SóProvas


ID
776797
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 22/7/2011, dois atentados na Noruega chocaram o mundo.
Foi a maior tragédia no país desde a Segunda Guerra Mundial,
deixando mais de setenta mortos e mais de sessenta feridos.
Com relação a esses acontecimentos, julgue os itens a seguir.

O autor dos referidos atentados inspirou-se em ideias da extrema direita europeia.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito certo

    Segundo declarações do suspeito, o norueguês Anders Behring Breivik, seus atos foram motivados pelo desejo de provocar uma “revolução” contra o multiculturalismo que, segundo ele, está “ameaçando o patrimônio da Europa”
  • Massacre na Noruega revela força da extrema direita na Europa

    Oposição à imigração, globalização e multiculturalismo cresce em grande parte do continente europeu

    The New York Times 25/07/2011 11:51

    Texto:

     

     
    Foto: ReutersAmpliar

    Norueguês Anders Behring Breivik, acusado pelo massacre na Noruega, é visto dentro de veículo ao deixar corte onde teve sua primeira audiência em Oslo

    Os ataques realizados na Noruega na sexta-feira atraíram nova atenção para os extremistas de direita não apenas no país, mas em toda a Europa, onde a oposição aos imigrantes muçulmanos, à globalização, ao poder da União Europeia e à união em prol do multiculturalismo tem se mostrado uma poderosa força política e, em alguns casos, um estímulo à violência.

    O sucesso de partidos populistas que apelam a um sentimento de perda de identidade nacional levou as críticas contra minorias, imigrantes e muçulmanos das salas de bate-papo na internet para a política. Embora os partidos em geral não apoiem a violência, alguns especialistas dizem que um clima de ódio no discurso político tem incentivado indivíduos violentos.

    "Não fico surpreso com atentados como o da Noruega porque sempre existirão pessoas para as quais atitudes mais radicais são necessárias", disse Joerg Forbrig, analista do German Marshall Fund, em Berlim, na Alemanha, que estudou as questões de extrema-direita na Europa. "Isso (o ataque) pode acontecer em muitos lugares e há problemas mais amplos por trás deste tipo de ação.”

  • Extrema-direita é a denominação dada a posições políticas situadas no extremo direito do  espectro ideológico. Posições extremadas tendem a se fortalecer em períodos de crise, como aquele que antecedeu a Segunda Guerra Mundial.

    Geralmente grupos de extrema-direita repudiam tanto o comunismo quanto o liberalismo, assim como os estrangeiros e imigrantes, e defendem idéias como nacionalismo e patriotismo. Em alguns países se associa ao militarismo para tomada de poder. Ex: fascismo, salazarismo, franquismo, integralismo, Front Nacional francesa, Ultranacionalismo, etc

    Em contrapartida, o termo extrema esquerda é empregado para designar correntes políticas situadas á esquerda dos partidos socialistas e dos partidos comunistas tradicionais. Assim, pode aplicar-se genericamente a qualquer partido de esquerda mais radical do que os partidos comunistas criados a partir de movimentos revolucionários anticapitalistas. Embora geralmente defendam reformas radicais do sistema social, político e econômico, distribuição equitativa da riqueza e descentralização do controle dos meios de produção, não são necessariamente marxistas, ainda que frequentemente sejam relacionadas ao marxismo.

  • A polícia definiu Behring como um 'fundamentalista cristão' de direita, hostil ao islamismo.


    De acordo com Mikel Ekman, investigador da Fundação Expo, com base em Estocolmo, que monitora grupos de extrema direita, Behring criou um perfil em 2009 sob um pseudônimo que pode ser rastreado para seu endereço de e-mail em um fórum neonazista sueco chamado Nordisk.



    Fundado em 2007, o Nordisk conta com 22 mil membros na região.



    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/948924-atirador-admite-ataques-na-noruega-e-diz-que-foram-necessarios.shtml



    Bons estudos!

  • Gabarito: CORRETO

    A polícia deteve um homem de 32 anos, de nacionalidade norueguesa, suspeito de participar das duas ações, e segundo o canal TV2, é uma pessoa ligada a movimentos de extrema direita que tinha duas armas registradas em seu nome, incluindo um fuzil automático.

    Testemunhas do ataque na ilha de Utoeya revelaram que o agressor - um homem com traços nórdicos e que falava norueguês - disparou contra as vítimas, a maioria jovens, com um fuzil automático.
  • O autor do atentado, Anders Breivik, foi membro de um partido de direita extremista norueguês que defendia o nacionalismo e as restrições à imigração. Além de defender essas ideias, Breivik era neonazista, anti-multiculturalismo e islamofóbico.

     A resposta está correta.