-
Processo primário
É um processo tipicamente interfuncional ponta a ponta (e até interorganizacional ponta a ponta) que agrega valor diretamente para o cliente. Processos primários são frequentemente referenciados como processos essenciais ou finalísticos, pois representam as atividades essenciais que uma organização executa para cumprir sua missão. Esses processos constroem a percepção de valor pelo cliente por estarem diretamente relacionados à experiência de consumo do produto ou serviço.
Processos primários podem fluir através de áreas funcionais ou até entre organizações e fornecer uma visão completa ponta a ponta de criação de valor, devendo ser estabelecidos a partir da perspectiva do cliente e dos "momentos da verdade" resultantes da experiência de consumo. Somente aquelas atividades que imediatamente influenciam e impactam essa experiência são partes do processo primário; atividades que influenciam e impactam, porém, não imediatamente, podem ser consideradas como parte de processos de suporte.
Processo de suporte
Existe para prover suporte a processos primários, mas também pode prover suporte a outros processos de suporte (processos de suporte de segundo nível, terceiro nível e sucessivos) ou processos de gerenciamento. A diferença principal entre os processos primários e os de suporte é que processos de suporte entregam valor para outros processos e não diretamente para os clientes. Apesar de estarem associados a áreas funcionais, frequentemente são interfuncionais. O fato de processos de suporte não gerarem diretamente valor para os clientes não significa que não sejam importantes para a organização. Os processos de suporte podem ser fundamentais e estratégicos para a organização na medida em que aumentam sua capacidade de efetivamente realizar os processos primários.
BPM CBOK versão 3.
-
Gabarito: E (Errado)
Fundamentação:
->Processos críticos / Processos-chave / Finalísticos: são aqueles que causam maior impacto nos resultados da empresa e na satisfação dos clientes;
->Processos de apoio: são todos os demais, que naturalmente são necessários para que os processos críticos possam existir.
-
Processos finalísticos são processos críticos, logo a questão erra ao afirmar que apenas alguns processos finalísticos são assim caracterizados(como críticos). A primeira parte da questão está correta, processos de apoio não podem ser considerados como processos críticos.
-
DIVISÃO DAS ATIVIDADES DE UM PROCESSO POR PORTER
PROCESSOS PRIMÁRIOS/FINALÍSTICOS/CRÍTICOS: SÃO PROCESSOS QUE AGREGAM VALOR DIRETAMENTE AO CLIENTE EXTERNO.
PROCESSOS SECUNDÁRIOS/DE APOIO: SÃO PROCESSOS QUE DÃO SUPORTE AO PROCESSO PRIMÁRIO E A OUTROS PROCESSOS DE APOIO.
PROCESSOS GERENCIAIS /DE GESTÃO: SÃO PROCESSOS QUE VISAM MEDIR, MONITORAR, CONTROLAR ATIVIDADES, ADMINISTRAR O PRESENTE E O FUTURO DA ORGANIZAÇÃO. SÃO NECESSÁRIOS PARA QUE A ORGANIZAÇÃO OPERE DE ACORDO COM SEUS OBJETIVOS E METAS DE DESEMPENHO. (GARANTIA DE QUALIDADE).
PROCESSOS CRÍTICOS E FINALÍSTICOS SÃO A MESMA COISA. TRATA-SE DE SINONÍMIAS.
GABARITO ERRADO
-
Apostila ENAP 2014 - Gestão de Processos : Os processos críticos são aqueles de natureza estratégica para o sucesso institucional. Em geral são assim denominados os principais processos finalísticos, embora alguns processos de apoio (processos-meio) possam ser considerados críticos pela importância ou impacto que têm nos resultados institucionais. Os processos críticos podem dificultar ou impedir a realização dos objetivos estratégicos, quando não são gerenciados de forma adequada.