SóProvas


ID
77272
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um modelo bastante difundido atualmente na formulação de estratégias é o denominado Balanced Scorecard ou Escore Balanceado, que se baseia no desdobramento da visão de futuro em torno de dimensões equilibradas, podendo essas dimensões ser alteradas para contemplar as características de organizações privadas, públicas ou do terceiro setor. O Balanced Scorecard inova por apresentar um(a)

Alternativas
Comentários
  • Kaplan e Norton (1997):“A ênfase na construção de relações de causa e efeito no BSC gera um raciocínio sistêmico dinâmico, permitindo que os indivíduos nos diversos setores da organização compreendam como as peças se encaixam, como o seu papel influencia o papel de outras pessoas, além de facilitar a definição dos vetores de desempenho e as iniciativas correlatas que não apenas medem a mudança, como também a alimentam”.
  • O BSC é uma ferramenta de Planejamento Estratégico ou Gestão Estratégica, logo está ligada com 3 momentos basilares: o ato de planejar - definir as metas, onde se quer chegar, a visão; os valores, princípios éticos, morais que nortearão a empresa; missão, o que eu quero com esse meu negócio - de implementar e controlar.
    Indo para as alternativas:
    A- modelos de remuneração não fazem parte dessa base; são posteriores.
    B- Locura! Nada a ver com Adm. e Plan. Estratégico. São conceitos de regulamentação internacional das Ciências Contábeis.
    C- Resposta correta. O vetores que a banca fala também são conhecidos por Perspectivas (Aprendizado e Crescimento, Processos Internos no Negócio, Cliente e Financeiro); a causa e o efeito é como deve me posicionar para conquistar o meu cliente - nesse sentido.
    D- Não se presta somente aos Stakeholder (investidores), mas também aos Shareholders (acionistas); coordenar e organizar não é o mesmo que controlar, pois este é mais abrangente, está mais relacionado a direção, enquanto aqueles são conceitos mais voltados a área genrencial.
    E- Nada ver, pois está tratando de dinheiro - prestação de contas - dep. financeiro.
  • O BSC é um sistema de gestão genérico para organizações, onde o administrador de empresas deve definir e implementar variáveis de controle, metas e interpretações para que a organização apresente desempenho positivo e crescimento ao longo do tempo.

    BSC (Balanced Scorecard) é uma sigla que pode ser traduzida para Indicadores Balanceados de Desempenho, ou ainda para Campos (1998), Cenário Balanceado. O termo “Indicadores Balanceados” se dá ao fato da escolha dos indicadores de uma organização não se restringirem unicamente no foco econômico-financeiro, as organizações também se utilizam de indicadores focados em ativos intangíveis como: desempenho de mercado junto a clientes, desempenhos dos processos internos e pessoas, inovação e tecnologia. Isto porque a somatória destes fatores alavancará o desempenho desejado pelas organizações, conseqüentemente criando valor futuro.

    Segundo Kaplan e Norton (1997, p.25), o Balanced Scorecard reflete o equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazo, entre medidas financeiras e não-financeiras, entre indicadores de tendências e ocorrências e, ainda, entre as perspectivas interna e externa de desempenho. Este conjunto abrangente de medidas serve de base para o sistema de medição e gestão estratégica por meio do qual o desempenho organizacional é mensurado de maneira equilibrada sob as quatro perspectivas. Dessa forma contribui para que as empresas acompanhem o desempenho financeiro, monitorando, ao mesmo tempo, o progresso na construção de capacidades e na aquisição dos ativos intangíveis necessários para o crescimento futuro.

    Portanto, a partir de uma visão balanceada e integrada de uma organização, o BSC permite descrever a estratégia de forma muito clara, por intermédio de quatro perspectivas: financeira; clientes; processos internos; aprendizado e crescimento. Sendo que todos se interligam entre si, formando uma relação de causa e efeito.

  • Acredito que o enunciado da questão ao referir-se ao BSC como um modelo de "formulação de estratégias" apresenta um erro passível de anulação da questão. Dentre os estudiosos que buscavam uma alternativa aos sistemas de medidas de desempenho baseados apenas nos aspecto financeiros, ficaram conhecidos aqueles que se debruçaram sobre os sistemas score, que tratavam de ativos tangíveis e intangíveis tentando pontuá-los (score) de alguma forma. Baseado no sistema de score é que Kaplan e Norton desenvolveram o BSC. No entanto os criadores desse sistema sempre deixaram claro que o sistema foi concebido para mensuração de desempenho, e só posteriormente admitiram que o BSC também poderia ser usado como ferramenta de gestão estratégica, na implementação da estratégias, não na formulação. Já a questão diz que o sistema serve para "formulação de estratégias", o que vai contra aquilo defendido pelos seus criadores.

  • amigo a gestão estrategica engloba o planejamento estrategico que é a  formulação de estrategias. Ela engloba planejamento estratigoc, implementação e controle!! 

    Logo seu argumento está equivocadp
  • O colega Marcio Silva se equivocou ao dizer que um dos erros da alternativa D esta em mencionar apenas os Stakeholder (investidores)e não os Shareholders (acionistas).

    Pois Stakeholder é um conceito amplo que engloba não somente os investidores mas também todos aqueles que estão relacionados direta ou indiretamente com a organização como funcionários, clientes, concorrentes, mídia, governo, comunidade local e inclusive os acionistas (Shareholders).
  • Referente a letra D, que está errada é pode causar alguma confusão:


    D) ferramenta estratégica de coordenação e organização das expectativas dos stakeholders.

    Segundo o Wikipedia, Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de gestão estratégica que desdobra objetivos estratégicos, visão e missão da organização em indicadores de desempenho para monitoramento estratégico. Porém, não é para a coordenação e organização das expectativas dos stakeholders. Não existe uma total correspondência do uso dos indicadores da perspectiva BSC em relação a influência dos stakeholders. 

    Apesar dos stakeholders serem elementos essenciais ao planejamento estratégico de negócios, nem sempre possuem o mesmo interesse em um processo. Um exemplo disso seria os funcionários e sindicatos exigirem um melhor salário e os acionistas/investidores desejarem manter o mesmo salário.

    Só para citar alguns exemplos de Stakeholders: Acionistas, Donos, Investidores, Empregados, Fornecedores/subministradores da empresa, Sindicatos, Associações empresariais, revolucionais ou profissionais, Comunidades onde a empresa tem operações, associações de vizinhos, Grupos Normativos, Governos municipais, Governos estatais, Governo federal, ONGs, Concorrentes, Imprensa, consumidores.


    Resumindo: O BSC está como insumo para as tomadas de decisões do Gestor Estratégico


    Algumas fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Stakeholder

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Balanced_scorecard

    http://www.portal-administracao.com/2014/03/o-que-e-balanced-scorecard-bsc.html

    http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2012_ESO1054.pdf