SóProvas


ID
772978
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Tradicionalmente as empresas elaboravam um plano de carreira para preparar pessoas para ocuparem cargos mais altos na hierarquia das organizações.
Algumas organizações adotam o plano de carreira em Y que

Alternativas
Comentários
  • TRAJETÓRIA DE CARREIRA – Y 
    Sucessão de cargos técnicos ou administrativos com complexidade similar aos cargos executivos. Permite ao profissional crescer na organização ocupando cargos TÉCNICOS ou GERENCIAIS.

    Fonte: PONTES, BENEDITO RODRIGUES. Administração de cargos e salários – 11. ed. – São Paulo : LTR, 2005. Capítulo 17, p. 334 a 354. 
  • A Carreira em Y é uma resposta à maneira tradicional e rígida de progredir em uma empresa. Vamos supor que você é um excelente profissional e gosta do seu trabalho. Se a empresa não adotar uma progressão de carreira em Y, significa que suas possibilidades de crescer na empresa são muito limitadas: você pode crescer, mas apenas em uma direção, para no futuro se tornar um gestor. Isso significa que para ser melhor remunerado, você teria que progredir até um cargo que talvez você não gostasse ou não tivesse interesse. Daí que você se tornaria um gestor que é melhor remunerado mas um trabalhador insatisfeito porque estaria fazendo algo que não o estimula. De excelente técnico você se tornaria um gestor ruim. A Carreira em Y possibilita uma progressão de carreira em que você pode seguir uma linha que te interesse, deixando-o mais satisfeito com o trabalho e podendo influenciar nos resultados de maneira mais expressiva, trazendo vários benefícios para a empresa, tais como a retenção do seu talento, já que estará fazendo o que mais lhe interessa e sendo reconhecido por isso.
  • TRAJETÓRIA DE CARREIRA – Y : Sucessão de cargos técnicos ou administrativos com complexidade similar aos cargos executivos. Permite ao profissional crescer na organização ocupando cargos TÉCNICOS ou GERENCIAIS.
  • a)Correta

    b)Não é de menor complexidade.

    c)Não propícia o crescimento por linha de polivalência, ou seja flexíveis e de conhecimento profundo.

    d)Não somente por promoção a cargos gerencias

    e)Não pressupões.

    O plano de carreira em Y possui apenas duas linhas:

    Técnicas ou gerencial

  • Meu raciocínio foi esse, mesmo sem conhecer o conceito.

     

    A letra Y lembra uma bifurcação, ou seja, uma coisa ou outra, uma opção ou outra. Quando li "tanto posições nas linhas de carreira técnica como nas de carreira gerencial" associei com essa ideia de opção e chutei.