SóProvas


ID
767587
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere:

I. Se uma economia estiver operando em um ponto sobre a curva LM, mas fora da curva IS, então o mercado monetário estará em equilíbrio e o mercado de bens em desequilíbrio.

II. Quando os mercados de bens e monetário estão em equilíbrio em uma economia fechada, não é possível alterar o nível da taxa de juros nominal, nem mesmo por intervenção dos formuladores de política econômica.

III. Se a curva LM de uma economia for perfeitamente inelástica à taxa de juros, então a essa economia pode ser aplicada a Teoria Quantitativa da Moeda.

IV. Para que o mercado monetário se encontre em equilíbrio, os agentes econômicos não devem demandar moeda pelo chamado “motivo especulação”.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. O equilibrio dos dois mercados é o ponto de intersecção das duas curvas.

    III. A LM perfeitamente inelástica à taxa de juros será vertical, ou seja, alterações na taxa de juros não impactará o produto. Nesse caso, apenas politicas monetárias serão eficazes para alterar o produto. A teoria clássica quantitativa da moeda é representada pela formula : M*V=P*Y  (onde o aumento de M, provocará o aumento de y).



  • I. Correta. 
    Pontos sobre a curva LM significam equilíbrio no mercado monetário, enquanto pontos sobre a curva IS significam equilíbrio no mercado de bens. Desta forma, se uma economia estiver operando em um ponto sobre a curva LM, o mercado de moeda estará em equilíbrio. No entanto, se o ponto estiver fora da curva IS, então, o mercado de bens não estará em equilíbrio. 

    II. Incorreta. 
    Se a economia estiver em equilíbrio nos mercados monetário e de bens (ponto de encontro das curvas IS e LM), é possível que a taxa de juros nominal da economia seja alterada. Bastará apenas haver deslocamento de alguma das duas curvas (IS e/ou LM). 

    III. Correta. 
    Se a curva LM for perfeitamente inelástica à taxa de juros, então, devemos considerar o “caso clássico”. 
    A Teoria Quantitativa da Moeda (TQM) é essencialmente de cunho clássico. Assim, no caso de a demanda ser perfeitamente inelástica aos juros, estamos navegando na teoria clássica, estando, navegando, também, por consequência, na TQM. 

    IV. Incorreta. 
    A curva LM, no que tange aos fatores que influenciam a demanda por moeda, leva em conta que esta acontece devido a 3 motivos: 
    - Motivo transação; 
    - Motivo precaução (ou reserva de valor); e 
    - Motivo especulação (portfolio).

    .

    Fonte:Prof Heber Carvalho

  • I. Perfeito! Os pontos sobre a curva LM são aqueles em que oferta e demanda por moeda são iguais, ou seja, representam o equilíbrio no mercado monetário. Por outro lado, os pontos sobre a curva IS são aqueles em que a poupança é igual ao investimento, condição de equilíbrio no mercado de bens. Se um ponto estiver fora da IS, o mercado real estará desequilibrado.

    II. Ora: claro que é possível. Basta que se desloque a curva LM para a direita expandindo-se a oferta de moeda ou se desloque a curva IS para a esquerda, com redução de gastos ou elevação de tributos. Isso gerará novo equilíbrio com taxa de juros menor (para aumentar a taxa, é só fazer o contrário).

    III. Correto. Uma curva LM perfeitamente inelástica à taxa de juros significa uma LM vertical. Nesta situação, temos o “caso clássico”, em que a moeda é usada apenas para transacionar, é mero meio de troca, tal qual prevê a Teoria Quantitativa da Moeda (que é uma teoria dos economistas clássicos).

    IV. Errado! Por que não? Os agentes econômicos demandam moeda pelo motivo especulação e isso não evita o equilíbrio.

    Resposta: C