-
ERRADO .
O MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO PÚBLICA VISA ALINHAR O ESTILO EMPREENDEDOR COM O ESTILO VOLTADO PARA PESSOAS , OU SEJA , VISA RESULTADOS E RELACIONAMENTOS .
OBS : A COLETIVIDADE É MAIS DEFENDIDA POR ESSE MODELO DO QUE O INTERESSE PÚBLICO , NÃO QUE ESTE SEJA DESPREZADO .
-
O Modelo de Excelência em Gestão Pública é a representação de um sistema gerencial constituído de quatro partes integradas, que orientam a adoção de práticas de excelência em gestão com a finalidade de levar as organizações públicas brasileiras a padrões elevados de desempenho e de excelência em gestão.
O Modelo é formado por quatro blocos: O primeiro bloco – Liderança, Estratégias e Planos e Cidadãos e Sociedade - pode ser denominado de planejamento. Por meio da liderança forte da alta administração, que focaliza as necessidades dos cidadãos destinatários da ação da organização, os serviços/produtos e os processos são planejados, conforme os recursos disponíveis, para melhor atender esse conjunto de necessidades.
O segundo bloco – Pessoas e Processos - representa a execução do planejamento. Nesse espaço, concretiza-se a ação que transforma objetivos e metas em resultados. São as pessoas, capacitadas e motivadas, que operam esses processos e fazem com que cada um deles produza os resultados esperados.
O terceiro bloco – Resultados – representa o controle, pois serve para acompanhar o atendimento à satisfação dos destinatários dos serviços e da ação do Estado, o orçamento e as finanças, a gestão das pessoas, a gestão de suprimentos e das parcerias institucionais, bem como o desempenho dos serviços/produtos e dos processos organizacionais.
O quarto bloco – Informação e Conhecimento - representa a “inteligência da organização”. Nesse bloco, são processados e avaliados os dados e os fatos da organização (internos) e aqueles provenientes do ambiente (externos), que não estão sob seu controle direto, mas, de alguma forma, podem influenciar o seu desempenho. Esse bloco dá à organização a capacidade de corrigir ou melhorar suas práticas de gestão e, conseqüentemente, seu desempenho.
-
O Modelo de Excelência de Gestão (MEG) possui os seguintes critérios de avaliação:
1) Liderança
2) Cidadão
3) Planejamento
4) Sociedade
5) Pessoas
6) Processos
7) Resultados
8) Informações
O erro da questão foi em dizer que o MEG não adota o critério resultados.
Fonte: Instrumento para Avaliação da Gestão Pública (IAGP)
-
Princípios | | Fundamentos |
ü Economicidade ü Publicidade ü Impessoalidade ü Moralidade ü Eficiência; | | ü Excelência dirigida ao cidadão ü Gestão participativa ü Gestão baseada em processos e informação ü Valorização das pessoas ü Visão de futuro ü Aprendizado organizacional ü Agilidade ü Foco em resultados ü Inovação ü Controle Social |
Fonte: http://gespublica.seplan.to.gov.br/index.php/sobre-o-gespublica
-
É só lembrarmos que a nova administração publica tem como base o controle a posteriori.
vamos que vamos...
-
Características do Modelo de Excelência em Gestão Pública
a) Pensamento Sistêmico;
b) Aprendizado Organizacional;
c) Cultura de Inovação;
d) Orientação por processos e informações;
e) Gestão participativa;
f) Critério nos resultados;
g) Visão de Futuro e Liderança;
h) Geração de valor;
i) Comprometimento com as pessoas;
j) Foco no cidadão e na sociedade;
k) Desenvolvimento de parcerias;
l) Controle e Responsabilidade Social;
-
O modelo de excelência em gestão pública não adora o critério resultados, haja vista ser o interesse público o seu foco principal. ERRADO
Questão que responde a assertiva anterior:
CESPE - 2012 - ANATEL - ANALISTA ADMINISTRATIVO
O modelo do GESPUBLICA pressupõe seis categorias básicas de indicadores de desempenho: eficiência, eficácia, efetividade, economicidade, excelência e execução. Essas categorias são divididas em duas dimensões: a de resultados e a de esforço. CERTO
-
http://www.gespublica.gov.br/folder_rngp/anexos/saiba_mais_gespublica.pdf
Visto como uma política pública fundamentada em um modelo de gestão específico, o Programa tem como principais características o fato de ser essencialmente público – orientado ao cidadão e respeitando os princípios constitucionais da impessoalidade, da legalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência –, de ser contemporâneo – alinhado ao estado-da-arte da gestão –, de estar voltado para a disposição de resultados para a sociedade – com impactos na melhoria da qualidade de vida e na geração do bem comum – e de ser federativo – com aplicação a toda a administração pública, em todos os poderes e esferas do governo.
-
Gestão pública adota justamente o critério de resultados.
-
O MEGP do gespública possui diferentes critérios, entre eles os de resultados, que possuem diversos indicadores específicos. Deste modo, a questão peca seriamente ao afirmar que o referido modelo não adota o critério resultados.
-
É só lembrar que há os esforços e os resultados e dos 6 es....pronto sempre haverá foco nos resultados e também nos procedimentos( esforços). Eficácia, eficiência e efetividade: resultado e
-
Gabarito: ERRADA.
A GESPÚBLICA adota novos conceitos de gestão, em especial a gestão participativa, com o envolvimento e a responsabilização dos membros das equipes na tomada de decisões, na escolha dos líderes e na avaliação de desempenho e dos resultados das atividades desenvolvidas. A questão está errada pois afirma que o modelo não adota o critério RESULTADOS.
Fonte: Giovanna Carranza.
-
Ano: 2011
Banca: CESPE
Órgão: TRE-ES
Prova: Analista Judiciário - Área Judiciária
O modelo do GESPÚBLICA não focaliza resultados, pois a excelência nos serviços públicos, objetivada por esse modelo, se pauta em critérios como cidadania, estratégia e responsabilidade socioambiental.
errado.
-
-
Marcelo Barros, não entendi porque a questaõ que vc mencionou está errada. A GESPÚBLICA adota realmente novos conceitos de gestão, em especial a participativa, porém a questão não fala que o critério resuldo não foi adotado. Não encontrei o erro :(
-
GABARITO: ERRADO
Odeio falar isso,mas desculpem-me: esta questão foi dada.
Bjs
-
Questão parecida
Ano: 2012 Banca: Órgão: Prova:
Uma gestão pública voltada para a excelência deve
A- Estár focada em resultados e orientada para o cidadão.