-
Gabarito certo
Segue um modelo
Exemplo de Memorando
-
Não estaria errada a questão por dizer que o único aspecto estrutural que diferencia o memorando e o ofício ? pois o memorando nao tem vocativo e o ofício tem e no ofício tem local e data, já no memorando tem apenas data.
-
A colocação da Letícia Cândido é pertinente, pois o Memorando não tem vocativo.
Desta forma, apesar do Manual da Presidência colocar: "o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.", a falta do vocativo seria um segundo e não único aspecto estrutural que diferencia esse documento do ofício.
Sendo assim, creio que o gabarito seja contestável e a questão deveria ser considerada ERRADA devido a palavra "único".
-
Fiquei em duvida sobre esta parte, em que fala que é a unica diferença.
So lembrando que mesmo que no campo de "LOCAL E DATA" contenha somente a "DATA" sem ter "LOCAL", esse aspecto também é chamado de "LOCAL E DATA".
Bons estudos.
-
O CESPE seguiu a literalidade do Manual de Redação da Presidência da República.
"3.4.2. Forma e Estrutura
Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.
Exemplos:
Ao Sr. Chefe do Departamento de Administração
Ao Sr. Subchefe para Assuntos Jurídicos"
Complementando o comentário do Frederico sobre LOCAL E DATA:
Apenas em Redação Oficial Interna (como é o caso do Memorando) poderá ser substituido o Local e a vírgula por Em.
Ex: "Brasília, 8 de outubro de 2012" por: "Em 8 de outubro de 2012".
-
Eu também acho que essa questão está errada. Não se pode considerar que só apresenta essa diferença. Como o Leandro citou, a Redação Oficial diz que possui essa diferença (porém não afirma que apresenta APENAS esta).
e outra... além dos comentários acima, ainda tem outro tópico que diferencia as duas: o ofício tem cabeçalho e o memorando não tem. Assim, já podemos ver várias diferenças (fora a tratada na questão):
1) ofício tem cabeçalho, memorando não tem
2) ofício tem nome e data obrigatórios, memorando dispensa local
3) ofício tem vocativo, momorando não tem
alguém sabe se já saiu o gaba definitivo??
-
De acordo com o gabatito definitivo a cespe manteve o gabarito como certo
questao numero 13 -C
-
Mais uma para o acervo das "pérolas" do Cespe/UnB.
-
Gente, acontece o seguinte, se vocês observarem, o PADRÃO ofício não tem vocativo nem cabeçalho.
Quem discorda pode ler o manual da presidencia, que diz no item 3.3.2 que aviso e ofício são documentos que seguem o padrão ofício com o ACRÉSCIMO do vocativo, e logo depois cita também o acréscimo do cabeçalho somente no documento ofício.
Pra quem ainda não acredita, leia o item 3.1, que cita as PARTES do PADRÃO OFÍCIO. Você vai constatar que realmente não aparece vocativo e cabeçalho em nenhum lugar.
Agora leia o item 3.4.2, e você vai ver que o manual diz expressamente que o memorando segue o PADRÃO OFÍCIO, COM A DIFERENÇA DE QUE SEU DESTINATÁRIO DEVE SER MENCIONADO APENAS PELO CARGO QUE OCUPA.
Então, devemos entender que quando o cespe diz OFÍCIO no final da questão ele quis dizer o PADRÃO OFÍCIO. Essa é a única forma pela qual o item ficaria correto.
Eu particularmente acho que a questão estaria errada, justamente por mencionar ofício onde deveria estar escrito padrão ofício, mas quem quer ser aprovado não deve brigar com a banca, deve abraçá-la.
Então por isso, questão CERTA
-
Pessoal, conforme consta no Manual da Presidência da República o memorando deve seguir o Padrão Ofício. Em virtude disso, e pelo fato de o memorando ser uma correpondência Interna, os elementos Cabeçalho e Rodapé, Vocativo, Endereço do Destinatário e o Local do campo "Local e Data" são dispensáveis, isto é, opcionais.
-
3. O Padrão Ofício
Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o avisoe o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício. As peculiaridades de cada um serão tratadas adiante; por ora busquemos as suas semelhanças.
(...)
d) destinatário: o nome e o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação. No caso do ofício deve ser incluído também o endereço.
Fonte: Manual de Redação da Presidência da Republica
Considerações minhas: Marquei a questão como errada, porque pelo o que está no manual (conforme acima) uma das diferenças pe que no oficio consta o endereço no destinatário.
-
A questão está errada. Deveria ter sido anulada. Uma segunda diferença estrutural do memorando para o ofício é que o memorando não tem vocativo como o ofício.
-
A questão colocada pelo Guilherme é extremamente pertinente...
Mas definitivamente o CESPE muitas vezes gosta de 'brincar' com os candidatos...
-
Nesse tipo de absurdo,se o canditado ficar por uma questao para a aprovaçao,deve-se entrar com o mandato de segurança.
-
A questão está errada. Não existe apenas uma diferença entre a estrutura do memorando para o ofício. Além do referido na questão, há o fato de que é dispensável a indicação de endereçamento do destinatário no cabeçalho ou no rodapé da página em um memorando. Isso não acontece, porém, nos documentos ofício.
Realizando outras questões sobre o assunto, encontrei uma que pode ajudar a esclarecer o que foi dito:
Questão Cespe : No que se refere à redação de um memorando, que se caracteriza como comunicação interna, dispensa-se, ao contrário do ofício, a indicação de endereçamento do destinatário no cabeçalho ou no rodapé da página. A QUESTÃO ESTÁ CORRETA .
-
Comungo do pensamento do colega Renan de Souza, mas fiquei furioso com a questão.
- A hora pra errar é agora. O lugar é aqui.
-
QUESTÃO CORRETA.
Complementando o comentário do colega guilherme. Ele diz:
"Então, devemos entender que quando o cespe diz OFÍCIO no final da questão ele quis dizer o PADRÃO OFÍCIO. Essa é a única forma pela qual o item ficaria correto. Eu particularmente acho que a questão estaria errada, justamente por mencionar ofício onde deveria estar escrito padrão ofício...".
Meu ponto de vista: mesmo sendo mencionado "OFÍCIO", no final da questão, entendo que está correta, afinal de contas, ofício faz parte do Padrão Ofício. Ou seja, foi informado que o memorando tem a estrutura do Padrão Ofício de forma implícita.
P.S--> errei essa questão, mas depois de analisá-la e refazê-la, depois de alguns dias, ficou bem tranquilo sua resolução.
-
Tenho vontade de bater na cara dos examinadores do Cespe.
-
Eita cespiano, faz me rir PQP.
ÚNICO ASPECTO???
-
São esses tipos de questões que dá vontade de entrar para o funcionalismo público com uma mancha na ficha! heheh =/
Não é o único aspecto nem a pau!
-
pessoal o item diz do ponto de vista ESTRUTURAL e não referente a FINALIDADE, logo ambos seguem o PADRÃO OFÍCIO e a ÚNICA diferença é essa......rsrrs ( pessoal estou sendo irônico para não mandar o examinador Pra casa do C#%#%$&$%&¨rsrsrs...e o endereço FDM que no memorando tb não precisa ??? ).....marquei Errado e errei..
-
o vocativo no ofício é obrigatório, mas no memorando não é.
-
Outra forma que diferencia é que, no memorando, não precisa colocar endereço do destinatário, por isso marquei errado.
-
Essa questão está completamente absurda, pois memorando não tem endereço em sua estrutura o que difere do ofício neste aspecto. Essa banca é muito inteligente, mas Às vezes comete essas burradas. Questão lixo.
-
O Local no memorando pode ser omitido.
O CESPE desanima qualquer um que se dedique de verdade, pois sabemos que, ás vezes, alguém que estudou bem menos, pode nos roubar a vaga pelo simples fato de chutar uma questão como essa.
-
comeram o padrão kkkkkkkkkkkkkk;só isso deixa certa esta questão
-
"No memorando, o destinatário é identificado apenas pelo cargo que ocupa — único aspecto estrutural que diferencia esse documento do ofício."
CESPISSE...o bom é que ninguém gabarita a prova da CESPE (exatamente por causa de questões como essa), o que nos deixa errar esse tipo de questão.
- Apenas no OFÍCIO é obrigatório ter no cabeçalho ou rodapé o nome do setor ou órgão do remetente, seu endereço postal, telefone e endereço de correio eletrônico. NO MEMORANDO NÃO
Para mim, isso é um aspecto estrutural, o que invalida a questão.
Veja um exemplo de uma mensagem minha ao examinador:
OFÍCIO
Setor que tem razão
rua tenho razão, nº 10
9999-9999 - tenhorazão@oexaminadornão.com.br
Ofício nº 293123/TR
Ao Senhor
Examinador xxx
Mundo imaginário do Examinador
12231332- Brasília - DF
Assunto: Não concordo
Senhor examinador, não concordo com o gabarito, vsf.
Atenciosamente,
(ASS)
Eu tenho Razão
Ministro da razão
-
-
Concordo com os que dizem que a questão está incorreta.
É bem diferente
"... que diferencia esse documento do ofício."
de
"... que diferencia esse documento do padrão ofício."
-
Acho que o que torna a questão certa é único aspecto ESTRUTURAL que o diferencia.
-
É o que diz o manual..
3.4.2. Forma e Estrutura
Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.
porém sabemos que existem outras diferenças como mensionados a culpa é de quem redige as Leis, dão opção para banca por o gabarito que quiser pois os dois têm justificativa.
-
kkkkk Choro de rir com alguns comentários. Assim caminha a madrugada.... KKKK
-
absurdo....
-
Único? ahh que bom, então vou começar a colocar endereço do destinatário nos memorandos também... incrível como um questão cara de pau dessa não teve gabarito anulado.
-
CERTO
Pessoal, o erro de vocês foi não ler o "texto associado". Vejam o que diz o comando da questão:
"Julgue os itens seguintes, relativos ao formato e à linguagem de correspondências oficiais, de acordo com as normas do Manual de Redação da Presidência da República."
O que dispõe o MRPR sobre o memorando?
3.4.2. Forma e Estrutura
Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário
deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.
As disposições sobre a forma e estrutura do memorando se encerram aí. Portanto, a questão está correta, pois essa é a única diferença, segundo o MRPR. Aos que disseram que esse dispositivo não encerra a discussão daqui por não incluir a palavra "apenas", cuidado! Se o MRPR disse "com a diferença", podemos inferir que se trataria da única. A partir do momento em que o redator optou por usar o artigo definido, ele subentende, sim, que seria a única diferença
-
Apesar de estar no Manuel é meio contraditório, uma vez que memorando não possui vocativo e nem endereço.