-
Correto:
Os arquivos não provêm de diversas fontes e é caracteziado por um conjunto orgânico resultado de atividades.
Definição da lei 8159/91
Art. 2º Consideram-se arquivos, para os fins desta lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
O arquivo, doutrinariamente, pode ser definido como a acumulação ordenada de documentos, em sua maioria, textuais (portanto, os documentos podem ter outras naturezas, além da textual), criados por uma instituição ou pessoa, no curso de suas atividades, e preservados para a consecução de seus objetivos, visando à utilidade que poderão ter no futuro (poderão, pois alguns documentos terão utilidade no futuro, outros não, serão descartados).
Ou, ainda, conforme o Conselho Nacional de Arquivos – Conarq, o arquivo pode ser definido como a designação genérica de um conjunto de documentos produzidos e recebidos por uma pessoa física ou jurídica, pública ou privada, caracterizado pela natureza orgânica de sua acumulação e conservado por essas pessoas ou por seus sucessores, para fins de prova ou informação.
fonte: Ponto dos Concursos - Davi Barreto e Fernando Graeff
-
Gabarito certo
Livro do Élvis Corrêa: arquivo é um conjunto de documentos, criados ou recebidos por uma instituição ou pessoa, no exercício de sua atividade, preservadps para garantir a consecução de seus objetivos. Por outro lado, a biblioteca: ... maioria impresso e não produzido pela instituição... ordenada para estudo, pesquisa e consulta.
-
Como afirmaram os colegas acima a questão está correta. Vamos por partes: O arquivo caracteriza-se por ser um conjunto orgânico (CERTO, porque para a arquivologia, um organismo representa uma empresa, organização, etc. Ser um conjunto orgânico significa que o arquivo reflete a estrutura, funções e atividades do organismo gerador), resultado das atividades de uma pessoa física e jurídica (CERTO), e NÃO uma coleção de documentos de diversas fontes (CERTO também, porque os documentos de um arquivo provém de uma fonte apenas. Essa coleção se encaixaria no conceito de biblioteca e museu, que são orgãos colecionadores, ou seja seu conjunto de "documentos" vem de diferentes fontes.). Portanto, a alternativa está CORRETA.
-
Certo
Arquivologia estuda os princípios e as técnicas utilizadas para ORGANIZAR, PRODUZIR, GUARDAR, PRESERVAR e UTILIZAR os arquivos de uma pessoa física ou jurídica. Temos como princípios arquivísticos: PROVENIÊNCIA, ORGANICIDADE, INDIVISIBILIDADE, UNICIDADE e CUMULATIVIDADE.
Deus nos ilumine...
-
-
Um arquivo é, naturalmente, um conjunto de documentos, mas não se pode considerar arquivo a uma sala com documentos amontoados e completamente desorganizados. Falta, assim, uma característica fundamental: a organicidade conjunto orgânico de documentos.
-
Na lata:
Quem coleciona -----> é biblioteca
Bons estudos!
-
Questão correta, outras ajudam a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2010 - MPU - Técnico Administrativo Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Conceitos fundamentais;
Um arquivo documental tem por objetivo servir como prova ou testemunho da ação de pessoas jurídicas ou físicas.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2010 - ABIN - Agente Técnico de Inteligência - Área de Administração Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Classificação;
Os documentos de arquivo, em qualquer suporte, são produzidos ou recebidos durante o desenvolvimento das atividades de pessoa física ou jurídica.
GABARITO: CERTA.
-
O ARQUIVO guarda documentos com finalidades funcionais, em que os documentos são acumulados de forma orgânica e natural. Sua função é testemunhar, provar; e, seu principal público são os administradores.
A BIBLIOTECA conserva documentos com finalidades educativas e culturais, em que seus documentos são colecionados e seu público é formado por pesquisadores, estudantes e cidadãos comuns. Sua função é instruir, educar.
Fonte: Ponto dos Concursos; Professor Mayko Gomes
-
Polissemia do termo arquivo:
CONJUNTO DE DOCUMENTOS: qualquer que seja a sua data, a sua forma, o seu suporte material, elaborados ou recebidos por um organismo público ou privado, em função do desempenho de sua atividade.
LOCAL DE GUARDA: destinado à conservação de documentos devidamente classificados e ordenados.
INSTITUIÇÃO ou SERVIÇO: que tem por finalidade a custódia, o processamento técnico, a conservação e o acesso aos documentos.
MÓVEL: destinado à guarda de documentos.
TÍTULO DE PERIÓDICOS: geralmente no plural, devido à influência inglesa e francesa.