SóProvas


ID
778105
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue o item a seguir, que versa acerca de noções de administração pública.

Na gestão de organizações privadas, utilizam-se estratégias de segmentação do mercado, definindo-se diferenciais de tratamento para grupos. Na gestão pública, por outro lado, não se deve, por uma questão de isonomia, discriminar grupos de pessoas. Os casos de tratamento diferenciado, nas organizações públicas, devem-se restringir aos previstos em lei.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.
     
    Perfeita a Assertiva. Enquanto que nas organizações privadas o foco é de acordo com a demanda de mercado, a Adm. Pública rege-se pelo príncipio da Isonomia, não diferenciando grupos de pessoas de outros, a não ser como afirma a questão nos casos previstos em LEI, como é o caso do atendimento pre-
    ferencial aos IDOSOS, às GESTANTES, aos PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS.....
  • É extamente o que prevê o GESPÚBLICA:

    A administração pública não pode fazer acepção de pessoas, deve tratar a todos igualmente e com qualidade. O tratamento diferenciado restringe-se apenas aos casos previstos em lei. Por outro lado, as organizações privadas utilizam estratégias de segmentação de 'mercado', estabelecendo diferenciais de tratamento para clientes preferenciais.
  • CERTO - Na iniciativa privada, a gestão é focada a determinado nixos de consumidores, como carros de luxos - nixo rico, ninguém estabelece uma revenda de veículos de luxo em local que só terá pessoas sem poder aquisitivo para comprá-los. Na gestão pública, a gestão é focada indistintamente a todos, em benefício do coletivo, tratanto todos com isonomia. Porém, a Administração Pública deverá dar tratamento difenciado para os diferente, caso dos Hipossuficientes atendidos pela Defensoria Pública. Esse tratamento diferenciado, sempre deverá estar devimente normatizado.
  • Exemplificando:

    Bancos privados segmentam os seus clientes em diferentes nichos e até criam agências exclusivas para os seus melhores clientes: Bradesco PRIME, Itaú Personnalité, BB Estilo etc.

    Já as organizações públicas devem se limitar às diferenciações determinadas pela lei, ou seja, a isonomia em sua acepção horizontal e vertical. Exemplos: Defensorias Públicas, Atendimento preferencial para idosos, gestantes e entre outros.

  • E possivel sim ter tratamento diferenciado, desde que esteja previsto em lei, como a lei de cotas raciais

  • Questão Certa!

    Só acrescentando: 

    "A segmentação de mercado consiste em identificar num mercado heterogéneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos."

    Segmentação de mercado – Wikipédia, a enciclopédia livre

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Segmentação_de_mercado

  • Questão conceito. Perfeita!

  • Para os bacharéis de em Direito errar essa questão é decorrência daquilo que vivemos repetindo:  “Dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exatamedida de suas desigualdades”.

  • CERTO

     

    Isso que eu chamo de uma questão linda !

     

    Adm. pública = Deve tratar todos de forma igual, observadas as exceções previstas em lei (princípio da isonomia).

     

    Organizações privadas = Têm segmentação de mercado, podem estar voltadas para diferentes grupos.

  • CERTO

    Um exemplo disso é o tratamento prioritário

    em repartições públicaspara os deficiêntes.

  • A COMPARAÇÃO DESSAS DUAS QUESTÕES ESCLARECE O ASSUNTO:

    Q260122 - As organizações públicas, em sua gestão, devem utilizar estratégias de segmentação do mercado iguais às adotadas pelas organizações privadas, estabelecendo diferenças específicas de tratamento para os grupos diferenciados de cidadãos. (ERRADA) 

     

    Q259366 -Na gestão de organizações privadas, utilizam-se estratégias de segmentação do mercado, definindo-se diferenciais de tratamento para grupos. Na gestão pública, por outro lado, não se deve, por uma questão de isonomia, discriminar grupos de pessoas. Os casos de tratamento diferenciado, nas organizações públicas, devem-se restringir aos previstos em lei. (CERTO) 

  • Questão perfeita ! Abordagem dos colegas tão perfeita quanto..

  • CERTO