SóProvas


ID
765622
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da gestão de documentos.

A gestão de documentos contempla, principalmente, as fases corrente e intermediária.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Apesar de a questão dizer que se aplica principalmente nessas duas fases: corrente e intermediária não invalida a questão.
    Pela leitura da própria legislação vemos esse conceito
    Lei: 8159/91
    Art. 3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
    Percebam que é aplicada em todas as fases: Corrente - Intermediária - Permanente. Porém a gestão contempla principalmente como afirma a questão as duas primeiras
  • "Não há gestão de documentos na fase permanente"

  •  “Art. 3º - Gestão de Documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes às atividades de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.”

    Devemos prestar atenção nas palavras em negrito, pois elas fazem parte do nosso conceito. O campo de atuação da Gestão de Documentos é nas fases corrente e intermediária dos arquivos e nunca na fase permanente. A eliminação e o recolhimento dos documentos é a destinação final proposta por um programa de gestão.

    Fonte: 
    Prof Roselene Candida - Estratégia Concursos.

  • Ronaldo, 

    se considerássemos que não existe gestão de documentos  na fase permamente, então a questão deveria esta errada, pois nela diz que é principalmente e não unicamente, concorda?
  • Reproduzo abaixo as palavras do professor Mayko Gomes:
    A Gestão de Documentos tem todas as suas atividades embasadas nessa teoria. Contudo, essas atividades buscam gerenciar o fluxo de documentos enquanto o mesmo possui valor primário, ou seja, tem utilidade administrativa. Assim, somente se fala em Gestão de Documentos nos arquivos corrente e intermediário, onde os documentos têm finalidades meramente administrativas. No arquivo permanente os documentos possuem outras utilidades, como servir de fonte de pesquisa histórica, por exemplo.
    A Lei (8.159/91) define a Gestão de Documentos como “o conjunto de procedimentos e operações técnicas à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente”. Reparem que a Gestão de Documentos PARA, TERMINA, TEM SEU LIMITE DE ATUAÇÃO no arquivo intermediário, pois quando o documento sofre sua destinação (eliminação ou guarda permanente), a Gestão de Documentos já cumpriu seu objetivo.
    Portanto, questão muitíssimo mal formulada. O uso da palavra "principalmente" foi empregado de forma equivocada. DEVE ser anulada! A Gestão de Documentos não incidir sobre os documentos com valor secundário.. É um absurdo! Felicidades! Abraços!
  • Pessoal,
    Para aqueles que consideram que a Gestão de Documentos termina na fase intermediária, pensem na seguinte situação:
    - Você é o arquivista do Arquivo Permanente de uma empresa do governo. Recebe uma caixa cheia de documentos do Arquivo Intermediário para efetuar a guarda permanente dos mesmos. Vai guardá-los sem olhar o que são? Não vai ter o mínimo cuidado em verificar se seu colega do Intermediário não cometeu nenhum engano, mandando documento que era para ser destruído misturado com os de guarda permanente? Sua obrigação é avaliar o que está recebendo e arquivar segundo as regras e princípios (procedência, respeito aos fundos, etc.). Isso faz parte da GESTÃO DE DOCUMENTOS, pois não?
    Vamos nos apegar menos à letra fria da lei e tentar entender o que ocorre na vida real para errar menos.
    Espero ter ajudado.
  • Pessoal, não adianta ficar brigando com a questão.
    O fato é que NÃO EXISTE GESTÃO DE DOCUMENTOS DA FASE PERMANENTE, e esse é o entendimento do CESPE/UNB.
    Simples assim.

    Bons Estudos!
  • Roni,
    Pelo contrário, o CESPE considera que há, sim, gestão de documentos na fase permanente. Essa questão prova isso.
  • A sua aplicação somente aos arquivos corrente e intermediário se justifica pelos seus objetivos: é nesses arquivos que os documentos são mais utilizados, e por diferentes pessoas.

     

    A Lei (8.159/91) define a Gestão de Documentos como o conjunto de procedimentos e operações técnicas à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.


    Reparem que a Gestão de Documentos PARA, TERMINA, TEM SEU LIMITE DE ATUAÇÃO no arquivo intermediário, pois quando o documento sofre sua destinação (eliminação ou guarda permanente), a Gestão de Documentos já cumpriu seu objetivo.

  • concordo com o Wlademir Gaino, a posição do CESPE não é a de que a gestão de documentos não faz parte da fase permanente e essa questão deixa isso bem claro, se realmente fosse essa a posição do CESPE a questão seria: A gestão de documentos, comtempla, SOMENTE, as fases corrente e intermediaria.

  • A gestão de documentos contempla, principalmente, as fases corrente e intermediária.

    Ao meu modo de entender o advérbio destacado NÃO exclui da gestão de documentos a fase Permanente, 
    e, sim, ressalta que nas demais fases existe um cuidado maior.

    "Desculpe-me a sinceridade; mas afirmar que NÃO existe gestão de documentos na fase Permanente é a maior furada."
  • QUESTÃO CORRETA

    A própria LEI No 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991 diz em seu Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
    E QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA GESTÃO DE DOCUMENTOS?
    1. Garantir, assegurar, de forma eficiente: a produção, administração, manutenção e destinação de documentos.
    2. Garantir que a informação estará disponível no momento necessário ao usuário (Instituição, Estado, Pessoa).
    3. Eliminação de documentos que não possuem valor administrativo, fiscal, legal ou para fins de pesquisa científica ou histórica.
    4. Assegurar uso adequado da micrográfica, processamento automatizado de dados e outras técnicas da gestão da informação.
    5.
    Contribuir para o acesso e a preservação dos documentos que deverão ser guardados e preservados por seus valores históricos, científicos, valores secundários.
    A QUESTÃO DIZ: A gestão de documentos contempla, principalmente, as fases corrente e intermediária. CERTO, vejam que o CESPE não excluiu os arquivos permanentes. Agora, se a questão pedisse: A gestão de documentos contempla, exclusivamente, as fases corrente e intermediária. Daí sim, a questão estaria ERRADA.
    BONS ESTUDOS!!!


  • Não costumo fica discutindo com a banca, mas nessa questão não dá para ficar calado.
    Em que pese o excelente comentário da minha amiga Michelle Pachecco, ainda assim não concordo com o gabarito da questão.
    Minha Justificativa.
    Quando a banca usou o termo 'principalmente' ela deixou escapar que a Gestão de Documento pode ser usada nos arquivos permanentes, o que, de acordo com o docente Mayco Gomes do Ponto dos Concursos, é impossível.
    O mais correta seria se a questão viesse redigida da seguinte forma: "A gestão de documentos contempla as fases corrente e intermediária." Aí sim estaríamos deiante de uma questão 100% certa.
    bons estudos!

  • A Gestão de Documentos são atividades buscam gerenciar o fluxo de documentos enquanto o  mesmo possui valor primário, ou seja, tem utilidade administrativa.
    Assim,  somente se fala em Gestão de Documentos nos arquivos corrente e intermediário, onde os documentos têm finalidades meramente administrativas. No arquivo permanente os documentos possuem outras utilidades, como servir de fonte de pesquisa histórica, por exemplo. 
     
    A Lei (8.159/91) define a Gestão de Documentos como “o conjunto de procedimentos e operações técnicas à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua
    eliminação ou recolhimento para guarda permanente”
  • Concordo com o colega "Futuro Policial Federal",

    errei a questão pq a palavra "principalmente" deixa a entender que além de documentos das fases corrente e intermediária, a gestão de documentos tb pode cuidar de documentos na fase permanente!!! Questão mal feita, ambígua!!!!!!!!!!!!!

  • A explicação formulada pelo Frederico Carneiro é bem fundamentada!!! Portanto, não achei a questão mal feita, talvez incompleta. Mas o CESPE é assim, tem que saber, digamos, "jogar" com ele... 

  • Errei no principalmente, mas enfim, cespe é cespe. 

  • a questão não está errada por um motivo muito simples, veja:  a gestão de documentos compreende o recebimento/produção até sua destinação. 

    Ora, se o documento é eliminado, tudo bem, ele não chega a fase corrente. Entretanto, se o documento é recolhido, ou seja, passa para a fase permanente, é a gestão de documentos que realiza esse procedimento, avaliando o documento e o enviando ao arquivo permanente. Portanto, ainda que menos significativa, a gestão de documentos também envolve a terceira etapa da teoria das três idades, embora seja notável que possui muito mais utilidade nas duas primeiras.

    Abraços, "foco, força e fé"

  • Questão correta, outras ajudm a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2009 - IBRAM-DF - ArquivistaDisciplina: Arquivologia | Assuntos: Gestao documental; 

    Gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas relativos à produção, à tramitação, ao uso, à avaliação e ao arquivamento de documentos em fasecorrente intermediária, visando a sua eliminação ou o seu recolhimento para guarda permanente.

     GABARITO: CERTA. 



    Prova: CESPE - 2011 - TRE-ES - Analista - Arquivologia - EspecíficosDisciplina: Arquivologia | Assuntos: Gestao documental;

     As ações do programa de gestão de documentos voltam-se para o momento em que os documentos apresentam valor primário. 

    GABARITO: CERTA.


  • GESTÃO DE DOCUMENTOS é o conjunto de procedimentos e operações técnicas relativos à produção, à tramitação, ao uso, à avaliação e ao arquivamento de documentos em fase corrente intermediária, visando a sua eliminação ou o seu recolhimento para guarda permanente.

    >>> gestão de documentos

    >>> fase corrente e fase intermediária (valor primário)