SóProvas


ID
767296
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A NBR 9077 estabelece as exigências para as saídas de emergência para edifícios novos, podendo, entretanto, servir como exemplo de situação ideal que deve ser buscada em adaptações de edificações em uso, consideradas suas devidas limitações. Segundo essa Norma, os acessos e saídas devem

Alternativas
Comentários
  • a) nao sendo admitidas saliências com dimensões maiores de 25cm (largura) por 10cm (sobressalente) e estas somente para larguras superior a 1,10m

    b)pé-direito mínimo de 2,50m, com excecao de obstáculos representados por vigas,vergas ou outros, 2,00m

    c) permanecer livres de qualquer obstaculo, tais como móveis, divisórias móveis, locais para exposiÇão de mercadorias, e outros, de forma permanente.

    d)permitir o escoamento fácil de todos os ocupantes do prédio


  • Todos os Itens retirados da NBR 9077

    A| Ter as larguras das saídas medidas em sua parte mais estreita, não sendo admitidas saliências de alizares, pilares, e outros, com dimensões maiores que 50 cm de largura e 20 cm de sobressalência em relação ao alinhamento das paredes, para as saídas com largura de 1,10 m.

    4.4.3.1 A largura das saídas deve ser medida em sua parte mais estreita, não sendo admitidas saliências de alizares, pilares, e outros, com dimensões maiores que as indicadas na Figura 1, e estas somente em saídas com largura superior a 1,10 m

    ( A figura 1, mostra um corredor onde a saliência indicada possui uma cota de largura ≤ 25cm e profundidade ≤ 10cm)

    B| Ter pé-direito mínimo de 2,80 m, com exceção de obstáculos representados por vigas, vergas de portas, e outros, cuja altura mínima livre deve ser de 2,20 m.

    4.5.1.1 Os acessos devem satisfazer às seguintes condições:

    d) ter pé-direito mínimo de 2,50 m, com exceção de obstáculos representados por vigas, vergas de portas, e outros, cuja altura mínima livre deve ser de 2,00 m;

    C| Permanecer livres de quaisquer obstáculos, tais como móveis, divisórias móveis, locais para exposição de mercadorias, e outros, quando o edifício for destinado ao comércio e/ou atividade institucional como escola.

    4.5.1.2 Os acessos devem permanecer livres de quaisquer obstáculos, tais como móveis, divisórias móveis, locais

    para exposição de mercadorias, e outros, de forma permanente, mesmo quando o prédio esteja supostamente

    fora de uso

    D| Permitir o escoamento fácil de todos os ocupantes do prédio; permanecer desobstruídos em todos os pavimentos, do contrário, devem ser sinalizados e iluminados com indicação clara do sentido da saída, como o estabelecido pela Norma.

    4.5.1.1 Os acessos devem satisfazer às seguintes condições:

    b) permanecer desobstruídos em todos os pavimentos;

    E| Ter larguras mínimas de 1,10 m, correspondendo a duas unidades de passagem e 55 cm, para as ocupações em geral, e 2,20 m, para permitir a passagem de macas, camas, e outros, nos edifícios destinados a hospitais e assemelhados.

    4.4.2 Larguras mínimas a serem adotadas

    As larguras mínimas das saídas, em qualquer caso, devem ser as seguintes:

    a) 1,10 m, correspondendo a duas unidades de passagem e 55 cm, para as ocupações em geral, ressalvado o disposto a seguir;

    b) 2,20 m, para permitir a passagem de macas, camas, e outros, nas ocupações do grupo H, divisão

    H-3.

  • Gabarito: E 4.4.2 Larguras mínimas a serem adotadas - NBR 9077:2001
  • Gab. E

    a) ter as larguras das saídas medidas em sua parte mais estreita, não sendo admitidas saliências de alizares, pilares, e outros, com dimensões maiores que 50 cm de largura e 20 cm❌ de sobressalência em relação ao alinhamento das paredes, para as saídas com largura de 1,10 m.

    profundidade - 25cm

    sobressalência em relação à parede - 10cm

    b) ter pé-direito mínimo de 2,80 m❌, com exceção de obstáculos representados por vigas, vergas de portas, e outros, cuja altura mínima livre deve ser de 2,20 m.

    pé direito mínimo: 2,50m

    altura mínima livre: 2,00,m

    c) permanecer livres de quaisquer obstáculos, tais como móveis, divisórias móveis, locais para exposição de mercadorias, e outros, quando o edifício for destinado ao comércio e/ou atividade institucional como escola.

    O erro foi restringir a exigência ao comércio e às escolas. Esta é uma exigência geral, até mesmo para prédios fora de uso.

    4.5.1.2 Os acessos devem permanecer livres de quaisquer obstáculos, tais como móveis, divisórias móveis, locais para exposição de mercadorias, e outros, de forma permanente, mesmo quando o prédio esteja supostamente fora de uso.

    d) permitir o escoamento fácil de todos os ocupantes do prédio; permanecer desobstruídos em todos os pavimentos, do contrário, devem ser sinalizados e iluminados com indicação clara do sentido da saída, como o estabelecido pela Norma.

    Os acessos devem permanecer desobstruídos em todos os pavimentos. Não se fala em sinalização ou iluminação para substituir essa exigência.

    e) ter larguras mínimas de 1,10 m, correspondendo a duas unidades de passagem e 55 cm, para as ocupações em geral, e 2,20 m, para permitir a passagem de macas, camas, e outros, nos edifícios destinados a hospitais e assemelhados.✅gabarito

  • Pra mim a questão possui duas alternativas corretas.

    Não acho que a letra C a afirmativa esteja restringido a comércio e escolas como o colega Lucas David afirmou, para restringir a questão teria que ter usado a palavra "somente" ou uma similar.