Esta é uma questão capciosa. Realmente, pela premissa da transitividade, se o indivíduo prefere comprar em Rio Branco a comprar em Manaus e prefere comprar em Manaus a comprar em Belém, prefere comprar em Rio Branco a fazê-lo em Belém. Até aí correto.
No entanto, essa premissa da transitividade é uma hipótese necessária para sistematizar o estudo da teoria do consumidor, porém ela não é inapta a todo ser humano. O gosto das pessoas nem sempre é transitivo.
Por exemplo, existem pessoas que preferem carne em vez de pizza, e preferem pizza à comida japonesa. Mas é possível que, em alguma vez na vida, elas escolham comida japonesa em vez de carne. As pessoas são assim. Que nem diz o ditado: gosto é que nem “pé”, cada um tem o seu.
Segundo Eaton e Eaton, Microeconomia, página 43: “O pressuposto da transitividade parece bastante objetivo, mas será que de fato descreve o comportamento humano? ... ... concluem que as preferências da grande maioria dos adultos são consistentes. É interessante que experiências sobre preferências de crianças por diferentes cores revelam que as preferências de pessoas mais jovens tendem a ser inconsistentes, ou intransitivas.”
Desta forma, a questão é errada pela expressão “comportamento inato a todo ser humano”.
Gabarito: Errado
ESTRATÉGIA CONCURSOS