SóProvas


ID
771922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos procedimentos de instalação, configuração e
administração do sistema operacional Windows Server 2008, versão
em língua inglesa, julgue os itens a seguir.

Deve-se utilizar a versão Enterprise para o atendimento da demanda por recursos de failover clustering do Windows Server 2008 R2.

Alternativas
Comentários
  • O Windows Server 2008 R2 Enterprise fornece alta disponibilidade para aplicativos essenciais para os negócios, como bancos de dados, sistemas de mensagens, serviços de arquivos e impressão, por meio de recursos como cluster de failover e a opção de instalação Server Core. Também inclui o Hyper-V, um hipervisor de alto desempenh flexível para virtualização econômica.

    Alta disponibilidade

    Cluster de failover: O Windows Server 2008 R2 Enterprise fornece cluster de failover rápido e robusto que é fácil de gerenciar e age automaticamente em caso de falha no servidor, mantendo o serviço para que os usuários tenham o mínimo de interrupção. O cluster de failover do Windows Server 2008 R2 Enterprise suporta até 16 nós. Combinado com produtos de replicação de terceiros, o cluster de vários locais também está disponível.

    Server Core: Server Core, uma opção de instalação mínima para o Windows Server, somente os recursos essenciais para determinada carga de trabalho são instalados, resultando em um servidor mais seguro e confiável que é otimizado para executar os aplicativos e serviços mais exigentes, e que requer menos patches e manutenção.

    Virtualização econômica: A virtualização de servidores pode ajudar você a:

    • Consolidar servidores de forma lógica e simplificar o gerenciamento.

    • Reduzir o custo associado ao consumo de energia, ventialação e espaço para datacenter.

    • Aumentar a disponibilidade de seus sistemas.

    • Otimizar a utilização do sistema e obter economia de custo significativa com infraestrutura e gerenciamento

    Além disso, o Windows Server 2008 R2 Enterprise fornece direitos para executar quatro máquinas virtuais Hyper-V.

    Maior escalabilidade: Como as organizações crescem e mudam rapidamente, as infraestruturas de TI devem permanecer flexíveis e escalonáveis para ajudar a suportar, gerenciar e proteger funcionalidades expandidas, um influxo de usuários e locais de trabalho adicionais, e aplicativos cada vez mais crítidos.

    O Windows Server 2008 R2 Enterprise é escalonado para se adapatar ao aumento da necessidade de aplicativos corporativos.
     

    • Suporte para até 64 x 64 processadores físicos (até 256 processadores lógicos) e 1 TB de RAM.

    • Suporte para um número praticamente ilimitado de conexões de rede privada virtual (VPN) e com o Remote Services Gateway.

    • Autenticação e autorização para um número praticamente ilimitado de conexões de serviço de acesso à rede e ao servidor de políticas de de rede.

    Fonte: http://www.microsoft.com/pt-br/server-cloud/windows-server/2008-r2-enterprise.aspx

  • Estranho a forma que ficou colocada a questão, pois não é apenas a versão Enterprise que dá suporte ao Clustering de Failover, também a versão Datacenter do Windows Server 2008 oferece suporte ao recurso, conforme retifado do site technet da Microsoft:

    "O recurso cluster de failover está disponível nas plataformas Windows Server 2008 Enterprise e Windows Server 2008 Datacenter. Ele não está disponível nos sistemas operacionais Windows Web Server 2008 ou Windows Server 2008 Standard."
    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc725923%28v=ws.10%29.aspx
  • É Marcelo, mas o CESPE é assim mesmo. Expressões como "deve-se", "é sufuciente", "é necessário" não excluem o fato que existem outras formas de se chegar ao mesmo resultado; o candidato então deve ficar atento. Agora, expressões como "somente", "apenas", etc. são restritivas e excluem a possibilidade de outra solução.

    Bons estudos.
  • Geraldo,
    o "Deve-se" não seria também restritiva? Este caso está mais para "a banca não sabia que existiam outras formas". Mas analisando a questão de um ponto de vista meramente lógico, se você negar a sentença, ai sim ela fica errada: "Não deve-se utilizar...", sendo assim é melhor dizer que ela está certa. =D