-
Certa
Lei 1.171/1994
XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
f) ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos;
-
Na questão em ...preserva seus valores pessoais , pergunto a vocês, quais são os valores pessoais, pois se o funcionário for corrupto
-
Tambem pensei assim, e se o funcionário for desonesto, antiético? ele vai preservar isso...
em contrapartida, "valores", na minha opniáo, parece uma coisa positiva. ou seja, honestidade, lealdade...
-
Está certo, embora o termo "valores" possa parecer vago, a ética no serviço público observa a união da moralidade pessoal com a observância às normas da administração pública
-
Concuso é algo realmente difícil. Além de ter que estudar 10.000 páginas de conteúdo, temos que saber como a Banca pensa.
-
Não entendi a dúvida dos colegas quando falam se o servidor for corrupto...
Adota uma conduta ética o servidor que preserva seus valores pessoais? SIM
Adota uma conduta ética o servidor que preserva os valores da organização onde atua ? SIM
valores: 1 acções, títulos
valores mobiliários
2 princípios morais
agir de acordo com os seu valores
Quando se fala de valores na Ética, está falando de qualidades, méritos. Quando o servidor é corrupto já não se pode falar em valores.
-
Essa foi uma pegadinha, pois a banca sabe que o conceito de valor é muito vago no sentido geral, porém em ética refere-se a algo bom.
-
ainda que o servidor não possua valores próprios, o importante é que ele respeite os valores da organização onde ele atua. Cobrar que o servidor tenha valores "a" ou "b" seria uma violação da liberdade de consciência.
-
Para os colegas que ficaram em dúvida quanto aos valores pessoais do servidor público, sugiro o seguinte raciocínio:
1. A presunção de inocência, garantida constitucionalmente, diz que todo mundo é inocente até prova em contrário. Se é assim, todo servidor público, a princípio, é honesto;
2. A administração pública age sempre em prol do bem comum, e seus atos presumem-se verdadeiros e conformes com o Direito. Se é assim, não cabe presumir a desonestidade do agente público.
Espero ter ajudado! :)
-
Para complementar o que os colegas já disseram. Valores é algo positivo. A regra é que todos possuam valores e princípios. Não tê-los, sendo portanto, corrupto e desonesto, deve ser a exceção.
É meio difícil pensar assim em um país como o Brasil, onde parece que a regra é o contrário. Mas é assim que deve ser. ;-)
-
Difícil concordar com esse gabarito. Eu não encontrei nenhuma referência aos "valores pessoais" do servidor no Código de Ética do Servidor Público, no Código de Conduta das Altas Autoridades da Administração Federal ou em qualquer outro documento do gênero. Pelo contrário, achei que uma das funções desses documentos era a de padronizar o entendimento do que pode e deve ser considerado ético no âmbito do serviço público... Só posso imaginar que a resposta esteja no trecho "bem como os da organização onde atua", afinal, para que o servidor possa preservar tanto os seus valores pessoais quanto os da sua organização, eles devem ser semelhantes, ou ao menos não frontalmente opostos... mesmo assim, questão chata.
-
O gabarito ficou meio confuso.. Apesar de presumir que todo servidor deve ter valores pessoais como a honestidade, a solidariedade, etc. E se ele defender a prática de trabalho infantil, por exemplo? Ele vai preservar isso na sua organização? Realmente estranho.. mas Ok.
-
Concordo com a colega Jessyca Cavalcante...
Confuso, pois mesmo que a palavra "valores" represente fatores morais positivos, é possível haver obscuridade no significado de "valores" para algumas pessoas.
-> Não é porque é um servidor, que seja possuidor da definição correta de valores. Se fosse assim não haveria tantas sanções por improbidade administrativa por aí.
PORÉM, é como ouvi de um professor uma vez... É BOM NÃO "VIAJAR" MUITO NA INTERPRETAÇÃO DE QUESTÕES, mas buscar o significado objetivo destas.
Complicado!!!
Fé e perseverança!
-
É pessoal... é bom não "viajar" mesmo... mas sinceramente, a banca "viajou".... rs
A questão: "Adota conduta ética, no exercício de seu cargo, o servidor público que preserva seus valores pessoais bem como os da organização onde atua", passa a ligeira impressão de equivaler esses dois conceitos "valores pessoais X valores da organização", não dando a entender que os interesses públicos devem ser primados (Decreto no. 1171/94 - III.... "a ideia de que o fim é sempre o bem comum"...).
Bons estudos!
-
A subjetividade da banca para o gabarito chega a ser ridícula!!!!
Vamos com o exercício de adivinhação!!
-
O Cespe tá esquecendo de incluir a matéria "Interpretação Cespiana" em seus editais.
-
Gente,
acho q um raciocinio a ser tomado é levar em consideração q o código, em vários pontos, faz referência à conduta ética do servidor "fora" do serviço. Neste caso, entende-se que se espera que o servidor tenha valores pessoais similares ao da instituição.
Neste sentido, se você abrange os valores da organização você estará agindo com ética, sendo o dado de que você abrange também os pessoais, como coloca a questão, irrelevante. Como os valores pessoais poderiam ir além destes? A ética no trabalho envolve tb a ética na vida particular.
Talvez seja este o raciocínio da banca. ;)
-
Nossa me assustei com a quantidade de comentários numa questão tão simples.
Não tem subjetividade nenhuma nisso. numa prova de Ética, quando se fala em valores, é LÓGICO associar a algo bom, que valor tem uma pessoa corrupta ou de má indole, NENHUM, logo essa pessoa não tem valores para preservar.
Agora se o assunto fosse filosofia, ou sociologia até poderiamos interpretar de outra maneira, mas se tratando de Ética não dá pra errar uma questão dessas.
GABARITO: CERTA
-
Perfeito Augusto,a galera ta viajando muito, valores são virtudes da ética,coisas boas,portanto preservar valores pessoais e da organização é óbvio que são valores positivos,probos e legais.questão CERTA.
Bons estudos!!!
-
Concordo com VITOR, não vi nada de estranho na questão.
Gabarito Correto.
-
Discordo com o gabarito! Valores pessoais podem conter vícios.
"XV - E vedado ao servidor público;
f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal
interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente
superiores ou inferiores;"
perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses = valores
-
A banca deixa dúvida a relacionar ética Apenas no exercício do cargo.
Lembrando que questão incompleta na banca cespe não é considerada errada
-
A dúvida é gerada quando interpretamos que a questão está opondo valores pessoais e valores da organização, mas, na verdade, as conjunções vão ajudar nessa hora se analisarmos o termo "bem como". "Bem como" não tem nada a ver com oposição, mas sim com conformidade, adição. A questão está correta, temos que levar em conta os nossos valores E os do órgão público.
-
Discordo completamente do gabarito!
Se fosse uma prova discursiva, admito que a banca trouxesse um tema tão subjetivo.
Mas em uma prova objetiva acho no mínimo desleal com os candidatos.
Falar sobre valores pessoais é um pouco complicado, partindo do principio de que cada individuo possui sua própria gama de valores. Valores pessoais não quer dizer algo necessariamente bom. Algumas pessoas, por exemplo, possuem como valor pessoal, em função de conceitos morais ou religiosos, a recriminação ao aborto, em qualquer hipótese. Porém, como sabemos, no Brasil o aborto é permitido em alguns casos como quando há risco de vida para a mulher causado pela gravidez, quando a gravidez é resultante de um estupro ou se o feto for anencefálico (desde decisão do STF pela ADPF 54 votada em 2012, que descreve a prática como "parto antecipado" para fim terapêutico). Logo, se o funcionário público de um hospital tiver como valor pessoal a recriminação ao aborto, caso se negue a realizar ou participar da realização de um aborto legal, ele não estará adotando uma conduta ética ao " preserva seus valores pessoais". Neste caso, os valores pessoais do funcionário se chocam com os valores do bem comum, que sempre será o fim principal da atividade administrativa.
-
I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.
-
discordo completamente tambem. nem sempre os valores pessoais de alguém tem excelencia o suficiente p ser considerados num ambiente de trabalho. fica mto subjetivo, mto específico.
-
Gabarito. Correto.
XV - E vedado ao servidor público;
f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores
-
Questão absurda. Não concordo com a afirmação de que é certa esta questão. Então suponhamos que um mulçamano (sem preconceito algum, apenas a título de exemplificação) seja funcionário público, e esteja em meio a um atendimento quando de repente é hora de fazer sua oração, ele para o atendimento e ali mesmo começa seu mantra conforme seus valores pessoais ou que tal se ele for um extremista e explodir tudo pq todos ali são de religiões que contrariam seus valores, isso seria correto? SIIIIIMMMMM, desde que ele seja funcionário ou um examinador CESPERIANO! Absurdo esta questão ser certa!
-
-
Valores éticos individuais.?!! subjetivismo demasiado... Salve CESPE fdp
-
Também discordo, questão cabe recurso.
Os valores pessoais do servidor podem não ser éticos, isso é subjetivo.
-
Vitor BiTes... Ótimo comentário.
-
A conduta etica é voltada ao bem comum, publico ou da maioria e não com valores particulares e de repartições.
-
Na minha opinião, valores pessoais contradiz o Princípio da Impessoalidade, logo caberia recurso.
-
Acredito que esta questão foi mal elaborada, logo valores pessoas é absolutamente relativo, não podendo assim ser considerado como principio da administração publica.
-
marquei que estava certo por causa de "como os da organização onde atua" mas valores pesoais ta errado pois deve primar pelo bem do serviço publico
-
Penso como o concurseiro, se os valores que o servidor não estiver em consonância com a lei, como pode ele agir de duas formas distintas??? Ele em algum momento optará por uma das condutas!!!
-
Entrei para ver esse tanto de comentário.
Valores pessoais entendo que foi colocado no sentido de atuar na vida privada infere na vida funcional. Não adianta nada o servidor ser um um difamador, um corrupto, um mentiroso, um bebado habitual, e quando chegar no trabalho querer ser aquele que se destaca, querer ser bem visto, pagando uma de bomzinho. Ele não será ético.
Na verdade li tão rápido que nem entendi os 36 comentários, por isso fui curioso vê-los.
Gab certo
-
A meu ver, questão mal formulada, capciosa eu diria! Se os valores pessoais que o servidor preservar não estiverem de acordo com as condutas previstas no Código de Ética ou com os princípios da Adm. Pública, ele não terá conduta ética!
-
Pois é Gustavo Beraldi. Eu respondi em acordo com o gabarito, porém eu maldei a questão na mesma hora em que a li. Questões que levantam muita suspeita estão se tornando "figurinha repetida" nas provas. Questões assim eu prefiro deixar pra responder no final da prova (chegando, em alguns casos, até a deixar em branco).
-
Pessoal como uma amiga ja disse nessa questão, temos que usar o raciocínio lógico, se ele guarda os dois (seus valores, e o da organização), só podemos presumir que seus valores pessoais são éticos, um exemplo:
Não tem como o servidor achar que não tem problema em procrastinar o serviço, e ao mesmo tempo guarda o valor da entidade ou órgão que atua que diz que é proibido procrastinar o serviço, ou seja pra ele guarda os da organização que atua, o seus valores pessoais devem ser compatíveis com aqueles.
Como a questão diz que guarda os dois ele só pode ter valores pessoais éticos.
-
Significado de Valor:
"Princípio ou fundamento moral ou ético capaz de conduzir ou direcionar a ação ou forma de agir de um ser humano."
Além disso, lembrem-se que todo ato de posse, investidura em função pública ou celebração de contrato de trabalho dos agentes públicos, deverá ser acompanhado da prestação de compromisso solene ao Código de Ética. [art 11, decreto 6029/07]
Portanto, PARA A PROVA, tenham em mente: presume-se que o agente público é probo, reto, ético...
Bons estudos.
-
Iria expressar minha opinião o que iria ficar redundante com a do Erivan Gadelha, faço das palavras dele as minhas, o problema é que as vezes se erra a questão, e se quer colocar um entendimento errado brigando com a questão no lugar de tentar compreender, questão mais de interpretação de texto do que de ética. Bons estudos!
-
Gente, é só ler o comentário do ERIVAN GADELHA. Disse tudo!
Se o servidor preserva tanto os seus valores como os da organização em que trabalha, é claro que os dois grupos de valores não podem ser contrários. Assim tanto os valores da organização deverão ser éticos, já que estamos falando de administração pública, quanto os valores do servidor que lá está lotado.
Erivan me representa!
-
Decreto
1171/94
I - A dignidade, o decoro (decência), o zelo, a eficácia e a consciência dos
princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público,
seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o
exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e
atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos
serviços públicos.
XIV - São deveres fundamentais do
servidor público:
f) ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se
materializam na adequada prestação dos serviços públicos;
Certo
-
Gente é simples, só pensar que a partir do momento em que você se torna um servidor público passa a representar o Estado e assim como no desenvolvimento de suas atribuições deve utilizar os princípios éticos, na sua vida pessoal também porque agora você é o Estado em todos os momentos.
-
Pra que tanta repercussão???
Raciocina e responde.
-
Questão de Raciocínio Lógico.
Não está questionando se é ético ou não preservar seus valores pessoais.
Está na verdade dizendo: preservar valores da instituição (valores éticos) + preservar valores pessoais(que se estão somados aos da instituição são também éticos) = adotar conduta ética.
-
Valores são um conjunto de características de uma determinada pessoa...pois bem, a pessoa pode ter valores bons ou ruins, portanto a questão deveria ser considerada errada!
-
Eu imaginei aquele grupo Isis, atuando em algum órgão Publico, então o servidor deve preservar seus valores sociais?! Ta certo isso Cesp?
-
Decreto 1171.
Das Regras Deontológicas
II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.
-
Preserva os seus valores pessoais? E quais são esses valores pessoais?
- Ah, mas como a questão é de ética, esses valores só podem ser coisas boas.
Por favor né gente! O que vcs entendem como valores pessoais certamente não são para muitas pessoas, existem diversas culturas, ideias, valores e costumes diferentes.
A banca abusou da subjetividade na questão.
-
que questão mal feita, valores pessoais? e se meus valores pessoais não forem nada ético? a não ser que seja raciocínio lógico tbm, rsrsr. "preserva seus valores pessoais" " bem como os da organização onde atua." se os valores pessoais não forem iguais ao da organização ( que são éticos) não há como preserva-los!
-
A QUESTÃO ESTÁ CERTA. AFINAL ELA IMPÕE DOIS REQUISITOS "CUMULATIVOS" - PESSOAIS E DA ORGANIZAÇÃO "pessoais bem como os da organização"
- não há que se falar em " se os valores dele forem a corrupção?" sim, mas neste caso ele nunca estará cumprindo os valores da organização pública, que é requisito.
resumindo - se ele pratica todos os valores da organização, ele não vai de encontro a nenhum, ou seja, seu valores pessoais não alterarão em nada. EXEMPLO : UM EVANGÉLICO QUE TRABALHA EM UM ORGÃO POSSUI VALORES PESSOAIS, E ISTO NÃO É PROBLEMA DESDE QUE ELE NÃO FIRA OS VALORES DA ORGANIZAÇÃO ( REQUISITOS CUMULATIVOS)
-
Gabarito: CERTO
Colega Marcos Campos cuidado, ÉTICA é estudo, filosofia, ciência, teoria ( é universal por ser uma ciência).
Bons estudos.
Abraço.
-
Para encarar a banca Cespe com o mínimo de probabilidade de sucesso, o candidato (de verdade, e não tão somente o inscrito), não deve prescindir de um sólido arsenal de técnicas de interpretação de textos, seja o concurso de nível superior ou médio - haja vista grande número de questões de provas de nível médio com grau de dificuldade superior ao de uma prova para magistrados, por exemplo.
Sugiro a leitura de obra do filósofo Arthur Schopenhauer, que desmascara os esquemas da argumentação maliciosa e falsa, que sempre estão na moda. Trata-se de um verdadeiro manual contra a patifaria intelectual. O título dispensa mais comentários sobre sua utilidade não só para o concurseiro, mas para o Homem : "Como vencer um debate sem precisar ter razão".
-
Adota conduta ética, no exercício de seu cargo, o servidor público que preserva SEUS valores pessoais bem como os da organização onde atua.
Isto não afronta a impessoalidade???
-
complicado resolvi várias questões onde as partes pessoais ou subjetivas não poderiam ser usadas nas decisões do servidor
mas já fiz um juízo de valor na hora da prova só vou nas boas com muita certeza;essas questões de julgamento ;subjetivas vou ver se primeiro preciso responder senão vou anular pq essas questões como eu falei são subjetivas; opiniões
-
O certo é que esta questão deveria ser anulada ou ter seu gabarito alterado. O servidor deve sempre optar pelo bem comum, mesmo em detrimento de seus valores.
-
Os valores pessoais podem não ser condizentes com os valores do bem comum. Ás vezes os valores pessoais de uma pessoa são, por exemplo, enriquecer a qualquer custo, não gostar de atender pobre, velho. Inclusive outras questões que respondi diziam exatamente o contrário. Difícil...
-
Aprender os assuntos e o poder de adivinhação. Aff!
-
Questão imoral.
-
Que gritaria é essa aqui?!
Levei um susto com tanto comentário diante de uma questão tão fácil.
-
Questão que não me envergonho de ter errado!
VALORES PESSOAIS?!! A banca deveria ter usado a expressão VALORES RECONHECIDOS SOCIALMENTE! Questoes assim serão perdidas mesmo! Além de provar conhecimento, a banca brinca com quem estuda de verdade! Lamentável. ..
-
Correto.
Das regras Deontológicas
I. A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionadas para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.
-
É SÓ ISSO PESSOAL
XV
n) manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os métodos mais adequados à
sua organização e distribuição;
-
Entendi valores pessoais como valores éticos. Alguém entendeu assim também?
-
Errado, visto que os valores pessoais do indivíduo podem, em algum momento, entrar em conflito com os valores da administração pública. Na administração pública, não há espaço para a subjetividade.
-
ê ê CESPE... muita paciência !
-
Ano: 2015
Banca: CESPE
Órgão: DEPEN
Prova: Especialista - Todas as áreas - Conhecimentos Básicos
As decisões tomadas por um servidor com base no código de ética profissional do servidor público devem ser pautadas na legalidade, moralidade, conveniência e oportunidade, ao passo que aspectos subjetivos da personalidade dos indivíduos, como honestidade e desonestidade e o bem e o mal, não são passíveis de apreciação.
GABARITO C
CADA HORA A BANCA DIZ UMA COISA!!!
-
"perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses = valores" - Eu entendo que são vícios, defeitos, e não valores
-
Confesso que não estou entendendo por que os colegas estão discordando do gabarito
Alguns comentaram sobre o fato de o funcionário ser corrupto, a questão fala em valores, ou seja, algo valioso, qualificado; agora eu pergunto: ser corrupto é valioso ?
Acredito que não.
Bons estudos e não desistam dos seus sonhos!
-
Quando se fala de VALORES na Ética, está falando de qualidades, méritos. Sendo assim o servidor deve levar às suas qualidades (valores pessoais), assim como, os valores da organização onde atua.
GAB: CORRETA
-
Pessoal, eu não tenho base teórica do que vou falar, mas, em uma aula da casa do concurseiro que assisti, o professor de Ética, Predro Kunh, falou que todo funcionário público é honesto e tem valores positivos até que se prove o contrário, ou seja, não teria como inferir que um funcionário público tem valores negativos caso não esteja expresso na questão. Simplesmente por ser funcionário público já presume-se que o cara é a melhor das pessoas entende? KK
Se alguém achar algo nesse sentido por favor coloquem aqui!
-
Fico puto com essas questões. A CESPE tem outras que falam que valores pessoais não podem interferir na conduta como servidor.
Em ambos os tipos tem mil comentários defendendo a questão.
-
preserva seus valores pessoais: o cara ser honesto, correto, organizado não são valores morais? isso não ajudar no dia a dia do serviço público? claro
Agora ser desorganizado, malandro, desonesto desde quando é um valor?
-
Gabarito: certo
--
Se for assim vou me tornar o cafetão da repartição pros meus colegas de trabalho kkkkk
Vou anotar essa questão em meu caderno.
-
VALORES PESSOAIS > IMPESSOALIDADE ?
-
os valores dependem basicamente da cultura relacionada com o ambiente onde estamos inseridos, são pessoais, subjetivos e, acima de tudo, contestáveis.
O que vale para você não vale necessariamente para os demais colegas de trabalho.
Sua aplicação pode ou não ser ética e depende muito do caráter ou da personalidade da pessoa que os adota.
Fonte: gran concursos.
se valores são pessoais não deveria ser levado em consideração no serviço publico, "uma conduta pode ser moral mas não ser ética" , o gabarito pra mim é contestável