SóProvas


ID
779245
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os seguintes itens, acerca de redes de computadores,
comunicação de dados, meios físicos de comunicação e elementos
de rede.

Entre as vantagens que o meio de transmissão de dados por fibra ótica apresenta, distinguem-se a necessidade de repetidores somente a cada 50 km de distância e a característica de só serem afetados por quedas no fornecimento de energia, mas não por picos de voltagem.

Alternativas
Comentários
  • errado-Na atenuação, repetidores são usados para distâncias de 70-150 km.
  • A fibra também tem a vantagem de não ser afetada por picos de voltagem, interferência magnética ou quedas no fornecimento de energia. Ela também está imune à ação corrosiva de alguns elementos químicos que pairam no ar e, conseqüentemente, adapta-se muito bem a regiões industriais. 
    http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fibra-optica/fibra-optica-sintese.php
     
  • Cuidado com as distâncias das fibras óticas. Elas dependem diretamente do TIPO de fibra ótica (multi-modo e unimodo) e a velocidade de transmissão da rede onde serão aplicadas. Para ter idéia , uma fibra unimodo pode ter uma distância de 100km se aplicada em em rede de até 1Gbps e de 80km se for aplicada em um rede de 10Gbps, já uma fibra multimodo, se aplicada a uma rede de 1gbs suporta no máximo 550 metros, se a rede for de 10 Gbps a distância cai para 300 metros.
  • Quando são utilizadas fibras multimodo do tipo 1000baseSX é possível alcançar a distância de 550 m, sem a necessidade de repedidores. Se forem empregadas fibras monomodo do tipo 1000baseLX será possível alcançar até 20km sem a necessidade de repetidores
  • Acho que o erro da questão está em falar que a fibra ótica é afetada por quedas de energia, segundo tanembaum, em seu livro Redes de Computadores, pag:88, ele faz uma comparação entre fibra ótica e fios de cobre, onde ele diz o seguinte:

    "Devido à baixa atenuação, os repetidores só são necessários a cada 50 quilômetros de distância em linhas longas, comparada à distância de 5 km no caso do cobre, uma economia de cust o significativa. A fibra também tem a vantagem de não ser afetada por picos de voltagem, interferência eletromagnética ou quedas no fornecimento de energia. Ela também está imune à ação corrosiva de alguns elementos químicos que pairam no ar e,
    conseqüentemente, adapta-se muito bem a ambientes industriais desfavoráveis."


    Bons estudos a todos e não desistam, falta pouco para seu sonho ser realizado !

    Confie em Deus que o melhor ele está guardando para você !!

    Abç

    Marcelo
  • Baseado em outra questão da CESPE (http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/62e5ba63-f5), eu acredito que o erro está no valor de 50 Km. Apesar de o Tanenbaum considerar 50 Km, o CESPE considera 25. Só reforçando: eu acredito que o erro está na distância de 50 somente por causa desta outra questão: http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/62e5ba63-f5.

  • E. Tirada com certeza do Tanembaum. A distância é exatamente o que o livro afirma. O erros está ao dizer que o MEIO precisa de energia elétrica, de acordo com Tanenbaum, o MEIO não precisa.

  • O padrao 10gbase  ZR chega até 80 km

  • Minha dúvida é se fibra óptica, afinal, precisa ou não de energia elétrica? Se há queda de energia elétrica, como o feixe seria gerado? Se não há como gerar o feixe no emissor por falta de energia, então ela é dependente, não?

  • Erro questão: afirmar que a fibra óptica sobre com picos de energia. "A fibra também tem a vantagem de não ser afetada por picos de voltagem, interferência eletromagnética ou quedas no fornecimento de energia. Ela também esta imune a ação corrosiva de alguns elementos químicos" Fonte:https://sites.google.com/site/aplicacaogrupo6/trabalho-fibra-optica A condutividade elétrica nula, pois o vidro possui elevadíssima resistência elétrica, portanto, não necessita ser aterrada nem protegida contra descargas elétricas, como é o caso dos cabos metálicos utilizados para comunicação" Fontehttp://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialrotrans1/pagina_4.asp
  • Fibra óptica não é afetada por queda no fornecimento de energia