SóProvas


ID
765616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da gestão de documentos.

Os documentos de arquivo produzidos devem obrigatoriamente ser registrados nos sistemas de protocolo; esse procedimento, contudo, não se aplica aos documentos recebidos, que, conforme a origem, podem não estar sujeitos a registro.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Os documentos recebidos também deve ser registrados nas atividades do Protocolo.
    O protocolo é atividade desepenhada nos arquivos correntes.
    Atividades de PROTOCOLO - RE-CLA-RE-MO
    Recebimento
    Classificação
    Registro 
    Movimentação
  • A questao torna-se errada quando diz que: "não se aplica aos documentos recebidos"
    A regra é que se aplica a todos! os recebidos também, e existem algumas exceções , é onde a questao tenta confundir, pois realmente existem alguns documentos , por sua origem , podem nao estar sujeito a registro. É o caso dos documentos particulares ou sigilosos, que por sua natureza, serão recebidos MAS nao estão suejeito a registro, devendo ser encaminhados diretamente ao destinatário.
    Mas a regra é que seja aplicada.. entao ERRADO
  • Creio que o erro está em "conforme a origem", pois para a questão ficar correta seria "conforme a naturaza do assunto".
  • E quanto as correspondências???
    Elas não podem ser classificadas como documentos recebidos?

    Porque correspondência particular não tem registro no protocolo, ela é enviada direto pra repartição dos destinatários.

    se alguém poder me avisar no meu perfil sobre o esclarecimento eu agradeço.
    abraço.
  •  

     

    A unidade ou setor responsável pela distribuição e movimentação de documentos dentro da instituição. O protocolo é a porta de entrada e saída de documentos da instituição. Todos os documentos são recebidos, registrados e distribuídos aos destinatários.

    As atividades de protocolo se resumem em dois grupos: recebimento e classificação, registro e movimentação.

  • Como disse o colega Fabio acima, o erro está em quanto a origem, o correto seria quanto a natureza do assunto, pois arquivos sigilosos não são registrados.
  • ERRADO
     
    A primeira parte da questão está correta, uma vez que  os documentos de arquivo produzidos devem obrigatoriamente ser registrados nos sistemas de protocolo. No entanto, a questão  peca ao afirmar que em decorrência da origem do documento recebido este pode não está sujeito a registro. Ora como assim a origem vai definir o seu registro? De fato falta lógica. A questão se tornaria correta caso se afirmasse que o documento recebido, que, conforme sua natureza (ex: documento sigiloso), podem não estar sujeito a registro.
     
  • Conforme nos alerta a professora Roselene Candida, precisamos ficar atentos à algumas regras quanto ao protocolo.
    Outros  procedimentos  importantes  a  serem  observados  pelos funcionários de um protocolo são:
    As mensagens e documentos resultantes de transmissão via fax não poderão se constituir em peças de processo. Caso um fax chegue ao destino,  o  documento  original  deve  chegar  ao  protocolo  até  cinco dias úteis, para substituir o documento anterior;
    Não  serão  autuados  os  documentos  que  não  devam  sofrer tramitação,  tais  como  convites  para  festividades,  comunicação  de posse,  remessa  para  publicação,  pedido  de  cópia  de  processo, desarquivamento  de  processo  e  outros  que,  por  sua  natureza,  não devam constituir processo;
    A  prioridade  na  autuação  e  movimentação  de  processos  deve contemplar  documentos  caracterizados como  urgentes. Em geral, a necessidade  de  urgência  é  determinada  pela  autoridade  do  órgão em que originou o processo;
    O processo deve ser autuado, preferencialmente, por um documento original.  Entretanto,  ele  pode  ser  autuado  utilizando-se  uma  cópia de  documento  autenticada  por  um  servidor  do  órgão  ou  por  um cartório.  O  servidor  tem  fé  pública  para  autenticar  documentos  e fazer reconhecimento de firmas;
  • Só um alerta com relação ao comentário acima da colega concurseira Paula Daltro. Os documentos sigilosos são SIM registrados apos o recebimento. O que não acontece com estes é a classificação por impossibilidade de leitura do seu conteúdo. Diferente do que acontece com os documentos particulares. Estes sim são recebidos mas não são registrados nem classificados, apenas distribuidos ou expedidos.

    Valeu!
  • alvinhododhera , minha professora de arquivologia disse que PROTOCOLO NÃO REGISTRA CORRESPONDÊNCIAS PARTICULARES, NEM SIGILOSAS.
  • Então ela erraria questões de concurso pois como saber onde se encontra um documento (mesmo que sigiloso) se este não for registrado? Por ser sigiloso há importância no conteúdo e deve-se saber onde ele se encontra. Ou sua movimentação seria aleatória? Essa é a posição da maioria das bancas...


    Valeu!

  • Pessoal, acho que estão se perdendo quanto a dizer que deveria ser "natureza do assunto" ao invés de "origem", natureza do assunto classifica os documentos em ostensivos ou sigilosos. Acontece que ambos os documentos podem ser registrados, o que não pode ser registrado é documento particular, mudando o conceito da classificação (público ou privado, e não ostensivo ou sigiloso), aí o termo certo é de acordo com a "natureza da entidade produtora" (apesar de que há documentos públicos por entidades privadas, encarregadas de serviço público) hahaha mas só estou dando uma divagada, vamos ao que interessa:

    Documentos recebidos são registrados? Depende, em regra sim, mas se for documento particular não é registrado.
  • PESSOAL, OS DOCUMENTOS SIGILOSOS E PARTICULARES SÃO ENCAMINHADOS AOS SEUS DESTINATÁRIO  NA FASE DE RECEBIMENTO, LOGO NÃO PASSAM PELA FASE DE REGISTRO, QUE É FASE SUBSEQUENTE A DE RECEBIMENTO.


     BOA SORTE A TODOS!!!
  • Vejam a questão Q280032 , cujo gabarito é CORRETO:
    As rotinas de protocolo compreendem o recebimento do documento, o registro do documento no sistema e a distribuição do documento ao(s) destinatário(s), não sendo estendidas essas rotinas aos documentos de caráter particular.
  • Pessoal conforme meus estudos percebi que os arquivos particulares e sigilosos não serão classificados, porém isso não significa que eles nao serão registrados, pois o registro ajudará no controle desse arquivo, para saber se foi entregue ou nao por exemplo, não sendo necessário saber o assunto do arquivo para poder registra-lo.
    Dessa forma penso que TODOS os arquivos vão passar pelo protocolo e serem registrados para que assim possam ser controlados, porém os arquivos particulares e os sigilosos não serão classificados, já que esses têm acesso restrito.
  • RE RE CLA MO
  • Colegas Fábio e Daltro,
    os documentos NÃO podem ser de acordo com o ASSUNTO pq entra no princípio da pertinência QUE NÃO É MAIS USADO!!! A questão está certa quando se refere que os documentos são recebidos conforma ORIGEM (Princípio da PROVENIÊNCIA). 
    Como já falado por outros colegas, o erro está que "documentos recebidos podem não estar sujeito a registro". 
    O CESPE considerou certa uma questão que falava que TODOS os documentos recebidos devem ser registrados para o controle da instituição!!!
    Espero ter ajudado!!!
  • Para lembrar das atividades do Protocolo. É só lembrar de alguém que foi à delegacia e REGISTROU que o(a) Ex ReClaMo Autu.

    Registro

    Ex - Expedição

    Re - Recebimento

    Cla - Classificação

    Mo - Movimentação

    Autu - Autuação

    "Se te mostrares frouxo no dia da angústia. Tua força será pequena." Pv 24.10



  • O erro da questão é "conforme a natureza" e não origem.

    Quanto a natureza: Ostensivo ou sigiloso.

    Sigiloso não é registrado, é encaminhado diretamente ao interessado.

    NATUREEEZAAAAA

  • Lembrando que os Arquivos classificam-se quanto à natureza do documento em especiais e especializados e os Documentos se classificam quanto à natureza do assunto em ostensivos e sigilosos.

  • a primeira frase tambem acho que esta errada "Os documentos de arquivo produzidos devem obrigatoriamente ser registrados nos sistemas de protocolo..." OBRIGATORIAMENTE NAO, POIS SE A EMPRESA CRIA UM DOCUMENTO SIGILOSO ELE NAO SERA REGISTRADO NO PROTOCOLO.


  • Marcelo Caetano, os documentos sigilosos são sim registrados, não são é classificados. 


    "... os documentos sigilosos e particulares não passam por todas as etapas do protocolo, limitando-se à etapa de Recebimento ou Recebimento e Registro, conforme o caso."

    Estratégia Concursos

  • O documento sigiloso é recebido, registrado e encaminhado, todavia não é classificado. Os particulares é que são recebidos e encaminhados apenas. Acho que o pessoal está confundindo.

  • Questão errada, outra ajuda a responder, vejam:

     

     

    Prova: CESPE - 2009 - MEC - Agente Administrativo Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Protocolo;

    Os órgãos públicos devem manter registros da tramitação de todos os documentos de arquivo produzidos e(ou) recebidos, independentemente da espécie documental (por exemplo, ofício, processo, projeto, contrato).

    GABARITO: CERTA.

     

  • Os documentos de arquivos PRODUZIDOS e RECEBIDOS devem ser registrados nos sistemas de protocolos.

  • errado

    nem todos é obrigatorio ser registrados