-
Protocolo IP - Melhor esforço.
-
Gab: CERTO
A assertiva é um Ctrl C+ Ctrl V do livro do Forouzan (pag. 221, 4ª Edição):
"A comutação na Internet é realizada usando-se a metodologia de datagramas para a comutação de pacotes na camada de rede"
"A Internet optou pela metodologia de datagramas para a comutação na camada de rede. Ela usa os endereços universais definidos na camada de rede para direcionar pacotes da origem ao destino."
Enfim, de modo geral, é importante saber que a comutação de pacotes é usada para Internet e VoIP, enquanto a comutação de circuitos é usada na telefonia.
-
Certo. A Internet opera com pacotes/datagramas na camada de redes.
-
GABARITO CORRETO!
.
.
O IP é um protocolo de datagrama sem conexão e não confiável - um serviço de envio pelo melhor esforço. O termo melhor esforço significa que o IP não fornece nenhuma verificação nem monitoramento de erros. O IP presume a não confiabilidade das camadas subjacentes e faz o possível para que a transmissão chegue ao seu destino, mas sem garantias.
FOROUZAN, 2008.
-
Comutação por pacotes (datagramas): camada de rede
Comutação por circuitos: camada física
-
COMUTAÇÃO DE CIRCUITOS
Utilizado na rede de telefonia. Há uma rota estabelecida.
Opera na CAMADA FÍSICA
COMUTAÇÃO DE PACOTES
Onde a internet é baseada, não há reserva de recursos. Os pacotes podem seguir caminhos diferentes - cada roteador calcula o melhor caminho, ou seja, os pacotes podem seguir diversas rotas até o destino.
Opera na CAMADA DE REDE
-
Comutação de Pacotes – As informações NÃO são transmitidas inteiras. Quando vamos enviar uma mensagem (e-mail, por exemplo), essa mensagem é dividida (quebrada) em tamanhos menores (pacotes). Os pacotes (pedaço de informações) podem seguir caminhos diferente para chegar ao destino, inclusive poderão chegar fora de ordem, pois serão reordenados no seu destino (Função dos protocolos TCP e UDP, que iremos estudas). Essa é a comutação que vigora na internet, sendo assim já anote: meio compartilhado, informação é transportada em pacotes, e esses pacotes seguem rotas diferentes.
Comutação por pacotes → temos vários caminhos diferentes, podendo os pacote chegarem fora de ordem, pois serão reordenados na máquina de destino
OBS: Comutação por PACOTES é a tecnologia presumida no modelo TCP/IP e, por isso, a mais utilizada pela infraestrutura mundial da Internet.
INTERNET: Comutação por pacotes (datagramas); SEM caminho dedicado; ñ há desperdício de banda.