SóProvas


ID
765631
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da classificação de documentos de arquivo e da tabela de
temporalidade, julgue os itens a seguir.

Ordenação refere-se à ação de dispor segundo determinada ordem, que pode ser, entre outras, alfabética, cronológica ou geográfica, os documentos dentro de uma unidade de classificação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito certo. 

    Ordenação também pode ter outro sentido.


    É a disposição dos documentos de acordo com a classificação e codificação dadas. Nessa operação os documentos podem ser dispostos em pilhas, escaninhos ou classificadores, enquanto as fichas devem ser separadas por guias. São dois os objetivos da ordenação:
     
    Ø  Agilizar o arquivamento: gaveta e pasta são abertas apenas uma vez, o movimento é feito em uma só direção.
    Ø  Racionalização do trabalho: reunião de documentos de uma mesma pessoa ou sobre um mesmo assunto antes que o arquivista se dirija ao móvel arquivador.
  • Certíssimo, só não esqueça do geograficamente...


    "Mais comumente, a organização dos documentos de arquivo costuma ser resumida à sua ordenação - após serem separados por tipo ou espécie, são ordenados cronologicamente, alfabeticamente ou numericamente."

    Como classificar e ordenar documentos de arquivo / Janice Gonçalves. – São Paulo: Arquivo do Estado, 1998.
  • Questão correta, outra ajuda a responder, vejam:

     CESPE - 2012 - MPE-PI - Técnico Ministerial - Área Administrativa - Cargo 10 Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Classificação; Funções Arquivísticas; 

    A classificação é a ação intelectual de elaboração de esquemas para o agrupamento de documentos; a ordenação é a forma de disposição dos documentos dentro desses esquemas; e o arquivamento é a ação física de armazenar e acondicionar os documentos conforme as atividades anteriores. 

    GABARITO: CERTA.


  • Podemos identificar como os métodos mais comumente utilizados para se organizar arquivos ou fichários os seguintes:


    1. Método alfabético (ordenação a partir de nomes existentes nos documentos);


    2. Método numérico, que se divide em numérico simples (ordenação de acordo com um número relativo ao documento), cronológico (ordenação de acordo com a data do documento) ou dígito-terminal (ordenação principal de acordo com os dois últimos dígitos de um número de documento);


    3. Método geográfico (ordenação de acordo com o local de produção do documento);


    4. Método ideográfico (ordenação de acordo com o assunto do documento);


    FONTE: http://www.egp.ce.gov.br/downloads/material-de-cursos/marco/Material%20-%20Tecnicas%20para%20Organizacao%20de%20Arquivo.pdf

  • ordenar é dispor, intelectualmente, os documentos em ordem (método de arquivamento) dentro da unidade de classificação.