SóProvas


ID
771496
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos aos estudos de usuários.

A abordagem teórica do sense making é utilizada em estudos de usuários de natureza qualitativa. Tal abordagem pressupõe que os usuários possuem necessidades cognitivas, afetivas, psicológicas e fisiológicas.

Alternativas
Comentários
  • O Sense Making Brenda Devin : esta abordagem qualitativa procura entender os usuários com necessidades cognitivas, afetivas, psicológicas e fisiológicas.

    BAPTISTA, Sofia Galvão; CUNHA, Murilo Bastos da. Estudo de usuários: visão global dos métodos de colete de dados. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 2, p. 168-184, maio/ago. 2007.

    Gab. Certo

  • Sense Making de Brenda Dervin - Abordagem qualitativa.

    Conhecido como modelo de 3 pontes:

    SITUAÇÃO - LACUNA - USO.

  • CERTA

    Sense Making Brenda Dervin: o sense making promove uma forma de pensar sobre a diversidade, complexidade e a incompletude, utilizando a metáfora de um ser humano atravessando pelo tempo e espaço e caminhado com instrução parcial, encontrando lacunas, construindo pontes, avaliando achados e se movendo. Essa abordagem procura analisar como os usuários constroem sentido nos seus mundos e como usam a informação nesse processo, considerando suas necessidades cognitivas, afetivas, psicológica e fisiológicas.