-
Compactação: expulsão de ar dos vazios do solo.
Adensamento: expulsão de água dos vazios do solo.
-
O adensamento é importante para solos argiloso devido ao tempo longo para haver a expulsao da agua.
Já para solos arenosos não há importancia do adensamento porque o seu resultado é imediato.
A interpretacao do Pedro está equivocado, tanto compactacao ,como adensamento sao expulsao de vazios ( agua + ar) , o que deve levar em conta que adensamento é relacao de compressibilidade do solo com o tempo, e compactação é a determinacao da curva de compactacao para obtencao do peso especifico maximo e umidade otima.
-
Certo
Recalque Imediato: é aquela deformação que todo corpo sofre quando submetido a ação de uma carga, sendo também chamado de recalque inicial ou elástico. Não à toa, a teoria utilizada para estimar esse recalque com maior precisão é a Teoria da Elasticidade, porém a aplicação dessa teoria limita-se aos casos em que as deformações são pequenas. Esse recalque ocorre no momento de aplicação da carga, sendo a deformação predominante nos solos arenosos.
Recalque Primário: esta parcela do recalque corresponde à deformação do solo por adensamento, que é um fenômeno comum em materiais coesivos como argilas e geralmente é o principal causador de problemas em fundações. Esses materiais, por possuírem muita água em sua constituição, têm a pressão neutra resistindo aos esforços solicitantes iniciais. Com o tempo a água vai sendo expulsa desses solos e a pressão neutra vai se reduzindo; em contrapartida, os esforços solicitantes vão sendo gradualmente suportados em maior percentual pelos próprios sólidos que formam o solo. Esse processo de transferência de carga da água para o grão sólido pode levar anos e os recalques vão ocorrendo à medida que os próprios grãos do solo vão sendo mais solicitados, recebendo aquela carga que antes era suportada pela água. Por isso, trata-se de um recalque diferido (distribuído) no tempo.
Fonte: Estratégia concursos
-
Os recalques podem se desenvolver em rupturas globais e localizadas.
Rupturas Globais quando a tensão de ruptura são bem definidos (solos resistentes: areias compactas ou argilas rijas)
Rupturas Localizadas quando a tensão de ruptura não é bem definida (solos de baixa resistência)
-
Recalque; argilas; baixa permeabilidade; tempo longo; ruptura; patologia na edificação; percolação; índice de vazios; drenos verticais