SóProvas


ID
764134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O método do caminho crítico, ferramenta que auxilia o gerente a realizar o seu trabalho, tem por objetivo identificar, entre as diversas fases de um projeto, a de maior desembolso financeiro.

Alternativas
Comentários
  • O caminho crítico é a sequência de atividades que devem ser concluídas nas datas programadas para que o projeto possa ser concluído dentro do prazo final. Se o prazo final for excedido, é porque no mínimo uma das atividades do caminho crítico não foi concluída na data programada. É importante entender a sequência do caminho crítico para saber onde você tem e onde você não tem flexibilidade. Por exemplo, você poderá ter uma série de atividades que foram concluídas com atraso, no entanto, o projeto como um todo ainda será concluído dentro do prazo, porque estas atividades não se encontravam no caminho crítico. Por outro lado, se o seu projeto está atrasado, e você alocar recursos adicionais em atividades que não estão no caminho crítico não fará com que o projeto termine mais cedo.

    O Método do Caminho Critico (CPM - Critical Path Method) é um dos vários métodos de análise de planeamento de projectos. O CPM está directamente ligado no planejamento do tempo, com o objectivo de minimizar o tempo da duração total do projecto. As actividades ou tarefas críticas definem assim o caminho crítico, ou seja, revela a sequência de tarefas que condicionam a duração total do projecto. Com isto, fornece também informação útil para que com isso se possa elaborar um projecto atendendo aos recursos necessários em função das restrições aliadas às tarefas críticas, conseguindo então uma equilibrada gestão de recursos por todo o projecto (Tavares et al., 1996, p. 109)

  • O erro estaria em dizer "maior desembolso fiananceiro"? Seria no caso "menor desembolso financeiro"?
  • Apesar do comentário anterior definir muito bem o que É o método, não trata, como disse o colega acima, do ponto nevrálgico da questão... Fiquei sem saber o que está errado também. Poderia ser, como o colega pensou, tanto a questão do dinheiro como, por exemplo, este método ter o tempo como objetivo primário... Mas seria bom algum comentário de um expert que atacasse o ponto central da questão.
  • Meninos, 

    O Mário fez um excelente comentário. A questão erra ao afirmar que o método do caminho crítico identifica as fases de maior desembolso financeiro. Isso não é verdade!
    Esse método analisa as fases que não possuem flexibilidade de mudança de data e devem ser concluidas dentro do prazo previsto inicialmente no projeto. Pois, se tal atividade atrasa, o projeto não será concluido dentro do prazo estimado inicialmente. 
    Por exemplo, se o projeto é a construção de um edifício. A fase se construção da base é crítica e não poderá atrasar, já que todas as fases seguintes dependem dessa etapa para que o projeto seja concluido dentro do cronograma estimado.
  • O método do caminho crítico é utilizado para encontrar a melhor opção, considerando os elementos de custo e tempo. Então se a questão menciona maior gasto, não pode ser considerada a melhor opção.

    Abraços 
  • Quando se trata de Projetos, deve-se pensar nos três pilares: Tempo, Custo e Escopo.
    A questão trata do Método do Caminho Crítico que é um método ao qual o Gerente percorre todos os processos do projeto, visando minimizar o tempo e, consequentemente, menor custo a ele.
    A questão está ERRADA pois, fala que o método tem por objetivo identificar a fase de maior desembolso financeiro, quando na verdade, ele tente tenta identificar a fase de menor desembolso financeiro, implementando-a, dando menor custo ao projeto.
  • Peraí,

    Acho que estão complicando demais a coisa.
    No PMBOK 2004, página 145 traz uma explicação sobre o método do caminho crítico. O que é? É um método para calcular a data provável do início e do fim das atividades do cronograma (duração da atividade, relacionamentos lógicos, atrasos, etc), não leva em consideração quaisquer LIMITAÇÕES DE RECURSO.

    Logo o método se relaciona a tempo e não a gastos.

    Abraços!
  • "entre as diversas fases de um projeto, a de maior"

    Na minha opinião, aí que está o erro da questão. O caminho crítico não é uma análise das fases de um projeto separadamente, e sim do projeto como um todo.
  • O Caminho Crítico é o caminho mais longo, por isso deve ser seguido sem variações, ele não admite folgas na execução.

  • Na administração, mais especificamente na área de gerenciamento de projetos, caminho crítico (do inglês CPM - Critical Path Method)

    Matematicamente, uma tarefa é crítica quando o tempo mais cedo da tarefa é igual ao tempo mais tarde que a tarefa pode ter sem alterar a data final do projeto. O valor do tempo mais cedo (Time Earlier) e do tempo mais tarde (Time Later) pode ser calculado através do diagrama de Rede AON (Activity on nodes).



    O caminho crítico é a sequência de atividades que devem ser concluídas nas datas programadas para que o projeto possa ser concluído dentro do prazo final. Se o prazo final for excedido, é porque no mínimo uma das atividades do caminho crítico não foi concluída na data programada. É importante entender a sequência do caminho crítico para saber onde você tem e onde você não tem flexibilidade. Por exemplo, você poderá ter uma série de atividades que foram concluídas com atraso, no entanto, o projeto como um todo ainda será concluído dentro do prazo, porque estas atividades não se encontravam no caminho crítico. Por outro lado, se o seu projeto está atrasado, e você alocar recursos adicionais em atividades que não estão no caminho crítico não fará com que o projeto termine mais cedo.



    O Método do Caminho Critico (CPM - Critical Path Method) é um dos vários métodos de análise de planeamento de projectos. O CPM está directamente ligado no planejamento do tempo, com o objectivo de minimizar o tempo da duração total do projecto. As actividades ou tarefas críticas definem assim o caminho crítico, ou seja, revela a sequência de tarefas que condicionam a duração total do projecto. Com isto, fornece também informação útil para que com isso se possa elaborar um projecto atendendo aos recursos necessários em função das restrições aliadas às tarefas críticas, conseguindo então uma equilibrada gestão de recursos por todo o projecto (Tavares et al., 1996, p. 109).1

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caminho_cr%C3%ADtico

  • O X da questão está bem no que o colega Moisés falou ai nos comentários, sem rodeios e sem inventar demais.

  • Caminho crítico tem a ver com prazo e não custo.

  • O método do caminho crítico (MCC) é um método usado para estimar a duração mínima do projeto e determinar o grau de flexibilidade nos caminhos lógicos da rede dentro do modelo do cronograma. Esta técnica de análise de rede do cronograma calcula as datas de início e término mais cedo e início e término mais tarde, para todas as atividades, sem considerar quaisquer limitações de recursos.

    O método da corrente crítica (CCM) é um método de cronograma que permite que a equipe do projeto crie buffers (reservas) ao longo de qualquer caminho do cronograma para levar em consideração recursos limitados e incertezas do projeto. Ele é desenvolvido a partir da abordagem do método de caminho crítico e considera os efeitos da alocação de recursos, otimização de recursos, nivelamento de recursos, e incertezas na duração de qualquer atividade do caminho crítico determinados usando o método de caminho crítico.

    Fonte PMBOK 2015 paginas 117 e 118

  • O método do caminho crítico é uma técnica usada no desenvolvimento do cronograma. Conforme descreve o PMBOK em sua sexta edição: O método do caminho crítico é usado para estimar a duração mínima do projeto e determinar o grau de flexibilidade nos caminhos lógicos da rede dentro do modelo de cronograma. Essa técnica de análise de rede do cronograma calcula as datas de início mais cedo, término mais cedo, início mais tarde e término mais tarde de todas as atividades sem considerar quaisquer limitações de recursos.O caminho crítico é a sequência de atividades que representa o caminho mais longo de um projeto, que determina a menor duração possível do mesmo. O método do caminho crítico é usado para calcular os caminhos críticos e a quantidade total de folga livre ou de flexibilidade do cronograma nos caminhos lógicos da rede dentro do modelo de cronograma.