Questão incorreta!
Queimas para Limpeza
Compreende os incêndios florestais originados de fogo usados na limpeza do terreno, para qualquer propósito (agricultura, pastagem, reflorestamentos) que por negligência ou descuido tenham escapado do controle a atingindo áreas florestais. Nos países tropicais, de uma maneira geral, está é a principal causa dos incêndios florestais.
Fumantes
Neste item estão incluídos os incêndios originados por fósforos e pontas de cigarros acesas, que são atiradas displicentemente por fumantes descuidados. Esta é a uma das maiores causas de incêndios florestais nos Estados Unidos, Canadá, Europa, Austrália e União Soviética. Provavelmente esta seja a causa onde mais se evidencia a falta de cuidado do homem na proteção das florestas contra incêndios. No Brasil, principalmente na época mais seca do ano para as regiões Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste, intensificam-se os focos de incêndios provenientes de pessoas descuidadas que jogam cigarros ou fósforos acesos no chão. Casos típicos ocorrem nas margens de rodovias, onde o motorista, ao jogar uma bituca de cigarro acesa pela janela de seu carro, poderá estar dando início a um grande incêndio, onde o fogo começa no capim a margem da rodovia e posteriormente se espalha, podendo queimar florestas e residências.
Fonte: CODEVASF. Apostila do Curso Técnicas de Prevenção e Combate à Incêndios Florestais.
Mas, segundo outra fonte:
Entre 1983 e 1987, “queimas para limpeza” foi o principal grupo de causa de incêndios no Brasil (SOARES, 1989). Já no período de 1998 a 2002, a principal causa foi o grupo “incendiários” (SOARES; SANTOS, 2002).
Atualmente há uma crescente preocupação com o aumento dos incêndios causados pelos incendiários em todo o mundo (SOARES, 2004). Na Europa, de maneira geral, 50% dos incêndios têm sido causados por incendiários (ECE/FAO, 1990). Os incendiários ocupam o primeiro lugar nos números de incêndios registrados na África do Sul (Republic of South África, 1987), nos Estados Unidos (BROWN; DAVIS, 1973), na Espanha (VÉLEZ, 1990), na Grécia (KAILIDIS, 1992) e na Itália (LEONE; SARACINO, 1990).
Fonte: http://www.floresta.ufpr.br/firelab/wp-content/uploads/2013/09/artigo23.pdf