SóProvas


ID
772909
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A Educação Corporativa tem sido apresentada pelas empresas como uma alternativa para aumentar a geração de valor em seus produtos e serviços. Possibilita a vantagem competitiva, na medida em que melhora significativamente a performance e o alto desempenho. Tem papel importante na gestão do conhecimento organizacional.

Em relação à educação corporativa, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • A educação corporativa concentra-se nas atividades de modelar, difundir e aplicar conceitos, teorias e todo tipo de conhecimento empresarial. Dessa forma, a organização deve interagir com seus colaboradores com o propósito de tornar essa empresa mais capacitada para alcançar metas e objetivos.

    De acordo ainda com o primeiro capítulo-Educação nas empresas, do livro Educador corporativo, veja aqui alguns conceitos importantes para aplicar a educação nas organizações:

    Evento de aprendizagem: o foco está nas tarefas dirigidas como algo específico nas organizações;

    Desenvolvimento: atividades destinadas a preparar dos profissionais para enfrentar novos papéis dentro das empresas, com alcance de médio prazo. São atividades típicas na formação de bancos de oportunidades;

    Educação: forma as pessoas para a vida empresarial e para a convivência, busca sempre um alcance de longo prazo;

    Competências corporativas ou institucionais: conjunto de qualificações e tecnologias que possui uma entidade necessária para o alcance dos objetivos estratégicos;

    Diante desses conceitos, segundo Scott Parry a competência resulta de três fatores básicos:

    Conhecimentos: que trata do saber fazer por meio da compreensão dos conceitos e o domínio das técnicas. Resulta normalmente de um processo de estudo, que é cognitivo.

    Habilidades: apresentam uma ligação com o conceito de desenvolvimento e representa a capacidade de fazer acontecer, de realizar. Normalmente ligado ao conceito de “talento” às habilidades.

    Atitudes: referem-se ao modo de agir das pessoas em relação aos fatos, ao ambiente e às outras pessoas. É o querer fazer.

    Para a consultora de desenvolvimento de pessoas, Glória Cascaes além desses três fatores acrescenta-se o quarto:

    Saberes: é próprio daqueles que já saborearam. Saber e sabor têm a mesma origem etimológica, significam a mesma coisa. Assim, saber é diferente de conhecimento, porque resulta da experiência.

    A educação corporativa nada mais é do que agregar valor permitindo que a empresa se destaque no mercado. Contudo, cada conceito da estratégica da organização deve ser bem ponderada e conceituada para que a qualificação dos colaboradores da empresa seja o diferencial das demais.

    Fontes: Eboli, Marisa. Educação corporativa no Brasil: Mitos e verdades;  Fleury, A.&M.T.Fleury. Estratégicas empresariais e formação de competências; Gramigna, Maria Rita.Modelo de competências e gestão de talento;  Hamel,G.&C.K Prahalad. Competindo pelo futuro e Evaldo Bazeggio.

  • Letra A
    Educação corporativa pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização. É mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido, práticas de educação corporativa estão intrinsecamente relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens ou serviços).
  • Ratificando o comentário do nosso amigo, Klaus, segue abaixo o link com a fonte do conceito de Educação Corporativa por ele utilizado:

    http://www.educor.desenvolvimento.gov.br/educacao

    "Educação corporativa pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização. 
    Educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido, práticas de educação corporativa estão intrinsecamente relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens ou serviços)."

    (MDIC - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior)
    • Tentar facilitar um pouco o raciocínio: 

    • a) promove a consciência de que cada indivíduo é responsável por seu próprio aprendizado e estimula o compartilhamento do conhecimento. (CORRETA)
    • b) está ASSOCIADA do conceito de gestão do conhecimento porque o conhecimento é mais do que o indivíduo sabe ou do que muitos indivíduos sabem.
    • c) tem como objetivo gerar oportunidades de aprendizagem que desenvolvam competências para a melhoria do desempenho da empresa, já que o investimento é realizado por ela. (talvez o custo possa ser rateado com o aluno) ???
    • d) representa a produção de aprendizado contínuo, E AJUDA nas soluções de aprendizagem e compartilhamento do conhecimento, já que o seu objetivo é fazer com que a empresa entre em novos mercados globais.
    • e) é uma alternativa identificada pelas empresas para suprir uma falha do sistema educacional brasileiro que não prepara profissionais para os níveis estratégicos das empresas. (as universidades acadêmicas preparam sim, mas as empresas buscam o aprendizado junto ao alinhamento estratégico já da própria empresa)



  • A letra C acredito estar seguindo numa linha também correta, mas ao restringir, e dizer que o objetivo é aumentar o desempenho da empresa como um todo, é um erro, já que o objetivo da educação corporativa é também o crescimento pessoal de cada colaborador em suas competências, que consequentemente tornam-se inerentes a pessoa, mesmo quando, eventualmente, desligue-se da empresa.