SóProvas


ID
768007
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos aos instrumentos financeiros
derivativos.

O hedger é o participante do mercado de derivativos que opera com a finalidade de proteger os contratos contra eventuais perdas futuras. O especulador, por sua vez, com o objetivo de auferir lucros, assume os riscos do hedger, conferindo liquidez aos contratos.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal, 

    Vamos entender o principais Participantes do Mercado de Derivativos: 
     

    • (A) Hedger
    – Proteção
    – Possui ativo exposto no balanço
    O hedger busca proteger-se contra a oscilação de preços do mercado. A principal preocupação não é obter lucro com o uso de derivativos, mas garantir o preço de compra ou de venda de determinado bem em data futura e eliminar o risco de variações adversas de preço. Salientado que o hedger pode buscar proteção contra um passivo que detém e ao qual não quer ficar exposto.

     

    • (B) Especulador
    – Assume os riscos do mercado
    O especulador é um participante cujo propósito básico é obter lucro, mas eles assumem posições de risco. Ao contrário dos hedgers, os especuladores não têm nenhuma negociação no mercado físico que necessite de proteção. Sua atuação consiste na compra e na venda de contratos futuros apenas para ganhar o diferencial entre o preço de compra e o de venda, não tendo nenhum interesse pelo ativo-objeto, porém buscando se beneficiar de uma “aposta” sobre um evento futuro (alta do dólar, juros etc.). O especulador é o principal “fornecedor de liquidez” para os hedgers. Como ele opera bastante no mercado, às vezes comprando em vendendo centenas de vezes em curto espaço de tempo, ele ajuda a formar preço e ajuda ao hedger a não pagar caro demais pela proteção comprada (pois é líquida). O especulador é fundamental para o mercado.

     

    • (C) Arbitrador
    – Ganho sem risco
    É o participante que tem como meta o lucro, mas sem assumir risco. Sua atividade consiste em buscar distorções de preços entre mercados e tirar proveito dessa diferença ou da expectativa futura dessa diferença. A estratégia do arbitrador é comprar no mercado em que o preço está mais barato e vender no mercado em que está mais caro, lucrando um diferencial de compra e venda imune a riscos, porque sabe exatamente por quanto irá comprar e vender. Apesar de haver pouquíssimas possibilidades de arbitragem em mercados maduros e líquidos, a existência do arbitrador é que vai ajudar a nos aproximarmos das características de um mercado eficiente, pois ele tenderá a “fechar” muito rapidamente qualquer oportunidade de ganho sem risco, fazendo com que os preços de mercado não reflitam essas inconsistências.


    • (A) + (B) + (C) dão liquidez ao mercado
     

    • (D) Manipulador
    – Agente Nocivo ao mercado
    Como o próprio nome já diz, ele manipulas as informações de forma e aufere lucros de forma ilegal. 

     

    Portanto, pessoal, a assertiva está correta.

    Gabarito: Correto (C)

     

    (Fonte: Material Estratégia e Eu Vou Passar)