SóProvas


ID
777622
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Acerca de qualidade de software, em aderência ao modelo CMMI Dev 1.3, e sua relação com gestão estratégica, gerenciamento de projetos, gerenciamento de serviços, governança de TI e qualidade de software, julgue os próximos itens.

O desenvolvimento de requisitos aderente ao CMMI é responsável por gerenciar os requisitos dos produtos e componentes de produto dos projetos de software a desenvolver.

Alternativas
Comentários
  • O desenvolvimento de requisitos aderente ao CMMI é responsável por gerenciar os requisitos dos produtos e componentes de produto dos projetos de software a desenvolver. (AFIRMATIVA ERRADA).
    Na verdade a área de processo Gerenciamento de Requisito é a responsável por gerenciar os requisitos dos produtos e componentes de produtos dos projetos de software a desenvolver. O Gerenciamento de Resquisito é uma área de processo da categoria Engenharia e de Maturidade nível 2 (Gerenciado).
  • Perfeito. Só uma observação...
    Na versão CMMI 1.3 a área de processo Gerenciamento de Requisito deixou de integrar a categoria de Engenharia e passou a integrar a categoria de Gerencia de Progetos.

    Bons Estudos
  • Faltou dizer, então, o que é o desenvolvimento de requisitos:

    A área de processo desenvolvimento de requisitos (RD – Requirements Development) trata do levantamento, análise, coleta, desenvolvimento dos requisitos de clientes, de produto e de componentes de produto.

  • Bem, tem que ver o que a CESPE espera desse tipo de questão, pois tanto no CMMI quanto no MPS.Br os processos citados (Gerência de Requisitos) não fazem uma gerência ampla, mas sim uma gerência MACRO, não se faz nada com os requisitos nesse nível, eles apenas são coletados e registrados, não há um controle de mudança de requisitos, nem nada disso. Eu vi isso tanto no curso de MPS.Br pra certificação quanto nos cursos do Fernando Pedrosa, e ele frisa isso no CMMI N vezes. Então já que o CESPE cobra esse processo como se ele fizesse um gerenciamento micro dos requisitos, que assim seja, paciência.


    Se eu não entendi o erro da questão, além de citar software (mas que não deveria ser isso porque a própria CESPE já usou esse termo pra CMMI e validou a questão, portanto a jurisprudência cespiana não deve considerar esse "detalhe") e alguém puder me ajudar, agradeço.