-
São aqueles devido ao deslocamento horizontal das partículas do solo das zonas mais carregadas para as menos solicitadas. Estes recalques são mais acentuados em solos não coesivos sob fundações rasas, podendo ocorrer também devido a escavações vizinhas ( em solos argilosos).
-
Esse tipo de recalque ocorre quando o material não está confinado lateralmente, espraiando para as laterais. Os principais tipos de solo sujeitos a esse escoamento são os não coesivo (ex: os solos arenosos, por possuírem pouca atração química entre os grãos. Assim, caso a força de confinamento lateral não seja suficiente para reter uma coluna e areia, os grãos rolam pelas laterais.
-
O recalque por escoamento lateral A deformação por escoamento lateral acontece com maior predominância em solos não coesivos. Trata-se da migração de solo de regiões mais solicitadas para as menos solicitadas, ou seja, o deslocamento se dá do centro para a lateral. Verificam-se de maneira mais acentuada nos solos não coesivos sob fundações superficiais.
A deformação por adensamento ocorre pela diminuição no volume aparente do maciço de solo, causada pelo fechamento dos vazios deixados pela água expulsa em função da pressão da fundação aplicada ao solo.
E segundo outros textos, ainda há o recalque de compressão secundária que é devido ao rearranjo estrutural do solo por causa das forças de cisalhamento – forças opostas sendo aplicadas em pontos diferentes provocando movimentos contrários em relação a um plano. Ocorre lentamente em solos argilosos e geralmente é desprezado no cálculo de fundação. (Fabrício and Rossignolo, 2003)
Fonte:https://sbgf.org.br/mysbgf/eventos/expanded_abstracts/VII_SimBGf/Estudo%20de%20Infiltra%C3%A7%C3%A3o%20para%20verificar%20a%20presen%C3%A7a%20de%20Recalque%20atrav%C3%A9s%20do%20GPR%20.pdf
-
3.5.1.2 Recalque por escoamento lateral
A deformação por escoamento lateral acontece com maior predominância em solos não coesivos.
Trata-se da migração de solo de regiões mais solicitadas para as menos solicitadas, ou seja, o deslocamento se dá do centro para a lateral (REBELLO, 2008). Verificam-se de maneira mais acentuada nos solos não coesivos sob fundações superficiais (CAPUTO, 2012)
Recalque por adensamento
A deformação por adensamento ocorre pela diminuição no volume aparente do maciço de solo, causada pelo fechamento dos vazios deixados pela água expulsa em função da pressão da fundação aplicada ao solo. Segundo Caputo (2012), são recalques lentos, quando se tratando de argilas, face ao baixo coeficiente de permeabilidade das mesmas. Segundo Rebello (2008), o recalque por adensamento pode ser estabilizado quando toda a água entre os grãos de solo é expulsa, não mais havendo diminuição do volume do solo. Se o recalque não afetou a estrutura, o problema passa a ser apenas vedar a trinca na alvenaria
https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/6389/1/21113271.pdf