SóProvas


ID
765088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com base no art. 5.º da Constituição Federal de 1988 (CF), julgue
os itens a seguir.

Conforme o preceito constitucional, agente de polícia, estando judicialmente autorizado, pode entrar na casa de suspeito de crime, sem o seu consentimento, durante a noite, com o objetivo de conduzi-lo à delegacia para depor.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    ART. 5 º 
    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

    Por determinação judicial só é possível entrar em uma casa durante o "dia". Como não há uma definição de "dia" para efeitos penais, existe doutrina que  adotada a definição do Direito Civil, onde dia é o período quevai das 6h às 20h.

    José Afonso da Silva, no entanto afirma ser  das 6h às 18h.

    Finalmente, vale informar que esse período de "dia" é para o ingresso na casa, não para permanência nela, pelo que um oficial de justiça pode entrar, com mandado, numa casa, às 19h59 e lá permanecer até a conclusão da diligência ou até às 22h, quando começa o horário tido como de repouso noturno.  (uma questão sobre o assunto caiu na prova delegado da PF/04  - banca cespe) 
     Q39453

    Já para Celso de Mello, deve ser levado em conta o critério físico-astronômico (intervalo de tempo entre o nascer e o pôr-do-sol.

    No meu humilde entendimento,  entendimento que prevalece é no sentido de aplicação conjunta de ambos os critérios, a fim de que se alcance a finalidade constitucional de proteção de domicílio durante a noite
    .
  • Permita-me discordar do comentário do colega mas não há nada pacificado quanto à definição de dia e noite.  A doutrina fala, somente, entre a aurora e o crepusculo, mas não fala em horários propriamente ditos.


    Abraços e bons estudos!
  • Com mandado judicial, só durante o dia.
  • Ordem judicial:

    Trata-se da chamada reserva de jurisdição, de modo que somente a autoridade judicial pode determinar a violação de domicílio. 
    A invasão pode decorrer de mandado de prisão, busca e aprensão, etc.

    O erro da questão está em dizer: "...sem o seu consentimento, durante a noite..."

    FUNDAMENTO: é possível a expedição de mandado judicial para ser executado de dia ou à noite; o que não pode ocorrer é a violação de domicílio, à noite, com base nesse mandado. Isso porque essa hipótese de violação só é possível durante o dia. (ver art 5°, XI)

    Obs: o conceito de dia é controvertido na doutrina.
  • Essa questão nos remete ao famoso mnemônico:
    FDP do DJ DD.
    FDP = FLAGRANTE DELITO OU PERIGO IMINENTE (DESASTRE OU PRESTAÇÃO DE SOCORRO);
    DJ DD = DECISÃO JUDICIAL, DURANTE O DIA, APENAS.

    Bom estudo!

  • Outra questão que bate o ponto nas provas cespe.
    ERRADA

    CF88 Art. 5
    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela
    podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso
    de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante
    o dia, por determinação judicial;
  • Errado.
    A "casa" do indivíduo foi protegida pela CF contra a invasão por parte de terceiros: somente com o consentimento do morador pode-se adentrar em sua "casa", ressalvadas as estritas hipóteses na própria CF/88 =
    • a CF/88 autoriza o ingresso durante o "dia" ou a "noite", indepentdentemente de autorização judicial = em caso de flagrante delito; desastre (desabamento, incêndio etc.) ou para prestar socorro.
    • por ordem judicial só é permitido o ingresso durante o "dia"(não há consenso doutrinário sobre o que seja o "dia" para a CF, alguns defendem que seja obedecido a regra do Código Processual Civil, que considera "dia" o período 06h e 20h; outros autores entendem que o importante e ainda estar claro, sendo irrelevante a hora.
    • a expressão "casa", utilizada pela CF/88, tem alcance amplo, abrangendo também a outras dependencias de narureza não residencial (exemplo: escritório profissional, consultório médico etc.) após a CF/88, as buscas e apreensões administrativas, nesses ambientes, tornaram-se inconstitucionais.
  • Segundo o notável professor Fernando Castelo Branco é lícito a entrada no período noturno com autorização judicial, para instalar aparelhos eletrônicos    com a finalidade de investigar, uma vez que se torna impossível o acesso durante o dia devido ao fluxo de pessoas do lugar.
  • Com determinação judicial - só durante o dia
  • Gabarito. Errado.

    Art.5. XI- a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém podendo nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

  • Com autorização judicial, somente das 6h às 18h.

  • Engraçado que, no direito do trabalho, a noite compreende os seguintes horários:


    trabalhador urbano >>> 22h00 às 05h00


    trabalhador rural (lavoura) >>> 21h00 às 05h00

    .

    trabalho rural (pecuária) >>> 20h00 às 04h00





  • XI -  a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

  • GABARITO ERRADO

    NESTE CASO TERÁ QUE SER DURANTE O DIA!
  • ERRADO.

    Por DETERMINAÇÃO JUDICIALDURANTE O DIA.


  • A maioria da doutrina simplesmente silencia-se sobre o tema, afirmando genericamente que a busca deve ser realizada (executada, cumprida) durante o período da aurora ao crepúsculo.

  • Quem dera só tivessem questões nesse nível na minha prova! rs

  • ERRADO.

    Neste caso, durante a noite, NÃO. Com DETERMINAÇÃO JUDICIAL SÓ DE DIA.

  • XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; 


  • Exatamente Clari Oliveira

  • ERRADO.

    Neste caso, durante a noite, NÃO. Com DETERMINAÇÃO JUDICIAL SÓ DE DIA.

  • Em flagrante delito a qualquer hora.

  • Flagrante de delito

    desastre

    Prestar socorro

    Determinação judicial durante o dia (das 6 às 18)

     

  • ERRADO

    COM ORDEM JUDICIAL SÓ É PERMITIDO DURANTE O DIA

  • Direito à inviolabilidade domiciliar

     

    A proteção constitucional ao domicílio emerge da regra inscrita no art. 5º, XI, que proclama que: “a casa é asilo inviolável
    do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou
    para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial”. Nesse contexto, ninguém, especialmente a autoridade
    pública, pode penetrar em casa alheia sem consentimento do morador, exceto: a) em caso de flagrante delito (a qualquer hora);
    b) desastre (a qualquer hora); c) socorro (a qualquer hora); d) por determinação judicial (durante o dia).

  • ERRADO

     

    Com mandado de prisão, somente durante o dia. Em flagrante delito, a qualquer hora.

  • Gab. ERRADO


    COM ORDEM JUDICIAL SÓ É PERMITIDO DURANTE O DIA

  • Comentário: 

    O item está incorreto, visto que o agente de polícia, que está judicialmente autorizado, poderá entrar na casa do suspeito de crime, sem o seu consentimento, somente durante o dia, conforme previsão do art. 5º, XI, CF/88.

    Gabarito: Errado

  • DURANTE À NOITE, SÓ EM CASOS DE FLAGRANTE DELITO ( FUNDADA SUSPEITA )

                                                                       DESASTRE

                                                                       PRESTAR SOCORRO

  • Com consentimento: a qualquer hora do dia e sem autorização judicial

    Sem consentimento:

       Flagrante delito (Dia ou noite)

       Desastre (Dia ou noite)

       Prestar socorro (Dia ou noite)

       Determinação judicial (só de Dia)

  • ERRADO

  • Com mandado judicial somente durante o dia.

    Por isso vê-se aquelas operações policiais pegando os suspeitos ainda dormindo: para cumprir mandado, pode-se entrar no local a partir das 6 da manhã até as 18 da tarde. Porém, se a autoridade já estiver dentro da casa e passar das 18, poderá lá continuar.

  • Gabarito: ERRADO

    Mnemônico que me ajudou a aprender:

    FDP DE DIA

    Flagrante delito (Dia ou noite)

    Desastre (Dia ou noite)

    Prestar socorro (Dia ou noite)

    Determinação judicial (só de DIA)

  • Na verdade, ele é apenas suspeito do crime então não pode ingressar na casa do mesmo durante a noite, agora se fosse em caso de flagrante poderia.

    Vejam essa questão:

    CESPE - 2014 - TC-DF - Técnico de Administração Pública

    Com base nas normas constitucionais relativas aos direitos e garantias fundamentais e na jurisprudência do STF acerca dessa matéria, julgue os próximos itens.

    Embora a casa seja asilo inviolável do indivíduo, em caso de FLAGRANTE DELITO, é permitido nela entrar, durante o dia ou à NOITE, ainda que não haja consentimento do morador ou determinação judicial para tanto.

    CERTA

  • Gabarito ERRADO

    Art. 5º XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

  • Minha contribuição.

    CF/88

    Art. 5° XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;  

    Abraço!!!

  • Prezados, gabarito errado. Deixo aqui uma contribuição referente ao tema.

    "Em julgamento realizado nesta terça-feira (2/3/2021), a 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu que os agentes policiais, caso precisem entrar em uma residência para investigar a ocorrência de crime e não tenham mandado judicial, devem registrar a autorização do morador em vídeo e áudio, como forma de não deixar dúvidas sobre o seu consentimento. A permissão para o ingresso dos policiais no imóvel também deve ser registrada, sempre que possível, por escrito."

    Bons Estudos.

  • ERRADO

    Determinação judicial (só de DIA)

  • A casa é asilo inviolável do indivíduo.

    • Regra: Ninguém pode entrar nela sem o consentimento do morador.
    • Exceção:

    1- Em QUALQUER horário: flagrante, desastre ou prestação de socorro.

    2- DURANTE O DIA, por determinação judicial.

  • a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo:**

    - em caso de flagrante delito ou desastre;

    - para prestar socorro, ou

    -determinação judicial durante o dia;

    cumprir mandado de busca e apreensão domiciliar após as 21h ou antes das 5h configura crime de abuso de autoridade→ lei 13.869/19.

  • Determinação judicial não combina com noite.

  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado em concursos policiais.

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 328 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y

     Estude 11 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 328 mapas e resolvido mais de 3000 questões.

    Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!