-
OSPF (Open Shortest Path First) usa unicast & multicast p/ enviar packets e updates do estado de conexão (link state). Essa é a jogada do OSPF: estar sempre verificando updates de roteamento com outros roteadores para verificar a melhor rota (caminho).
RIP (routing information protocol) é um protocolo de vetores de distância queusa hop count para medir rotas.
-
ERRADO
O papel fundamental do roteador é poder escolher um caminho para o datagrama chegar até seu destino. Em redes grandes pode haver mais de um caminho, e o roteador é o elemento responsável por tomar a decisão de qual caminho percorrer
Ao contrário do que se afirma na Q em tela.
-
Eu julguei a questão errada, porque o OSPF, ele não usará sempre o mesmo caminho, caso tenha conhecimento sobre vários caminhos e com o mesmo destino e o mesmo valor, ele utilizará a balanceamengo de carga. E outro fato seria utilizar de ele sempre atualizar suas rotas.
-
De acordo com o professor Rodrigo Coutinho - Curso de Redes de Computadores -, os protocolos de roteamento possuem as seguintes finalidades:
a) Aprendizado dinâmico das rotas;
b) Determinação da melhor rota;
c) Atualização da tabela de roteamento;
d) Redução de loops na rede; e
e) Utilização de caminho alternativo, caso haja problemas em links.
Sob este pressuposto, é possível perceber que a questão está incorreta.
-
Há casos em que um protocolo de roteamento aprende mais de uma rota para o mesmo destino. Para selecionar o melhor caminho, o protocolo de roteamento deve poder avaliar e diferenciar os caminhos disponíveis. A métrica, um valor usado para atribuir custo, é usada para essa finalidade.
Cada protocolo de roteamento usa sua própria métrica. Por exemplo, o RIP usa a contagem de saltos, o OSPF usa a largura de banda.
-
Em suma o OSPF tem a capacidade de determinar rotas alternativas, algo que o RIP não possui. Matei a questão por essa observação.
Bons estudos!
-
Thiago Felipe, o RIP também busca o melhor caminho. A diferença é que o RIP tem a tabela de roteamento (atualizada a cada 30 segundos via resposta e anúncio RIP) para identificar o menor caminho - com rendimento linear -, enquanto o OSPF busca o melhor caminho usando o algoritmo de Dijkstra - com rendimento logarítmico.
-
O protocolo OSPF têm diversas vantagens sobre o protocolo RIP, entretanto o RIP possui uma fácil implementação, além de utilizar menos processamento para os roteadores, sendo implementado com bons resultados para redes de pequeno porte. Para redes maiores o OSPF leva a vantagem no tempo de convergência e na escolha das rotas, sendo mais vantajoso neste caso.
Outras vantagens do OSPF sobre o RIP: Convergência rápida e sem loop e Caminhos Múltiplos
-
questão similar
Ano: 2013
Banca: CESPE
Órgão: ANTT
Prova: Analista Administrativo - Infraestrutura de TI
Resolvi errado
A respeito dos protocolos de roteamento, julgue o item a seguir.
O protocolo OSPF (open shortest path first) utiliza um algoritmo para traçar o caminho de menor custo e um broadcasting de informação do estado de enlace.
certa