SóProvas


ID
776794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 22/7/2011, dois atentados na Noruega chocaram o mundo.
Foi a maior tragédia no país desde a Segunda Guerra Mundial,
deixando mais de setenta mortos e mais de sessenta feridos.
Com relação a esses acontecimentos, julgue os itens a seguir.

O autor dos atentados alegou que lutava contra a crise econômica em seu país.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado

    Não foi por motivo econômico, mas sim : Segundo declarações do suspeito, o norueguês Anders Behring Breivik, seus atos foram motivados pelo desejo de provocar uma “revolução” contra o multiculturalismo que, segundo ele, está “ameaçando o patrimônio da Europa”
  •        

    Massacre na Noruega revela força da extrema direita na Europa

    Oposição à imigração, globalização e multiculturalismo cresce em grande parte do continente europeu

    The New York Times 25/07/2011 11:51

    Texto:

     

     
    Foto: ReutersAmpliar

    Norueguês Anders Behring Breivik, acusado pelo massacre na Noruega, é visto dentro de veículo ao deixar corte onde teve sua primeira audiência em Oslo

    Os ataques realizados na Noruega na sexta-feira atraíram nova atenção para os extremistas de direita não apenas no país, mas em toda a Europa, onde a oposição aos imigrantes muçulmanos, à globalização, ao poder da União Europeia e à união em prol do multiculturalismo tem se mostrado uma poderosa força política e, em alguns casos, um estímulo à violência.

    O sucesso de partidos populistas que apelam a um sentimento de perda de identidade nacional levou as críticas contra minorias, imigrantes e muçulmanos das salas de bate-papo na internet para a política. Embora os partidos em geral não apoiem a violência, alguns especialistas dizem que um clima de ódio no discurso político tem incentivado indivíduos violentos.

    "Não fico surpreso com atentados como o da Noruega porque sempre existirão pessoas para as quais atitudes mais radicais são necessárias", disse Joerg Forbrig, analista do German Marshall Fund, em Berlim, na Alemanha, que estudou as questões de extrema-direita na Europa. "Isso (o ataque) pode acontecer em muitos lugares e há problemas mais amplos por trás deste tipo de ação.”

  • O ataque duplo da Noruega, reivindicado pelo fundamentalista cristão e anti-islâmico norueguês Anders Behring Breivik, de 32 anos, deixou mais de 75 mortos em Oslo e na Ilha de Utoya na sexta-feira de 22 de julho. Breivik, que em 25 de julho foi indiciado por atos de terrorismo em sua primeira audiência judicial, rejeitou declarar-se culpado das acusações argumentando que o massacre foi necessário para evitar que a Europa seja tomada por muçulmanos.

    Nesta terça-feira, seu advogado, Geir Lippestad, disse que o extremista é provavelmente insano. Apesar disso, Lippestad afirmou que o acusado poderia se opor à ideia de basear sua defesa na alegação de insanidade mental por acreditar ser o único "que compreende a verdade".

    http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/saiba+como+extremista+executou+plano+de+ataque+na+noruega/n1597101951867.html

    Bons estudos!
     

  • O autor do atentado, Anders Breivik, era um militante da extrema direita, que lutava contra o multiculturalismo e o Islã, defendendo maiores restrições à política migratória no país.


    A resposta está errada.