SóProvas


ID
765634
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da classificação de documentos de arquivo e da tabela de
temporalidade, julgue os itens a seguir.

Utiliza-se a tabela de temporalidade na tramitação dos documentos nos sistemas de protocolo.

Alternativas
Comentários
  • A tabela de temporalidade na tramitação dos documentos é utilizada na GESTÃO DE DOCUMENTOS e não no protocolo como diz a questão.
  • Questão confusa, mas ao que parece o examinador quis cobrar em qual fase da gestão de documentos se encontra a tabela de temporalidade.

    São três fases

    - Produção;

    - Utilização: Onde estão Protocolo, Organização e Arquivamento; e 

    - Destinação: Onde estão Análise, Avaliação e Destinação; Nesta fase que está inserida a tabela de temporalidade, portanto não abrange o protocolo.
  • Questão confusa, mas ao que parece o examinador quis cobrar em qual fase da gestão de documentos se encontra a tabela de temporalidade.

    São três fases

    - Produção;

    - Utilização: Onde estão Protocolo, Organização e Arquivamento; e 

    - Destinação: Onde estão Análise, Avaliação e Destinação; Nesta fase que está inserida a tabela de temporalidade, portanto não abrange o protocolo.
  • ERRADO: Utiliza-se a tabela de temporalidade na tramitação dos documentos nos sistemas de protocolo.
    CERTO: Utiliza-se a guia-fora na tramitação dos documentos nos sistemas de protocolo.
    Guia-fora: Indicar os documentos que foram retirados do arquivo e facilitar o rearquivamento dos documentos.
    Tabela de temporalidade:
    Definir...
    - prazos de guarda de documento nas fases correntes e intermediárias (não se usa tabela de temporalidade na fase permanente)
    - destinação final (eliminação ou guarda permanente)
    - alteração de suporte (digitalização ou microfilmagem - lembrando que apenas a microfilmagem possui validade jurídica)
  • Gestão de documentos:
    1) Produção (elaboração dos documentos em função das atividades da instituição)
    2) Utilização (Protocolo + Expedição = Tramitação)
    3) Destinação (Avaliação = atribui o valor dos documentos e cria a tabela de temporalidade ; Arquivamento)
  • O erro da questão está em afirmar que é utilizada no protocolo, na verdade a tabela de temporalidade é um FERRAMENTA da gestão de documentos resultante da avaliação documental, devendo ser usada  a partir da produção do arquivo. Basta lembrar da teoria das três idades, o arquivo pode ter o descarte ou transferência do corrente para o intermediário; descarte ou recolhimento entre corrente e intermediário para o permanente, aplicando-se assim a tabela para saber os prazo de guarda e a destinação final do documento.


  • É simples, vejam:


    Tramitação é o nome que se da aos documentos, após passarem pelo Protocolo, e seguem rumo ao seu destino DENTRO da organização.... vai de um lado pra outro, dentro do próprio órgão.


    Em nenhum momento se utilizará a Tabela de Temporalidade aqui... porque essa tabela serva para mostrar o prazo (em anos) que os documentos devem permanecer no arquivo intermediário + o que fazer com ele depois desse prazo, ou seja, recolher p/ o arq. permanente ou destruí-lo.


    O cara da banca tentou confundir os assuntos... mas é preciso ler bem devagar a salada de frutas que eles fazem com questões de arquivologia antes de responder a questão.


    Bons estudos!

  • Apesar de ter errado a questão, percebi que já deveria ter marcado errado ao me deparar com frase "tabela de temporalidade na tramitação", pois de acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, traminação é "curso do documento desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa. Também referido como trâmite ou movimentação", enquanto tabela de temporalidade(de acordo com o mesmo dicionário), é o "instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, recolhimento, descarte, ou eliminação de documentos."

    Como nossos colegas acima já disseram, a destinação é a 3ª fase da Gestão de Documentos, e SOMENTE nela a tabela de temporalidade será utilizada, e NUNCA na 2ª fase, que é a utilização.

    RESUMO: tabela de temporalidade na tramitação dos documentos nos sistemas de protocolo NÃO EXISTE, pois tabela de temporalidade é usado APENAS na Destinação - este estando na 3ª fase da Gestão -, e NUNCA na tramitação de protocolo - que está na 2ª fase.

  • A tabela de temporalidade não é ultilizada na Classificação? E pra mim estando dentro da Classificação, que é uma atividade do protocolo também faz parte do protocolo. Sei lá... rsrsrsrs errei essa

  • ERRADO

     

     

    A TTD apenas aponta os prazos em que o documento permanecerá em cada idade e sua destinação final

     

    A tramitação é o percurso administrativo do documento, que é acompanhado pelo setor de protocolo

     

  • Utiliza-se a guia-fora na tramitação dos documentos nos sistemas de protocolo.