-
O leasing financeiro é a operação de arrendamento mercantil que transfere ao arrendatário substancialmente todos os riscos inerentes ao uso do bem arrendado, como obsolescência tecnológica, desgastes, etc.
CPC º 06:
10. A classificação de um arrendamento mercantil como arrendamento mercantil financeiro ouarrendamento mercantil operacional depende da essência da transação e não da forma docontrato. Exemplos de situações que individualmente ou em conjunto levariam normalmente aque um arrendamento mercantil fosse classificado como arrendamento mercantil financeirosão:
(b) o arrendatário tem a opção de comprar o ativo por um preço que se espera sejasuficientemente mais baixo do que o valor justo à data em que a opção se torne exercívelde forma que, no início do arrendamento mercantil, seja razoavelmente certo que aopção será exercida;
Logo, se o preço for maior que o valor justo, teremos o leasing operacional.
A questão erra ao afirmar que : "a opção se tornar exercível pelo arrendatário, será o próprio valor de mercado do bem objeto de arrendamento"
Em resumo: no leasing financeiro, o arrendatário tem a opção de comprar o ativo por um preço que se espera seja suficientemente mais baixo do que o valor justo à data em que a opção se torne exercível.
Exemplo: compra de veículos
-
ERRADO
A questão fala do valor pago pela arrendatária de um arrendamento mercantil financeiro, a fim de adquirir, definitivamente, o bem.
Nesse tipo de arrendamento, ao final da última prestação, a empresa possui a opção de adquirir o bem (por exemplo, um veículo) geralmente por um valor, irrisório, bem próximo de zero. Assim, após esse último pagamento residual, finalmente o banco transfere a propriedade para a empresa.
Fonte: Estratégia Concursos
É meio lógico também, a entidade já está pagando pelo arrendamento. Quando ela decidir adquirir o bem, ela vai ter que pagar pelo valor de mercado?? Se fosse assim ela estaria pagando o dobro... Não tem lógica, antes ela tivesse adquirido o bem de uma vez, ao invés de arrendar...
-
Tendi foi nada...
-
O preço a pagar SERÁ o valor que o item custa no mercado ?
Não...
-
errado,
(b) o arrendatário tem a opção de comprar o ativo subjacente a preço que se espera que seja suficientemente mais baixo do que o valor justo na data em que a opção se tornar exercível, para que seja razoavelmente certo, na data de celebração do arrendamento, que a opção será exercida;
Dois erros,
o preço deve ser suficiente mais baixo que o valor justo e esse preço deve ser considerado somente na data que a opção se tornar exercível.