-
Acredito que o erro da questão esteja em dizer que "a dispersão ou separação dos materiais combustíveis que deve ser executada na construção dos aceiros" seja um processo utilizado para extinção de um incêndio florestal. Acho que é mais um processo preventivo, feito antes do incêndio.
-
Vicente, a técnica de construção de aceiros pode ser realizada durante a ocorrência dos incêndios. Acredito que o erro seja "dispersão" dos materiais, quando, na verdade, os materiais são acumulados ao fazer o aceiro.
-
O abafamento consiste na diminuição da percentagem de oxigénio para valores inferiores a 15% (a percentagem normal de oxigénio no ar é de 20%) e a dispersão consiste na separação física do combustível. O arrefecimento baseia-se na diminuição da temperatura do ambiente onde está a ocorrer o fogo para valores inferiores à temperatura de combustão e finalmente a inibição é a alteração da composição química da chama suprimindo a sua formação (ruptura das reações em cadeia).
-
Pessoal, cuidado, segundo a Apostila do Brigadista do MMA (material que serve de base para a elaboração de várias questões de concurso sobre o tema), a construção de ACEIROS é uma atividade PREVENTIVA, e a construção de linhas de defesa é uma atividade de combate. Ambas se baseiam na remoção do combustível, isto é, na quebra de continuidades da vegetação.
" Os aceiros se definem como barreiras naturais ou construídas, limpas de vegetação, parcial ou completamente, de uma largura variável (em geral, de 5 a 20 metros), instaladas previamente ao incêndio."
"...as linhas de defesa, são faixas desprovidas de vegetação, com uma raspagem dos materiais até o solo mineral, de uma largura de 0,40 a 1,00 m, e que se constroem ou instalam durante o combate".
A questão é confusa, mas acredito que o erro esteja em referir-se à construção de aceiros como uma atividade de "dispersão ou separação dos materiais combustíveis", sendo que trata-se de uma atividade de REMOÇÃO de material combustível...
Fonte: http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/servicos/sejaumbrigadista.pdf
-
O princípio de extinção de um incêndio florestal diz que para se apagar um incêndio é preciso neutralizar pelo menos um dos lados do triângulo do fogo. É necessário, portanto, eliminar um ou mais elementos e isso pode ser feito construindo uma linha de controle e eliminando o combustível, resfriando com água ou terra ou abafando o oxigênio com terra ou abafadores. A construção de aceiros é uma atividade preventiva, ou seja, realizada antes do incêndio acometer a área, portanto, não é uma atividade de combate. Questão Errada.
Fonte: Incêndios Florestais para Concursos. https://goo.gl/jujJgg
-
"O princípio de extinção de um incêndio florestal diz que
para se apagar um incêndio é preciso neutralizar pelo menos um dos lados
do triângulo do fogo. É necessário, portanto, eliminar um ou mais
elementos e isso pode ser feito construindo uma linha de controle e
eliminando o combustível, resfriando com água ou terra ou abafando o
oxigênio com terra ou abafadores. A construção de aceiros é uma
atividade preventiva, ou seja, realizada antes do incêndio acometer a
área, portanto, não é uma atividade de combate."
Fonte: Concurseiro Florestal