-
Além do servidor de banco de dados, há o servidor de aplicação que hospeda o sistema que funciona na internet.
-
questão ridicula. totalmente mal elaborada. ele não está falando somente destes dois componentes. se vc ver na íntegra, vai colocar muitos outros componentes que podem ser opcionais ou não. se vc abstrair isso a questão não deixa de esta certa!
-
A estrutura comum de arquiteturas cliente-servidor é em 3 níveis: aplicação (cliente), processamento (servidor de aplicação) e dados (servidor de banco de dados). A questão, entretanto, fala de componentes físicos. A máquina do usuário é um componente e a máquina do servidor (com a aplicação e o BD) é outro componente.
Acredito que o erro seja dizer que a arquitetura é composta (ou seja, é apenas) de dois componentes físicos, esquecendo de botar outro componente muito importante que é a rede (para a comunicação entre eles).
-
Realmente a questao ta mal elaborada. Uns comentarios do q expos o colega Yuri:
1) A estrutura comum de arquiteturas cliente-servidor é em 3 níveis
Tambem pode ser em 2 níveis: a aplicação (cliente), e dados (servidor de banco de dados).
2) A questão, entretanto, fala de componentes físicos. A máquina do usuário é um componente e a máquina do servidor (com a aplicação e o BD) é outro componente.
A questao fala em estrutura comum da internet. Quase todas as aplicaçoes q usam banco de dados e q funcionam na internet possuem 3 camadas, funcionando da seguinte forma: o cliente na camada externa(view) solicita dados por meio de um formulario(uma pagina web) e envia a requisiçao a um computador "intermediario", o servidor de aplicaçao, q eh responsavel por buscar esses dados no servidor de BD, e repassar ao cliente.
3) Acredito que o erro seja dizer que a arquitetura é composta (ou seja, é apenas) de dois componentes físicos, esquecendo de botar outro componente muito importante que é a rede (para a comunicação entre eles).
nao concordo q o erro seja na ausencia do termo "rede", mas na ausencia do servidor de aplicaçao q faz parte da maioria dos banco de dados q funcionam na internet.
se o elemento rede fizesse parte da arquitetura de um banco de dados q funciona na internet, tbm faria parte de um sistema q não funciona nela, visto q, mesmo numa rede local, o elemento "rede" está presente na comunicaçoa entre o cliente e o serv idor.
-
Pessoal,
se a questão fosse dada como correta, seria mal elaborada. Mas foi dada como errada!
Ele diz que a arquitetura cliente servidor envolve cliente e banco de dados. Mas na realidade a resposta é: pode até ser, mas não necessariamente, o que torna a questão errada.
Eu posso ter uma arquitetura cliente/servidor e nem ter servidor de banco de dados. Vocês estão pensando exclusivamente em sistemas web? E se eu tiver, por exemplo, um sistema em PHP que armazena os dados em arquivos txt? Isso é totalmente possível e não há banco de dados nesse caso.
-
Talvez uma explicação sobre o erro da questão seja bem mais sutil do que imaginávamos. É o seguinte: *Arquitetura cliente-servidor genérica-> define-se um servidor (ou mais) e conecta-os a máquinas clientes. *Arquitetura cliente-servidor de duas camadas para SGDB-> as interfaces com o usuário e os programas de aplicação podem ser executadas no lado do cliente. Quando o acesso ao SGDB é necessário, o programa estabelece uma conexão com o programa do lado do servidor e a comunicação entre os dois acontece. * Arquitetura cliente-servidor de três camadas para aplicações Web -> possui uma camada intermediária entre o cliente e o servidor de banco de dados, chamada de servidor de aplicações ou servidor Web. Fonte: Sistema de Banco de Dados (Elmasri e Navathe).**Conclusão: Os sistemas que funcionam na Internet utilizam a arquitetura cliente-servidor (CORRETO), que é composta de dois componentes físicos: a estação de trabalho do usuário e a do servidor de banco de dados (ERRADO - em geral há um terceiro componente físico, o servidor de aplicação).
-
Tiago, Pertinente sua colocação. Porém, logicamente falando, a questão deveria tratar a assertiva como correta. Veja, se eu conseguir provar que em um cenário, a arquitetura cliente-servidor suporta que possa funcionar com apenas duas camadas (cliente e banco de dados), estarei dizendo que a assertiva é verdadeira. Pois ela não disse que APENAS tem dois servidores.
A questão crítica aí é o que RWerneck levantou. Realmente, se em uma literatura ele considera que para ambientes web, uma terceira camada é sugerida, a assertiva passa a ser MAIS ERRADA que correta.
Essa questão foi absolutamente espinhosa e maldosa.
-
Temos também a camada intermediária : Servidor de aplicação ou Servidor Web.
Fonte: Navathe 6 e.d , pag 32 , item 2.5.4.
-
Fui induzida ao erro hahahahaha. No entanto vale ressaltar que um host pode ser tanto cliente como servidor neste caso precisaríamos apenas de um componente físico.
-
Os sistemas que funcionam na Internet utilizam a arquitetura cliente-servidor, que é composta de dois componentes físicos: a estação de trabalho do usuário e a do servidor de banco de dados.
1 componente físico - computador cliente / intermediário Camada de aplicação / camada banco de dados