SóProvas


ID
76837
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma empresa, contratada para desenvolver uma aplicação standalone de análise financeira, deve utilizar um manual de orientações para construção da interface gráfica dessa aplicação. De acordo com as heurísticas de Nielsen, qual é a orientação INCORRETA apresentada nesse manual?

Alternativas
Comentários
  • Das 10 Heurísticas de Nielsen, a letra:B - está relacionada com a Heurítica Feedback;C - está relacionada com a Heurítica Diálogos Simples e NaturaisD - está relacionada com a Heurítica Falar a Linguagem do UsuárioE - está relacionada com a Heurítica ConsistênciaLogo, letra A não está relacionada com as Heurísticas de Nielsen e, por sua vez, a resposta natural.
  • Tradução das 10 Heurísticas de Nielsen.1) Feedback * O sistema deve informar continuamente ao usuário sobre o que ele está fazendo.10 segundos é o limite para manter a atenção do usuário focalizada no diálogo.2) Falar a linguagem do usuário * A terminologia deve ser baseada na linguagem do usuário e não orientada ao sistema. As informações devem ser organizadas conforme o modelo mental do usuário.3) Saídas claramente demarcadas * O usuário controla o sistema, ele pode, a qualquer momento, abortar uma tarefa, ou desfazer uma operação e retornar ao estado anterior.4) Consistência * Um mesmo comando ou ação deve ter sempre o mesmo efeito. * A mesma operação deve ser apresentada na mesma localização e deve ser formatada/apresentada da mesma maneira para facilitar o reconhecimento.5) Prevenir erros * Evitar situações de erro. * Conhecer as situações que mais provocam erros e modificar a interface para que estes erros não ocorram.6) Minimizar a sobrecarga de memória do usuário * O sistema deve mostrar os elementos de diálogo e permitir que o usuário faça suas escolhas, sem a necessidade de lembrar um comando específico.7) Atalhos * Para usuários experientes executarem as operações mais rapidamente. * Abreviações, teclas de função, duplo clique no mouse, função de volta em sistemas hipertexto. * Atalhos também servem para recuperar informações que estão numa profundidade na árvore navegacional a partir da interface principal.8) Diálogos simples e naturais * Deve-se apresentar exatamente a informação que o usuário precisa no momento, nem mais nem menos.9) Boas mensagens de erro * Linguagem clara e sem códigos. * Devem ajudar o usuário a entender e resolver o problema. * Não devem culpar ou intimidar o usuário.10) Ajuda e documentação * O ideal é que um software seja tão fácil de usar (intuitivo) que não necessite de ajuda ou documentação.
  • As Heurísticas de Nielsen descrevem propriedades que devem ocorrer em um sistema Web de alta usabilidade. As 10 propriedades são:
    1. Visibilidade do estado do sistema
    2. Compatibilidade do sistema com o mundo real
    3. Controlo e liberdade do usuário
    4. Consistência e padrões
    5. Prevenção de erros
    6. Reconhecimento ao invés de lembrança
    7. Flexibilidade e eficiência de uso
    8. Estética e design minimalista
    9. Ajudar os usuários a reconhecer, diagnosticar e corrigir erros
    10. Ajudas (Help) e documentação.

  • A primeira ele quis confundir com a heuristica de Atalhos mas não são os mesmos comandos. São comandos diferentes para o usuário experiente. 

    a alternativa a  fere a consistência (o mesmo comando deve gerar as mesmas consequências)

  •  a)Um mesmo comando deve provocar efeitos distintos, de acordo com o nível do usuário.- correto - padrões & 

     b)Os usuários devem ser informados sobre o que estão fazendo, com feedback imediato.Visibility of system status

     c)Os diálogos devem conter somente informações relevantes e necessárias.Aesthetic and minimalist design

     d)A terminologia deve ser baseada na linguagem do usuário e não orientada ao sistema. Match between system and the real world

     e)A interface deve ter convenções que não sejam ambíguas.Recognition rather than recall

  • A

  • a-

    as heuristicas de nielsen sao diretrizes para usabilidade od sistema.a interface deve ser instintiva e feedback imediato; o usuario nao pode ter duvidas quanto ao uso e nao pode haver ambiguidade

    https://www.nngroup.com/articles/ten-usability-heuristics/