Peer-to-Peer (P2P)
– consiste em uma rede de peers autônomos fracamente acoplados.
– cada peer atua como um cliente e como um servidor.
– peers se comunicam utilizando protocolo de rede (ex.: napster, gnutella, emule, PPLive)
– descentraliza tanto a informação quanto o controle, fazendo com que a descoberta de recursos seja um aspecto importante.
– na descoberta de recursos em sistemas P2P puro:
• a solicitação é lançada na rede como um todo;
• a requisição se propaga até que a informação seja descoberta;
• se a informação é encontrada o peer obtém o endereço direto do outro peer e contacta diretamente.
– na descoberta de recursos em sistemas P2P híbrido:
• processo é otimizado por a presença de peers especiais, especializados na localização de outros peers ou disponibilização de diretórios que localizam as informações.
Ex.: napster (utiliza um servidor central para indexação das músicas e localização de outros peers).
Gabarito Certo
Peer-to-peer (do inglês par-a-par ou simplesmente ponto-a-ponto, com sigla P2P) é uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central. As redes P2P podem ser configuradas em casa, em Empresas e ainda na Internet. Todos os pontos da rede devem usar programas compatíveis para ligar-se um ao outro. Uma rede peer-to-peer pode ser usada para compartilhar músicas, vídeos, imagens, dados, enfim qualquer coisa com formato digital. Um exemplo de transmissão de dados via peer-to-peer são os Torrents.
Os Peers são os participantes da rede igualmente privilegiados na aplicação. Essa aplicação tem suas tarefas ou cargas dividas em pares. Cada computador da rede é um nó (ponto de interconexão da rede) e fica responsável por uma parcela dos recursos da rede, tais como armazenamento, poder de processamento e largura de banda. Os recursos são divididos diretamente entre cada participante da rede sem a necessidade de uma coordenação central de um servidor ou hosts. Nesse modelo de rede, cada par de computadores são fornecedores e consumidores de recurso, diferentemente do modelo cliente-servidor, onde o servidor alimenta toda a rede e os clientes somente consomem. Os novos sistemas P2P estão indo além do compartilhamento entre pares, estão buscando pares diferentes que podem trazer recursos, capacitando os pares individuais para realizarem tarefas maiores, mas que são de benefícios de todos os pares.
Esse tipo de arquitetura de rede é muito conhecida pelo compartilhamento de ficheiros. No entanto as redes P2P são utilizadas para outras áreas, tais como, armazenamento distribuídos em meios acadêmico e científico e telecomunicações, por exemplo.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !