projetos.

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO MATRICIAL

    A Departamentalização matricial é um tipo híbrido de departamentalização, no qual equipes compostas por pessoas de diversas especialidades são reunidas com o objetivo de realizar tarefas com características temporárias. A departamentalização matricial caracteriza-se pela fusão entre a departamentalização funcional e a departamentalização de projeto (ou produto). Na departamentalização matricial, para cada projeto é estabelecida uma equipe de trabalho juntamente com um gerente de projeto.

    Chama-se matricial, pois combina duas formas de estrutura formando uma espécie de grade. Trata-se de uma estrutura mista, híbrida, que combina geralmente a departamentalização funcional com a de produtos ou de projetos. Os projetos seriam as áreas-fim, enquanto a estrutura funcional seria a área-meio, responsável pelo apoio aos projetos. A autonomia e o poder relativo a cada estrutura seriam decorrentes da ênfase dada pela empresa aos projetos ou às funções tradicionais.

    No caso departamentalização matricial, o princípio da unidade de comando não é observado, pois os empregados normalmente possuem dois gerentes ou supervisores.

    Vantagens

    ✔ Maior versatilidade e otimização dos recursos humanos;

    ✔ Forma efetiva para conseguir resultados ou resolver problemas complexos;

    ✔ Mais fortemente orientada para resultados;

    ✔ Maior grau de especialização.

    Desvantagens

    ✔ Conflito linha/projeto;

    ✔ Duplicidade de autoridade e comando.

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes

  • Conceito de DEPARTAMENTALIZAÇÃO GEOGRÁFICA