SóProvas


ID
775648
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Abaixo são mencionados alguns protocolos de roteamento da Internet e seu significado:


1) BGP = Border Gateway Protocol

2) OSPF = Open Shortest Path First

3) IGP = Interior Gateway Protocol

4) EGP = Exterior Gateway Protocol


Qual/Quais das siglas acima corresponde(m) ao significado indicado?

Alternativas
Comentários
  • 1. O Border Gateway Protocol (Protocolo de Roteamento de Borda – BGP) é um sistema de roteamento entre sistemas autônomos1 (Autonomous Systems - AS). Sistemas Autônomos são grupos de redes que compartilham uma mesma administração e a mesma política de roteamento. BGP é o protocolo usado para troca de informações sobre roteamento da internet e ele é usado por ISP's (Internet Service Providers). A versão usada atualmente é o BGP-42. Comumente, as empresas e universidades usam em suas redes, protocolos de roteamentos internos IGP3. Vários clientes, compartilham o mesmo AS de um ISP, dessa forma, na borda do AS do ISP é usado o BGP para trocar informações de rotas com a internet para seus clientes

     

    2. O protocolo OSPF (Open Shortest Path First), definido pela RFC 2328, é um protocolo IGP (Interior Gateway Protocol), ou seja, desenhado para uso em um Sistema Autônomo Interno (intra-AS). O protocolo OSPF foi desenvolvido para atender às necessidades colocadas pelas comunidades da Internet, que demandavam um protocolo IGP eficiente, não-proprietário e operacional com outros protocolos de roteamento.

     

    3. Interior Gateway Protocol (ou abreviado por IGP) é um protocolo de roteamento interno para a Internet, usado por gateways do mesmo sistema autônomo, chamados de "vizinhos interiores".

    São exemplos de IGP os seguintes protocolos: RIP, HELLO, OSPF, IGRP, entre outros.

    Atualmente, o protocolo estabelecido como padrão para os encaminhamentos de pacotes na Internet é o BGP (do inglês, Border Gateway Protocol).

     

    4. Exterior Gateway Protocol (ou abreviado por EGP) é um protocolo de roteamento para a Internet, atualmente considerado como obsoleto, inicialmente especificado por Eric C. Rosen e David L. Mills em 1982. Atualmente, o protocolo estabelecido como padrão para os encaminhamentos de pacotes na Internet é o BGP (do inglês, Border Gateway Protocol).

    Este protocolo por gateways que trocam informações de roteamento com outros gateways que não façam parte do mesmo sistema autônomo, chamados também de "vizinhos exteriores".

    As implementações de EGP não tentam escolher a melhor rota para um destino. EGP atualiza informações do vetor de distâncias, mas não avalia estas informações. Os valores contidos no vetor de distâncias de sistemas autônomos distintos, não são comparados diretamente, porque cada sistema autônomo pode utilizar um critério diferente para desenvolver estes valores. EGP deixa a decisão da "melhor" rota para outro protocolo.