-
Estranho. O método do caminho crítico só pode ser usado se eu souber, no mínimo, a duração das minhas atividades e quando começam e termina. Ora, quem me diz isso é o cronograma... estranho...
-
O método do caminho crítico é uma ferramenta e técnica do processo desenvolver o cronograma. Nsse método são calculadas as datas de início e término mais cedo e início e término mais tarde e as folgas para todas as atividades. Com base nas folgas, determino o caminho crítico.
-
Processos do gerenciamento do tempo do projeto (são 6):
1 - Definir as atividades -> identifica as ações necessárias para produzir as entregas do projeto.
2 - Sequenciar as atividades -> identifica e documenta a relação entre as atividades do projeto.
3 - Estimar os recursos das atividades -> estima os tipos e quantidades de recursos para cada atividade necessária do projeto.
4 - Estimar as durações das atividades -> estima a quantidade de tempo necessária para realizar cada atividade, utilizando os recursos disponíveis.
5 - Desenvolver o cronograma -> analisa a sequencia das atividades, suas durações, recursos disponíveis etc. a fim de definir o cronograma. O Método do caminho crítico é uma das técnicas que podem ser utilizadas durante o processo Desenvolver o Cronograma.
6 - Controlar o cronograma -> monitora o andamento do projeto com base no cronograma definido.
-
São técnicas utilizadas no processo de Desenvolvimento do Cronograma:
- Análise da rede do cronograma
- Método do caminho crítico
- Método da cadeia crítica.
- Nivelamento de recursos: É uma técnica de análise de rede de cronograma aplicada a um cronograma que já foi analisado pelo método do caminho crítico.
- Análise de cenário E-se
- Aplicação de antecipações e esperas
- Compressão do cronograma: Compressão, paralelismo.
- Ferramentas para desenvolvimento do cronograma.
-
Gabarito Certo
“O caminho crítico é a sequência de atividades que representa o caminho mais longo de um projeto, que determina a menor duração possível de um projeto”. (PMBOK 5a Edição, pag. 176)
O PMBOK (página 177) continua:
“Em qualquer caminho de rede, a flexibilidade do cronograma é medida pela quantidade de tempo em que uma atividade do mesmo pode ser atrasada ou estendida, a partir da sua data de início mais cedo sem atrasar a data de término do projeto ou violar uma restrição do cronograma, o que chamamos de ‘folga total’”.
E ainda:
“Um caminho crítico do Método do Caminho Crítico é normalmente caracterizado por uma folga total igual a zero no caminho crítico”.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
CRONOS = TEMPO
-
O CPM (Critical Path Method) serve exatamente para o desenvolvimento de cronogramas.
Correta.