SóProvas


ID
768247
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com base nos instrumentos e medidas utilizados pelo BACEN e
pelos bancos comerciais para controlar a oferta monetária, julgue
os próximos itens, considerando especialmente o objetivo de
redução das pressões inflacionárias geradas por demanda excessiva.

A redução da taxa de juros básica, a denominada taxa SELIC, diminui a demanda agregada e reduz, consequentemente, as pressões inflacionárias.

Alternativas
Comentários
  • A redução da taxa de juros básica (SELIC) aumenta a demanda agregada e aumenta as pressões inflacionárias. Os agentes econômicos vão deixar de poupar (porque o capital renderá menos) e a tendência é gastar mais. Um exemplo foram os anos de 2012 e o primeiro semestre de 2013, onde a taxa de juros SELIC veio de consecutivas quedas até o ponto que para sustentar o limite da meta de inflação (6,5%), teve que voltar a subir.
  • se vc diminui a taxa selic..as pessoas deixam de poupar e passam a gastar mais...e quem vende começa a vender mais caro devido a grande procura...o que consequentemente gera a inflação

  • É exatamente o que está ocorrendo na economia brasileira em 2020.

    Taxa Selic no patamar de 2% (extremamente baixa), quase uma armadilha da liquidez, o que afasta o capital internacional, depreciando agressivamente o câmbio (que está beirando 1 dólar para 6 reais), o que por sua vez estimula a exportação, encarece os preços internos (por se balizar os mesmos com os preços internacionais de escoamento). Inflação.

    Lembrando que em situações como essa fica difícil combater o surto inflacionário, pois políticas monetárias na armadilha da liquidez não surtem efeito, enquanto que políticas fiscais em regime de câmbio móvel são ineficazes.

    Gabarito: Errado