GAB: LETRA C
Complementando!
Fonte: Celso Natale - Estratégia
O Produto Interno Bruto é um critério territorial de mensuração da produção, ou seja, leva em consideração aquilo que é produzido no país, não importando se quem produziu é ou não estrangeiro. A produção de empresas internacionais no Brasil, por exemplo, entra no PIB, mas não entra no PNB.
O Produto Nacional Bruto, por outro lado, mensura a produção realizada pelos fatores de produção nacionais, não importa em qual território ela se deu. A produção de uma empresa brasileira na Argentina, por exemplo, entra no PNB, mas não entra no PIB.
Feita essa breve revisão, lembremos também que:
- PNB = PIB + Rendas recebidas do exterior – Rendas enviadas ao exterior
ou
- PNB=PIB + Rendas líquidas recebidas do exterior
Dessa forma, o PNB será superior ao PIB sempre que as rendas líquidas recebidas do exterior apresentarem saldo positivo.
=-=-=
PRA AJUDAR:
(2002/ESAF/TCU/Auditor Federal de Controle Externo) Considere os seguintes dados para uma economia aberta e sem governo, num determinado
- período de tempo e em unidades monetárias:
- Poupança líquida do setor privado: 100
- Depreciação: 10
- Variação de estoques: 40
- Formação bruta de capital fixo: 120
Com base nestes dados e considerando um sistema de contas nacionais, é correto afirmar que, no período, o saldo do balanço de pagamentos em transações correntes foi superavitário no valor de 40.(ERRADO)
A questão apresenta 2 erros:
Observe que, segundo o enunciado, não há governo nessa economia, de forma que a poupança interna é igual à poupança privada.
- I = S
- FBKF + ∆E = Sint(bruta) +Sext
- Sint(bruta) = Sint(líquida) + Depreciação
- FBKF + ∆E = Sint(líquida) +Depreciação + Sext
- 120 + 40 = 100+10+ Sext
- 160 = 110 + Sext
- 160 = 110 + Sext
- Sext = 50
Note que se o resto do mundo está obtendo poupança positiva, significa que nossas importações estão superando as exportações. Estamos enviando mais dinheiro do que recebendo e, por isso, apresentamos déficit em transações correntes (Importações>Exportações).
O correto seria: deficitário no valor de 50.