SóProvas


ID
77971
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As políticas sociais públicas fazem parte das respostas que o Estado oferece às expressões da questão social. Nesse sentido, o Estado é concebido como

Alternativas
Comentários
  • Acho que a resposta correta é a letra D.
    Se caso for realmente a letra E, não consegui entender!
  • Com certeza a letra E esta errada e também não seria a letra D, uma vez que o Estado não tem como função exclusiva a regulação das relaçoes econômicas... onde fica as relaçoes sociais. 
  • Resposta correta: Letra E. 

    O Estado é composto pela contradição de classes divergentes, desta maneira, tanto viabiliza a acumulação capitalista, como responde as pressões da classe trabalhadora/subalterna e a reproduz no sentido de manter/conservar a ordem capitalista.

    :) 
  • O que faz com que a resposta correta NÃO seja a letra D, e sim a E, são as palavrinhas "EXCLUSIVAMENTE" e "CONTEMPORÂNEO" Fernanda Costa.

  • " (...) Dessa forma, nos aproximamos do que Gramsci denominava de Estado ampliado, como espaço contraditório de interesses de classe. Apesar de representar hegemonicamente os interesses da classe dominante, o Estado incorpora, também, demandas das classes populares."

     

    GAB. E

  • ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS

    Maria Carmelita Yazbek

    O papel do Estado só pode ser objeto de análise se referido a uma sociedade concreta e à dinâmica contraditória das relações entre as classes sociais nessa sociedade.

    É nesse sentido que o Estado é concebido como uma relação de forças, como uma arena de conflitos. Relação assimétrica e desigual que interfere tanto na viabilização da acumulação, como na reprodução social das classes subalternas.

    Na sociedade capitalista o Estado é perpassado pelas contradições do sistema e assim sendo, objetivado em instituições, com suas políticas, programas e projetos, apóia e organiza a reprodução das relações sociais, assumindo o papel de regulador e fiador dessas relações.

    A forma de organização desse Estado e suas características terão pois, um papel determinante na emergência e expansão da provisão estatal face aos interesses dos membros de uma sociedade.