SóProvas


ID
767809
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As relações sociais capitalistas são determinantes para a existência da questão social e das classes subalternas. Maria Carmelita Yazbek (1993), afirma que a subalternidade

Alternativas
Comentários
  • Acho estranho se a resposta B, pois a parte descrita, na qual consta: "mas nas atitudes mentais dos  próprios pobres" me retoma a um pensamento de culpabilização dos pobres. Yazbek (1993) não consta uma leitura de culpabilização dos pobres pela situação pobreza e subalternidade. 

  • também nao entendi!

  • aguardando esclarecimento acerca dessa questão.

  • "mas nas atitudes mentais dos  próprios pobres" será que nessa frase não subentende-se a questão da ideologia ?

  • Tentei fazer link com esses dois trechos de materiais:

     

    "O Serviço Social é assim reconhecido como uma especialização do trabalho, parte das relações sociais que fundam a sociedade do capital. Estas são, também, geradoras da “questão social” em suas dimensões objetivas e subjetivas, isto é, em seus determinantes estruturais e no nível da ação dos sujeitos."

     

    "Na construção de um cenário no qual possam movimentar-se na sua inteireza em busca da cidadania, consideram-se tanto as condições objetivas advindas do modo capitalista de produção, quanto as situações subjetivas dos sujeitos, decorrentes, dentre outros aspectos, dos diferentes modos de se colocarem diante da realidade."

     

    Fonte: SS para concursos.

     

    Penso que foi muito forçosa a colocação do comando da questão, porém acho que tentou fazer essa correlação da subjetividade dos sujeitos que deve ser considerada no contexto de análise da questão social. 

  • Como já afirmado, a questão é imprópria e descabida, sem coerência com o pensamento da referida autora, justamente por reafirmar o pensamento conservador.

  • Errei sabendo que ja havia lido em algum lugar.

    "Desta maneira a subalternidade é consequência das relações de poder em que estão inseridos os sujeitos no contexto social. “[...] Tem, portanto seus contornos ligados à própria formação social que a gera e se expressa não apenas em circunstâncias econômicas, sociais, políticas, culturais, mas nas atitudes mentais dos próprios “pobres” e de seus interlocutores na vida social”. (YAZBEK, 1999, p. 66)

  • ...atitudes mentais dos próprios pobres????

    Errei e errarei sempre. Afirmação sem sentido