SóProvas


ID
76741
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

. O Produto Interno Bruto de um país, num certo ano, é menor que o seu Produto Nacional Bruto, no mesmo ano, se a(o)

Alternativas
Comentários
  • Cada país apresenta valores diferentes para PIB e PNB. O PIB trata do produto gerado nos limites territorial do país, inclui a produção de filiais estrangeiras. Para se chegar ao PNB, a partir do PIB, é preciso subtrair a renda enviada para o exterior. Países como o Brasil normalmente apresenta PIB > PNB, em função da RLEE ser negativa.PNB = PIB - Receita Líquida Enviada ao exteriorComo a RLEE é positiva, o PNB = PIB + RLEE.
  • Muitas pessoas confundem o PIB e o PNB. O PNB (Produto Nacional Bruto) é a somatória do PIB mais as rendas recebidas/enviadas ao exterior (investimentos, remessas, exportações, importações, etc...). Por exemplo, o Governo envia remessas de dinheiro ao exterior para o pagamento de parcelas da dívida externa, ou então, uma multinacional envia seus ganhos para seu país de origem. Todo esse fluxo de dinheiro é incluído no PNB. Os países ricos, normalmente, tem o PIB menor que o PNB, porque suas transações internacionais são maiores que as nacionais. No Brasil ocorre o contrário, há maior saída de dinheiro do que entrada.PIB: é a totalidade da renda obtida internamente. Inclui a renda ganha pelos estrangeiros que moram no país, mas não inclui a parcela ganha pelos nativos do país que vivem no exterior.PNB: é a renda total recebida pelos nativos, tanto no país como no exterior, mas não inclui o montante ganho pelos estrangeiros que moram no país.RESPOSTA CORRETA: ALTERNATIVA (c), pois se o Produto Interno Bruto (PIB) for menor que o Produto Nacional Bruto (PNB), é sinal que que houve entrada de renda do exterior (positiva, o que aumenta o PNB) e não saída (negativa, que diminuiria o PNB)Bons estudos!!
  • Contabilidade Social: Balanço de PagamentosIdentidade contábil básica envolvida: PRODUTO = RENDAO PIB é facilmente calculado, pois corresponde a tudo o que é produzido dentro do território nacional. Já o PNB tem um cálculo mais complexo, pois para se chegar ao seu valor, deve-se calcular a produção de residentes no país tanto interna como externamente, além de excluir a parte da produção interna dos não-residentes. Um "truque" mais fácil para se chegar ao seu valor é usar a identidade contábil de RENDA = PRODUTO e a fórmula:PIB - renda enviada ao exterior + renda recebida do exterior = PNBSe PIB < PNB, então, entrou mais $ do que saiu.(A) Não dá para concluir nada. O "saldo líquido" da poupança externa (se positiva ou negativa) é obtida através do saldo de transações correntes.(B) está comparando alhos com bugalhos.(C) CORRETO. Se renda recebida > renda enviada, então PIB < PNB.(D) aumenta apenas se tiver entrando mais moeda estrangeira do que saindo e os recursos externos podem vir tanto como renda recebida (o que afeta a comparação PIB/PNB) como investimento (que nada influi).(E) Exportações > importações. Nada influi na comparação PIB/PNB
  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte:   Celso Natale - Estratégia

     

    O Produto Interno Bruto é um critério territorial de mensuração da produção, ou seja, leva em consideração  aquilo  que  é  produzido  no  país,  não  importando  se  quem  produziu  é  ou  não estrangeiro. A produção de empresas internacionais no Brasil, por exemplo, entra no PIB, mas não entra no PNB. 

    O  Produto  Nacional  Bruto,  por  outro  lado,  mensura  a  produção  realizada  pelos  fatores  de produção nacionais, não importa em qual território ela se deu. A produção de uma empresa brasileira na Argentina, por exemplo, entra no PNB, mas não entra no PIB.  

    Feita essa breve revisão, lembremos também que: 

    • PNB = PIB + Rendas recebidas do exterior Rendas enviadas ao exterior 

    ou

    • PNB=PIB + Rendas líquidas recebidas do exterior 

    Dessa forma, o PNB será superior ao PIB sempre que as rendas líquidas recebidas do exterior apresentarem saldo positivo.

    =-=-=

    PRA  AJUDAR:

    (2002/ESAF/TCU/Auditor Federal de Controle Externo) Considere os seguintes dados para uma economia aberta e sem governo, num determinado 

    • período de tempo e em unidades monetárias: 
    • Poupança líquida do setor privado: 100 
    • Depreciação: 10 
    • Variação de estoques: 40 
    • Formação bruta de capital fixo: 120 

    Com base nestes dados e considerando um sistema de contas nacionais, é correto afirmar que, no período, o saldo do balanço de pagamentos em transações correntes foi superavitário no valor de 40.(ERRADO)

    A questão apresenta 2 erros:

    Observe que, segundo o enunciado, não há governo nessa economia, de forma que a poupança interna é igual à poupança privada

    • I = S 
    • FBKF + ∆E = Sint(bruta) +Sext
    • Sint(bruta) = Sint(líquida) + Depreciação
    • FBKF + ∆E = Sint(líquida) +Depreciação + Sext
    • 120 + 40 = 100+10+ Sext 
    • 160 = 110 + Sext  
    • 160 = 110 + Sext
    • Sext = 50

    Note que se o resto do mundo está obtendo poupança positiva, significa que nossas importações estão superando as exportações. Estamos enviando mais dinheiro do que recebendo e, por isso, apresentamos déficit em transações correntes (Importações>Exportações). 

    O correto seria: deficitário no valor de 50.