SóProvas


ID
765625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da classificação de documentos de arquivo e da tabela de
temporalidade, julgue os itens a seguir.

Constitui informação da tabela de temporalidade a determinação do tempo de guarda dos documentos nos arquivos intermediários.

Alternativas
Comentários
  • Correto
    Os dois principais instrumentos de destinação são: Tabela de Temporalidade: determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e/ou intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes. Além disso, estabelece os critérios para recolhimento no arquivo permanente e eliminação. Em uma tabela de temporalidade de uma empresa, por exemplo, poderia estar definido que os cartões de ponto deveriam ser conservados por sete anos no Serviço de Pessoal e depois eliminados; ou que os contratos de prestação de serviços de limpeza deveriam ser conservados em caráter definitivo no arquivo permanente. Lista de Eliminação: consiste em uma relação específica de documentos a serem eliminados de uma só vez e que necessita ser aprovada pela autoridade competente.
    Fonte: Davi Barreto e Fernando Graeff

     
  • Gabarito certo

    Tabela de temporalidade éo instrumento de destinação que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntese/ou intermediários, ourecolhidos ao arquivo permanente, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação, e possibilitará um controle eficaz sobre a produção documental.  A tabela de temporalidade só deve ser aplicada após sua aprovação pela autoridade competente. Nela os documentos são descritos de forma clara para se evitar interpretações erradas, especialmente quando se tratar da sua eliminação.
  • Questão correta, outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2008 - MTE - Agente Administrativo Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Tabela de temporalidade; 

    A estrutura básica de uma tabela de temporalidade deve, necessariamente, contemplar os conjuntos documentais produzidos e recebidos, os prazos de guarda nas fases corrente e intermediária e a destinação final - eliminação ou guarda permanente -, além de um campo para observações necessárias à sua compreensão e aplicação.

    GABARITO: CERTA.