-
Certo.
Ao falar em "investimentos", "aplicações" e "operações", a questão pode nos induzir a pensar nas receitas de capital. Porém, são receitas correntes as:
Receitas patrimoniais — rendas obtidas pelo Estado quando este aplica recursos em inversões financeiras, ou as rendas provenientes de bens de propriedade do Estado; Exemplificam esse conceito as receitas citadas pela questão.
Para lembrarmos quais são as receitas correntes, temos o clássico mnemônico:
"TRIBUTA CON PAIS" (Receitas Tributária, de Contribuições, Patrimonial, Agropecuária, Industrial e de Serviços).
-
GABARITO ERRADO.
LEI 4.320/65. Art. 11 - A receita classificar-se-á nas seguintes categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital. § 1º - São Receitas Correntes as receitas tributária, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes.
-
A questão está correta porque ela fala dos rendimentos do ativo permanente, e não do ativo permanente propriamente dito.
-

Sucesso a todos!!!
-
A questao se refere as despesas correntes patrimoniais.
-
Alguém explica o trecho "aplicações de disponibilidades em operações de mercado" contido no conceito do site LRF? Isso não seria investimento, despesa de capital?
-
Considerei "aplicações de disponibilidades em operações de mercado" como Remuneração das Disponibilidades do Tesouro Nacional, que é uma receita de capital (outras receitas de capital), conforme MTO2013,p.23. Alguém pode apontar meu erro?
-
Também errei por entender que "aplicações de disponibilidades em operações de mercado" é despesa de capital, alguém pode me explicar pq colocaram como Receita Patrimonial?
-
Receita Corrente - Patrimonial
São receitas provenientes da fruição do patrimônio de ente público, como por exemplo, bens mobiliários e imobiliários ou, ainda, bens intangíveis e participações societárias. São classificadas no orçamento como receitas correntes e de natureza patrimonial.
Aplicação de disponibilidades (aplicação financeira) - Exemplo : A administração pega r$ 100.000,00 de seu patrimônio e faz uma aplicação financeira. O montante resgatado foi de 120.000,00. Esses juros recebidos (rendimentos) é classificado como receita patrimonial, pois foi adquirido através da exploração do patrimônio da entidade.
observem que a questão fala em RENDIMENTOS.
Classificam-se como receitas correntes as receitas patrimoniais obtidas com os rendimentos sobre investimentos do ativo permanente, de aplicações de disponibilidades em operações de mercado e de outros rendimentos oriundos de renda de ativos permanentes.
Uma outra dica: quando a questão falar em juros/rendimentos recebidos sobre empréstimos concedidos, esses juros são considerados receitas correntes de serviços.
-
Uma outra questão muito parecida pode ajudar a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2009 - ANTAQ - Analista AdministrativoDisciplina: Administração Financeira e OrçamentáriaAs receitas provenientes de rendimentos sobre investimentos do ativo permanente, de aplicações de disponibilidades em operações de mercado e de outros rendimentos oriundos de renda de ativos permanentes devem ser classificadas como receitas correntes.
GABARITO:CERTA.
-
Manual da Receita Nacional, pg 34:
5.1.1.3 RECEITA PATRIMONIAL
É o ingresso proveniente de rendimentos sobre investimentos do
ativo permanente, de aplicações de disponibilidades em operações de mercado e
outros rendimentos oriundos de renda de ativos permanentes.
Mais uma questão copiada dos Manuais. Bons estudos pessoal.
-
GABARITO: CERTO
A origem receita patrimonial, que integra a categoria econômica das receitas correntes, corresponde ao ingresso proveniente de rendimentos sobre investimentos do ativo permanente, de aplicações de disponibilidades em operações de mercado e outros rendimentos oriundos de renda de ativos permanentes.
Prof. Sérgio Mendes - Estratégia Concursos
-
Receita patrimonial: ingresso proveniente de rendimentos sobre investimentos do ativo permanente, de aplicações de disponibilidades em operações de mercado e outro rendimentos oriundos de renda de ativos permanentes. Exemplos: arrendamentos, compensações financeiras e royalties, imobiliárias, aluguéis, foros e laudêmios, taxas de ocupação de imóveis, juros de títulos de renda, dividendos, participações, bônus de assinatura de contrato de concessão, remuneração de depósitos bancários, remuneração de depósitos especiais e remuneração de saldos de recursos não desembolsados.
https://www.cegesp.com/copia-dir-publ-mod-4-aula-05