SóProvas


ID
777589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca de gerenciamento de projetos aderente ao PMBOK 4 e de sua relação com a gestão estratégica da organização, seu gerenciamento de serviços, sua Governança de TI e qualidade de seu software, julgue os itens que se seguem.

A estrutura analítica de riscos, no escopo de um projeto executado no âmbito da organização, pode ser composta essencialmente por elementos de natureza técnica, externa, organizacional e de gerenciamento de projetos.

Alternativas
Comentários
  • A Estrutura Analítica dos Riscos é uma representação organizada hierarquicamente, dos riscos identificados do projeto, ordenados por categoria e subcategoria de risco, que identifica as diversas áreas e causas de risco potenciais. Um exemplo é apresentado na figura a seguir:

    (Fonte: PMBOK 4 ed, pag 231)

    Gabarito "C".
  • Além dos citados, outro risco em projetos de software é: Qualidade de Software (Funcionalidade, Confiabilidade, Usabilidade, Eficiência, Manutenibilidade e Portabilidade)

  • Gabarito Certo

    Segundo Hillson (2013a), os riscos somente são gerenciáveis quando identificados e documentados de forma clara e precisa; entretanto, a identificação de riscos produz apenas uma grande lista de riscos que é difícil de entender ou gerenciar. A EAR (Estrutura Analítica de Riscos) é uma ferramenta que permite agrupar e organizar os riscos de um projeto facilitando sua gestão (Hillson, 2003).

    Modelos de referência para a gestão de riscos As empresas se utilizam de modelos de referência para organizar seus processos gerenciais organizando assim seus modelos de gestão (Cardoso, 2008). O principal objetivo da gestão de riscos é fornecer informações que permitam tomar decisões conscientes sobre os fatores que podem dar errado em um projeto. Estas informações devem conter previsões de probabilidade e impacto dos riscos, além da análise de custos e benefícios sobre os controles que podem mitigar, transferir ou até mesmo eliminar estes riscos (Higuera & Haimes, 1996). Na sequência apresenta-se: as dimensões da gestão de riscos e três modelos de referência de gestão de riscos onde o processo de identificação de riscos é comum a todos os modelos e destaca-se pela sua importância. Os modelos são apresentados do mais genérico para o mais específico: (1) o modelo da ISO é de utilização genérica e atende qualquer segmento de mercado; (2) o modelo do PMI é específico para gestão de projetos; e (3) o modelo do SEI é específico para o desenvolvimento de projetos de software.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !